• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Noruega ultrapassa Portugal e é líder nos carros elétricos

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

Após o abrandamento do projeto de mobilidade elétrica em Portugal, em que foram vendidos 65 carros elétricos no ano passado, a Noruega passou a ser o país líder neste novo tipo de tecnologia graças a uma política de incentivos.

A Noruega, também conhecida por ser um dos grandes exportadores de petróleo do mundo, lançou um programa de mobilidade com emissões zero em outubro de 2011, tornando-se rapidamente o país com mais carros elétricos per capita do mundo, uma das razões por que a Nissan escolheu a capital Oslo para apresentar a segunda geração do seu carro elétrico, o Leaf.

Em Portugal, o programa Mobi.e, atualmente em revisão, praticamente estagnou após o programa de assistência da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia, Banco Central Europeu) e, embora toda a rede esteja a funcionar, os planos de desenvolvimento estão agora a ser repensados.

O fim dos incentivos à compra do carro elétrico e os preços praticados pelas marcas para a venda dos veículos, bem como uma crise profunda das vendas de automóveis nos últimos anos não ajudou ao sucesso da mobilidade elétrica em Portugal.

Enquanto isso, na Noruega, o Governo isentou os carros de IVA e de taxas rodoviárias, sendo que este tipo de veículo não paga portagens nas auto-estradas, túneis e 'ferries' e podem ainda utilizar as faixas 'bus' para se deslocarem.


dn
 
Topo