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Noticias do mundo automóvel

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Novo BMW Série 3 ao detalhe

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Três anos depois, chegou a vez do Série 3 ser alvo de um ligeiro «upgrade», com vista a reforçar as suas credenciais e fazer frente às novas gerações do Audi A4 e Mercedes Classe C.

Com este objectivo, a marca Alemã decidiu dar um novo fôlego ao Série 3, com a introdução de alterações muito subtis, como é habitual no construtor, com especial destaque para a estética, com a adopção de pára-choques redesenhados, assim como um novo capot, agora com uns «vincos» sugeridos pelo símbolo da marca de Munique. A grelha e o desenho das ópticas, quer frontais como traseiras, assumem igualmente formas mais dinâmicas.

Ao nível do habitáculo, as alterações são, à semelhança do exterior, muito discretas, incidindo, essencialmente, no novo monitor de alta resolução e um sistema iDrive simplificado. Para além disso, o apoio de braços na porta foi redesenhado beneficiando o acesso aos comandos dos vidros e a inclusão, como opcional, de um disco rígido de 80 Gb.

Sem novidades de relevo a nível mecânico, apenas o motor diesel de 3 litros da versão 330d recebeu 14 cavalos extra, passando a debitar 245 cavalos às 4000 enquanto que o binário cresceu para os 520 Nm, disponíveis entre as 1750 rpm e as 3000 rpm. No sentido inverso, as emissões passaram dos 160 g/km para os 152 g/km. Com este motor, o 330d acelera dos 0 aos 100 km/h em 6.1 segundos (6,2 segundos da carrinha). Além disto, a caixa automática de seis velocidades passa a estar disponível na versão 318d, quer na berlina como na carrinha e, a nova caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem, estreada no novo M3, será proposta no 335i, mas vai chegar em breve a outras motorizações, como o 320d. Por falar em 320d, esta versão recebe o sistema de tracção integral xDrive, antes indisponível com motores de quatro cilindros.

Além do 330d, a oferta diesel inclui o 335d de 286 cavalos, o 320d com 177 cavalos, o 318d, de 143 cavalos e o 325d com 197 cavalos, ficando de fora o 323d, o motor 2.0 biturbo com 204 cavalos, presente no Série1. A gasolina, o Série 3 apresenta-se, por ordem decrescente, com o 335i (306 cavalos), 330i (272 cavalos), 325i (218 cavalos), 320i (170 cavalos) e o 318i com 143 cavalos.

A sua chegada ao mercado nacional está agendada para o próximo mês de Outubro.

fonte. autoportal

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Volkswagen revela Touareg North Sail concept

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A Volkswagen prepara-se para apresentar no «Travemünder Woche», evento exclusivamente dedicado à vela, a decorrer esta semana na Alemanha, o Touareg North Sails concept. Este estudo, é apresentado poucos meses depois do Audi Q7 Coastline Concept, mas ao contrário deste, o projecto da Volkswagen foi desenvolvido em parceria com o conhecido fabricante norte-americano de velas North Sails.

A sua inspiração marítima é desde logo evidente na cor branca adoptada para a carroçaria, enquanto que as jantes de 19 polegadas, os pára-choques com faróis de nevoeiro integrados e diversos elementos em azul-marinho como os piscas, em substituição do tradicional laranja, são as alterações mais visíveis no exterior.

Seguindo a mesma tónica, o interior conta com um piso em madeira, o tejadilho é revestido em Alcântara, os tapetes são em veludo e não faltam os logótipos em alumínio alusivos a esta versão. Para além disto, está também incluída uma bicicleta, projectada para se acomodar de forma perfeita na bagageira deste Touareg de «alto mar».

fonte. autoportal

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Honda apresenta Civic Type S «Fireblade Replica»

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A Honda apresentou a mais recente edição especial do Civic. Chama-se Civic Type S "Fireblade Replica" e como o próprio nome indica, trata-se de uma série especial inspirada na aclamada moto desportiva da divisão de duas rodas da marca Japonesa.

