• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importante Neurocientista garante: Risco de Alzheimer é menor para quem come isto

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_6239e25bb44df.jpg


O neurocientista Robert Love referiu, através de um vídeo partilhado no TikTok, que a saúde oral está ligada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. A boa notícia é que, para ajudar a evitar a proliferação da porphyromonas gingivalis, o médico recomenda o consumo de beterraba.






"Quando a nossa boca não está saudável, isso pode aumentar a incidência de uma bactéria chamada P. gingivalis. Essa bactéria é frequentemente encontrada no cérebro de doentes com Alzheimer. Portanto, a sua saúde oral afeta a saúde do cérebro", disse.


Na verdade, "esta bactéria aumenta a inflamação na boca, causando aquilo que conhecemos como gengivite. Essa condição pode aumentar os riscos de inflamação no cérebro ou neuroinflamação", explicou.





Recorde-se que o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro, e que é a forma mais comum de demência. Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer (a forma mais comum de demência), podem ser prevenidas ou atrasadas.


A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.

IN:NM
 
Topo