Portal Chamar Táxi

Nebulosa fotografada pelo ESO é lar de estrelas gigantes

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou nesta quinta-feira em seu site a imagem de uma das maiores e mais brilhantes nebulosas, situada a 7,5 mil anos-luz da Terra. Conhecida como Carina, a nuvem de gás e poeira é constituída por poderosas estrelas massivas que convivem em cerca de 100 anos-luz de diâmetro.

Segundo o ESO, Carina é quatro vezes maior que a famosa nebulosa de Orion - que tem 25 anos-luz de diâmetro -, além do brilho muito mais intenso. A nebulosa abriga mais de uma dúzia de estrelas gigantes que podem ter entre 50 e 100 vezes a massa do Sol. Os pesquisadores estimam que estes grandes corpos celestes tenham uma vida curta, de apenas alguns milhões de anos, enquanto o Sol tem uma previsão de dez biliões de anos.

O brilho intenso da nebulosa é o resultado da interacção entre o hidrogénio e os raios ultravioleta, identificada pela coloração vermelha e púrpura na foto. Na região mais escura, corredores de poeira e gás super-aquecidos circundam os aglomerados de estrelas.

A nebulosa é o lar de Eta Carinae, uma das estrelas mais massivas e luminosas já encontradas na Via Láctea. A gigante tem 100 vezes a massa do Sol e é quatro milhões de vezes mais brilhante.

De acordo com o ESO, apesar de ser altamente instável e propensa à violentas explosões, Eta Carinae sobreviveu até agora. Porém, os cientistas acreditam que ela deva explodir em breve, se transformando em uma potente super-nova.

Nebulosas
As nebulosas são espécies de nuvens de gás, poeira e plasma geradas pelos resquícios da morte de uma estrela. Possuem uma intensa formação de estrelas e desaparecem gradualmente ao longos de dezenas de milhares de anos.


.


Nebulosa Carina
 
Topo