Concebida com o objectivo de prestar homenagem à Honda CBR 1000RR Fireblade, esta edição especial caracteriza-se pela adopção de um kit estético específico, composto por saias laterais, spoiler dianteiro, puxadores das portas e espelhos em cor grafite, jantes de liga leve de 18 polegadas numa mistura de cores preto/grafite. No interior, o destaque vai para o logótipo Fireblade nos bancos. Será proposto em três cores: preto, vermelho e branco mas apenas uma motorização estará disponível.

Apesar da inspiração das duas rodas, a Honda elegeu o motor diesel i-CTDi de 2,2 litros com 140 cavalos e transmissão manual de seis velocidades para equipar este modelo. No mercado Italiano estará disponível por 25.190 euros.

fonte. autoportal

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Descubra o resultado de um crash-test entre o Audi Q7 e Fiat 500

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A ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club) decidiu colocar frente a frente o imponente Audi Q7 e o pequeno Fiat 500, para a realização de um crash-test inédito, com vista a comparar a segurança entre dois veículos colocados nos extremos opostos da indústria automóvel.

A simulação do embate, realizado a uma velocidade de 56 km/h, demonstrou que o veículo de maiores dimensões resistiu melhor, beneficiando os seus passageiros, que pouco sofreram. Por seu turno, o pequeno 500 revelou que os automóveis compactos têm dado enormes passos no campo da segurança, que como se pode ver no vídeo, mas mesmo assim não conseguiu suster a imponência do seu «adversário», sendo que o condutor é o ocupante que sofre mais com o embate.

Mesmo assim, a organização Alemã, afirma que a diferença de tamanho foi decisiva para os resultados tão extremos, concluindo que o mau desempenho da Fiat ficou a dever-se à grande massa do Q7 e à sua estrutura frontal fixa que não permite espalhar o impacto da energia do embate. Os resultados demonstram por isso que os consumidores não devem comparar as avaliações de segurança entre as diferentes classes. O Fiat 500, por exemplo, obteve uma classificação de cinco estrelas nos testes do EuroNCAP, enquanto o Q7 ficou-se pelas quatro estrelas.

No vídeo, podemos ver o embate de diversos pontos de vista enquanto que um esquema gráfico do acidente (na galeria de fotos) mostra o nível de risco dos ocupantes. A verde, risco muito reduzido e a vermelho risco muito alto.

fonte. autoportal



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Volvo prepara C30 R

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A Volvo está a desenvolver um protótipo do C30 T5, que graças a profundas alterações no bloco de cinco cilindros, será capaz de oferecer 350 cavalos de potência e adoptar o desaparecido logótipo «R».

Além disso, este C30 R estará munido de um sistema de tracção às quatro rodas, de modo a conseguir passar para a estrada toda a potência do mesmo motor que em breve veremos no novo Ford Focus RS.

Apesar satisfazer as expectativas dos adeptos das antigas versões T5 e R da marca Sueca, este modelo não vai passar de um mero estudo. Recorde-se que, como consequência da pouca expressão das últimas versões R, a marca Sueca anunciou o cancelamento dos desenvolvimentos de novas versões desportivas, propondo apenas kits estéticos R-Design para toda a gama.

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Renault-Nissan com nova parceria para veículos zero-emissões

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A Aliança Renault-Nissan anunciou que a Nissan e o Estado norte-americano do Tennessee formaram uma parceria para a comercialização de veículos de «emissões zero», incluindo veículos eléctricos, no Middle Tennessee.

A Nissan, no âmbito do seu plano de negócios de cinco anos, o «GT 2012», prevê introduzir veículos de emissões zero (Zero Emission Vehicles) nos Estados Unidos em 2010 e, dois anos mais tarde, iniciará a comercialização em massa a nível global de veículos eléctricos.

Carlos Ghosn anunciou o acordo com o Estado do Tennessee durante a inauguração do Nissan Americas, um edifício recém-construído em Franklin que é a nova base para as operações da empresa nos Estados Unidos, Canadá e México.

"Através deste acordo com o Tennessee, os consumidores poderão conduzir em breve veículos que proporcionam uma mobilidade verdadeiramente sustentável", afirmou Ghosn. "O estado, juntamente com outros parceiros, devem ser elogiados por se adiantarem na resposta ao desafio da criação de condições para tornar os veículos de emissão zero viáveis como uma escolha cativante para o consumidor".

A Aliança Renault-Nissan já estabeleceu acordos de projectos de veículos de Emissões Zero em Israel e na Dinamarca e há apenas duas semanas em Portugal.

