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Informação "Na iminência de ser burlado"? Atenção a isto ao transferir dinheiro

Lordelo

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Se o ecrã do seu computador congelar uns segundos quando estiver a realizar uma transferência bancária, isto pode significar que está na iminência de ser burlado, alertou, na quinta-feira, a DECO PROteste. Por isso, o conselho é que confirme sempre os dados do IBAN.






"Quando faz uma transferência bancária e recebe uma mensagem de confirmação no seu telemóvel, costuma verificar o IBAN de destino da transação? Se a sua resposta é não, deverá passar a fazê-lo, sob pena de ser alvo de burla", avisa a organização de defesa do consumidor.


Até porque o Banco de Portugal (BdP) já alertou que está em curso uma fraude que passa por alterar os dados da conta de destino da transferência sem que o utilizador se aperceba.


Ao que indica a DECO PROteste, "esta burla é sempre iniciada através da instalação de um malware no dispositivo da vítima, seja um computador, um telemóvel, etc..Trata-se de um programa – do tipo "IBAN clipper" (que deteta sempre que é dada ordem de copiar e colar) – que pode ser instalado, pelo que a DECO PROteste apurou, em computadores com o sistema operativo Windows, cujo objetivo é levar a cabo um ataque informático para desviar fundos".


"A pessoa alvo de burla inadvertidamente instala no seu dispositivo o software malicioso (por exemplo, por ter clicado num link que lhe pareceu vir de uma fonte verosímil). A partir daí, sempre que usar a ação copiar e colar (ou copy/paste), e se o fizer para um IBAN, tal é detetado pelo malware, que, nessa altura, substitui o IBAN legítimo pelo do atacante", pode ler-se.


Como prevenir (em seis passos)


  1. Aceda sempre ao site do banco digitando o endereço eletrónico (e nunca através de motores de busca). Verifique se o endereço começa por 'https://' e se aparece um cadeado;
  2. Nunca clique em links que desconhece ou vindos de remetentes que não sejam fidedignos. Esteja atento a mensagens não solicitadas, mesmo que lhe pareça terem sido enviadas por conhecidos.
  3. Para manter o seu computador seguro, altere com frequência as palavras-passe dos seus serviços, ou recorra a um programa de gestão de passwords, e mantenha o antivírus atualizado.
  4. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso ou códigos de autorização enviados pelo banco para o telemóvel.
  5. Quando estiver a realizar uma operação bancária, leia sempre atentamente as informações apresentadas na página. Antes de confirmar a transferência bancária, verifique as informações, prestando particular atenção ao número do IBAN de destino. Repita o processo no telemóvel, quando receber a mensagem de SMS.
  6. Em caso de dúvida ou se suspeitar de que está a ser vítima de ataque, por exemplo, se o ecrã ficar estático durante a transação, suspenda a operação de imediato e contacte o seu banco.
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