Em Israel e na Dinamarca, a Aliança está a trabalhar em conjunto com o projecto "Better Place", que irá criar uma infra-estrutura de estações de carga. Os veículos para estes dois projectos serão fornecidos pela Renault e as baterias de iões de lítio para alimentar os veículos serão fornecidas pela Nissan, através da sua "joint venture" com a NEC Corporation, a Automotive Energy Supply Corporation.

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Michael Schumacher testa Ferrari California

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Michael Schumacher encontra-se na derradeira fase de testes de estrada do novo Ferrari California, o novo desportivo da marca do «Cavallino Rampante» que fará a sua estreia pública no Salão Automóvel de Paris, em Outubro.

Segundo a Ferrari, o piloto heptacampeão de Formula 1 está envolvido no desenvolvimento do mais novo modelo da marca desde o inicio do projecto e tem trabalhado em conjunto com a equipa de engenheiros, técnicos e mecânicos para desenvolver o carro, concentrando-se em especial na optimização do desempenho.

Na pista de Fiorano, o piloto Alemão mostrou-se agradado com o novo desportivo da marca Italiana: «tenho de reconhecer que, tal como com o 430 Scuderia, participar no projecto desde o início tem sido fascinante e divertido».

Comparando o Califórnia com o 430 Scuderia, Schumacher admitiu que apesar de serem muito diferentes, ambos oferecem um incrível desempenho: "O F430 Scuderia é, naturalmente, um modelo mais extremo, com um desempenho absolutamente extremo. No entanto e apesar do Ferrari Califórnia se assumir mais como um Grand Turismo em termos de utilização e o elevado nível de conforto, ainda assim é surpreendentemente entusiasmante e divertido de conduzir em qualquer tipo de condições", explicou.

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Audi anuncia sistema que «comunica» com semáforos

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Há poucas semanas, a Opel deu a conhecer o «Opel Eye», um sistema que lê e interpreta sinais de trânsito, em particular de limites de velocidade e que vai equipar o novo Insígnia. Agora é a vez da Audi anunciar o desenvolvimento de um sistema que interage com os semáforos, denominado «Travolution», para que quando o condutor chegue ao semaforo, este esteja... verde!

A marca dos quatro anéis, juntamente com os responsáveis da câmara da cidade de Ingoslsdat, iniciaram um inédito projecto, que contemplou a colocação de 50 semáforos dotados de sensores, os quais comunicam com os sistemas de navegação de uma série de veículos em testes, de forma a indicar ao condutor a que velocidade deve seguir, adaptando a sua condução para que quando se aproxime do semáforo, este esteja «verde».

Com isto, o conforto sai beneficiado, como consumos e consequentemente as emissões de CO2. O sistema, ainda numa fase inicial de testes, pode ser adaptado a rotas predefinidas, evitando que nos trajectos diários os condutores se deparem com o semáforo vermelho.

A marca Alemã já fez saber que vai dar reforçar os desenvolvimentos deste e outros sistemas de condução, com vista a serem implementados nos seus futuros modelos.

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Jaguar está a desenvolver XK diesel

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Quando a Jaguar apresentou a última geração do XK, deixou bem claro que o seu desportivo seria exclusivamente proposto com motores a gasolina. Foi nessa altura que a Audi iniciou o seu domínio das 24 Horas de Le Mans com o R10 TDi e a BMW anunciou a introdução do motor diesel de 3 litros no Série 6.

Agora e, segundo as últimas noticias, a Jaguar parece ter voltado atrás na decisão, estando a preparar uma versão diesel do XK. Com base no v6 turbodiesel de 2,7 litros, utilizado nas suas berlinas de topo, a Jaguar está a desenvolver um motor de 3 litros de 250 cavalos, ainda assim, longe dos 286 cv do 635d, mas suficiente para performances irreais, até uns anos atrás, além de consumos bastante baixos.

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Iveco Daily hibrído inicia fase de testes reais

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A Iveco anunciou que dez unidades do Daily Híbrido com motorização diesel-eléctrica vão estar em avaliação real na frota da FedEx Express, a conhecida companhia de entregas aéreas expresso do Mundo, em Milão e em Turim, Itália.

A simbólica entrega das chaves dos veículos foi feita por Paolo Monferino, CEO da Iveco a John Formisano, Vice-Presidente para a Frota Global da Fed Ex Express, em Milão tendo como pano de fundo o magnífico cenário do Palazzo Marino.

Os Daily com tecnologia híbrida contam com sistemas como o Stop&Start, arranque em modo eléctrico e recuperação de energia na travagem, que de acordo com o construtor permite uma poupança de combustível até 30 por cento em ambiente urbano, com a correspondente redução de emissão CO2 em comparação com os veículos normais.

Segundo a Iveco, a frota de dez unidades Daily Hybrid que foi colocada ao serviço nas ruas e vias de Milão e Turim vão reduzir o consumo de gasóleo em cerca de 6 mil litros com a consequente redução de emissões CO2 em cerca de 15 toneladas comparado com veículos equipados com motores convencionais.

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Land Rover apresentou sistema híbrido

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A Land Rover desvendou o anunciado sistema híbrido diesel «ERAD», acrónimo de «Electric Rear Axle Drive» (Eixo Traseiro Eléctrico), com a apresentação de dois protótipos Freelander equipados com esta tecnologia, no Salão de Londres.

A Land Rover confirmou que os dois protótipos apresentados já iniciaram um exaustivo programa de testes reais, sem adiantar quando serão introduzidos nos seus modelos. Projectado para ser modular e desta forma ser aplicado em diversos modelos e associados a vários tipos de motorizações, este sistema híbrido é anunciado como apenas uma parte de uma vasta gama de soluções com vista uma mobilidade sustentável, conhecido como projecto «e_Terrain Technologies».

O «ERAD» é um sistema híbrido paralelo, o que significa que o veículo pode ser movido exclusivamente por energia eléctrica ou pelo motor diesel, ou pela combinação de ambos. Embora esteja montado no eixo traseiro, este sistema pode fornecer energia às rodas dianteiras.

Além disto, a Land Rover mostrou um segundo sistema, denominado «Crankshaft Integrated Starter Generator» (CISG), que incorpora um motor eléctrico dentro de uma transmissão de dupla embraiagem com o objectivo de aumentar o binário e ligar o motor diesel.

Com estas tecnologias, ainda numa fase inicial de desenvolvimento, outros sistemas de economia de combustível, tais como o stop-start serão introduzidas na gama Land Rover já no próximo ano.

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Nissan movido a pilha de combustível em Nurburgring

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Como forma de demonstrar os seus desenvolvimentos no campo dos veículos com pilha de combustível, a Nissan levou o X-Trail FCV (Fuel Cell Vehicle) ao circuito de Nurburgring para completar uma volta no carismático circuito Alemão. Com Frank Eickholt, membro da equipa Nissan nas 24 Horas de Nürburgring, ao volante, o Nissan X-Trail FCV completou uma volta ao Circuito de Nürburgring em 11 minutos e 58 segundos, apesar do piso da pista encontrar-se substancialmente húmido.

"Fiquei muito surpreendido com a enorme comodidade da condução de um veículo a pilha de combustível. É só entrar, rodar a chave e já está, como num automóvel normal", disse Eickholt, referindo ainda que: "embora algumas subidas sejam complicadas, a velocidade foi bastante impressionante. Se a pista não estivesse tão molhada, teria conseguido aproveitar melhor as curvas. Teria certamente conseguido tirar trinta a quarenta segundos", acrescentou.

O X-Trail FCV é um veículo eléctrico de zero emissões, alimentado a electricidade produzida a bordo do veículo, num módulo de célula de combustível de hidrogénio. A electricidade é gerada através de uma reacção electro-química entre o hidrogénio, armazenado a 700 bar num depósito de alta pressão e oxigénio. O único resíduo produzido é vapor de água. Além disto, este Nissan possui também uma bateria de iões de lítio compacta, com células finas laminadas. A bateria de iões de lítio é utilizada para o arranque do veículo e para reforçar a potência durante a aceleração. A energia cinética criada na desaceleração é recolhida e armazenada na bateria para uma utilização futura.

O X-Trail FCV, que tem sido testado em ensaios reais no Japão e Califórnia desde 2006, oferece uma velocidade máxima oficial de 150 km/h e uma autonomia de 500 km. A potência máxima é de 120 cv e o binário máximo 280Nm.

Ainda nas primeiras fases de desenvolvimento, a Nissan trabalha actualmente para melhorar a durabilidade dos componentes do FCV, para obter um avanço ao nível dos sistemas de armazenamento de hidrogénio e para reduzir os custos da tecnologia. A marca espera alcançar a produção em série de veículos a célula de combustível por volta de 2015.

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What Car? elegeu os carros «mais verdes» do ano

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A revista Britânica «What Car?», em parceria com a «Warranty Direct», divulgaram os vencedores da primeira edição concurso «Green Car of the Year 2008», que visava eleger os carros mais ecológicos do ano, por categoria.

Entre os 23 participantes a concurso, o Ford Focus 1.6 TDCi de 109 cavalos foi o grande vencedor, mas também o melhor entre os compactos, enquanto que o Fiat 500 1.2 Pop foi considerado o mais «verde» entre os citadinos. Nas restantes categorias, a Citroen arrecadou dois prémios, com o C4 Picasso 1.6 HDi SX entre os monovolumes e o C5 1.6 HDi VTR entre as berlinas familiares. No que diz respeito às berlinas Premium, o BMW 318i de 143 cavalos foi o eleito, nos modelos de luxo foi o Audi A8 2.8 FSi e na categoria dos SUV e 4X4, foi o Honda CRV 2.2 i-CTDi considerado o mais «amigo» do ambiente. O Mini Cooper S foi o escolhido entre os desportivos.

A BMW com o sistema Efficient Dynamics e a Toyota pelo sistema Plug-In merecerem ainda um menção pelos avanços na redução da dependência dos combustíveis fósseis.

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Nissan Micra comemora 25 anos com edição especial

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Para celebrar um quarto de século de vendas na Europa, a Nissan desvendou o Micra 25.º Aniversário, uma edição especial pensada para os consumidores urbanos mais exigentes e conscientes da importância do estilo.

Esta versão comemorativa do Micra distingue-se por uma nova cor exclusiva "Nightshade", a inclusão de um iPod Nano de série, controlos no volante, tampões de roda com novo design e espelhos e puxadores das portas cromados. Além disto, o vidro fumado traseiro é de série, enquanto que na porta traseira o logótipo "25" identifica esta versão especial.

Para equipar o Micra «25 anos», a Nissan escolheu os motores de 1.4 e 1.6 litros a gasolina, produzindo 88 e 110 cv respectivamente, e uma unidade de 1.5 litros a gasóleo, com 86 cv.

As vendas da edição Micra 25.º Aniversário irão iniciar-se por toda a Europa a partir do início de Agosto e em Portugal no final deste ano.

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Porsche Cayman S Sport a descoberto

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A Porsche prepara-se para apresentar o Cayman S Sport. Segundo a «CarTribe», a marca Alemã vai apresentar, em breve, o Cayman S Sport, uma versão inspirada nos Carrera RS do ícone 911, contando para isso com melhorias a nível dinâmico.

Graças a pequenas alterações ao nível da gestão electrónica e um novo sistema de escape, o Cayman S Sport vai ver a potencia máxima aumentar dos 295 para os 303 cavalos, enquanto que a inclusão do sistema de controlo activo de estabilidade, o conhecido sistema «PASM» e uma suspensão 10 mm mais curta, as qualidades dinâmicas deste modelo serão ampliadas para novos patamares.

Por fora, o Cayman S Sport distinguir-se-á por uma pintura muito semelhante à utilizada nos carismáticos 911 GT3, onde se destaca a cor laranja da carroçaria e as jantes pintadas em preto.

Mais detalhes serão revelados, na apresentação oficial desta nova versão do Cayman.

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Desportivo de 700 cavalos... eléctrico?

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A Lightning Car Company desvendou, no Salão de Londres, o seu novo desportivo eléctrico, o LCC Lightning GT. Com um design inspirado no desconhecido Ronart Lightning, este desportivo Britânico, construído em fibra de carbono, recorre a um inédito sistema eléctrico, alimentado por um sistema de baterias «Altairnano NanoSafe», desenvolvidas pela NanoSafe technology, composto por quatro motores, um em cada roda, que no total desenvolvem mais de 700 cavalos de potencia.

Com este inédito sistema, apresentado pela primeira vez no Volvo C30 Recharge concept os responsáveis do projecto eliminaram a necessidade de uma caixa de velocidades, conseguindo também a tracção total permanente, com todo o binário disponível em cada roda e de forma instantânea.

E se tudo isto surpreende, as baterias deste automóvel, que têm um prazo de duração de 12 anos e mais de 15 mil carregamentos, podem ser carregadas em apenas 10 minutos, permitindo ao GT percorrer cerca de 300 quilómetros exclusivamente movido a electricidade. Quanto a performances, acelera dos 0 aos 100 km/h em quatro segundos.

Apesar de tudo isto, o GT não prescinde de equipamentos de conforto como sistema de navegação, ar condicionado, bancos em pele, faróis em LED, controlo da pressão dos pneus, etc. De acordo com o construtor, as encomendas para o GT eléctrico arrancam no próximo ano, por um preço em torno dos 150 mil euros, sem impostos.

Primeiro vídeo do Lightning GT:



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Seat Ibiza tem novo motor diesel

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O novo Seat Ibiza de cinco portas já está disponível nos concessionários nacionais com o motor TDi de 1,4 litros. A motorização de entrada na oferta diesel desenvolve uma potência de 80 cavalos e um binário máximo de 195 Nm entre as 1800 e as 2200 rpm.

Associado a um filtro de partículas DPF, as emissões de CO2 saldam-se nos 114 g/km, enquanto que os consumos anunciados para esta motorização situam-se em torno dos 4,3 litros aos cem.

Esta motorização conta com o mesmo equipamento de série e opcionais da restante gama. No nível Reference, o Ibiza 1.4 TDi é proposto por 16.762 euros e no Stylance, por 18.348 euros.

Preços do novo Ibiza 5 portas 1.4 TDi de 80cv:
1.4 TDI 80 cv Reference DPF - 16.762 euros
1.4 TDI 80 cv Stylance DPF - 18.348 euros

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Calor do motor pode gerar energia eléctrica

Cientistas norte-americanos inventaram um novo material termoeléctrico, capaz de transformar em electricidade o calor gerado pelo motor de um automóvel, desperdiçado em grande parte pelo escape, informa hoje a revista «Science».

Os cientistas, da Universidade do Estado de Ohio, afirmam que o material tem o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado e que a tecnologia pode também ser utilizada em geradores para lhes aumentar o rendimento.

Segundo Joseph Heremans, responsável pelo projecto no Departamento de Nanotecnologia da Universidade, a eficiência destes materiais termoeléctricos pode ser medida pela quantidade de calor que convertem em electricidade a uma dada temperatura e adianta que para já o novo material permite utilizar 10% da energia desperdiçada por um motor para recarregar a bateria dos automóveis.

Caso se consiga aumentar a eficácia do dispositivo termoeléctrico, este poderá ser utilizado em viaturas híbridas ou até mesmo vir a converter o calor do Sol em electricidade.

A maioria dos materiais usados em geradores termoeléctricos convencionais tem um rendimento de 0,71 pontos. Em comparação, o novo material - composto de tálio, telúrio e chumbo - tem um nível de rendimento de 1,5 pontos.

Porém, sublinha o cientista, o mais importante é que o novo material é ainda mais eficiente entre os 230 e os 510 graus centígrados, que é o nível de temperatura em que operam sistemas como os motores dos automóveis.

De acordo com os Heremans, só 25 por cento da energia produzida por um motor de gasolina é usada para pôr em funcionamento um veículo e os seus acessórios, perdendo-se quase 60 por cento, a maior parte pelo escape do veículo. A aplicação de um dispositivo termoeléctrico poderia captar esse calor desperdiçado para o converter em electricidade, afirmou.

"O material faz todo o trabalho. Produz energia eléctrica como os motores convencionais - a gás, gasolina ou gasóleo - mas usa electrões como fluidos em vez de água ou gases, e produz electricidade directamente", explicou o cientista americano, citado pela Lusa.

Apesar do carácter revolucionário desta descoberta, cientistas alertam para o facto deste conversor termoeléctrico utilizar Tálio (um dos elementos mais tóxicos), e Chumbo, um material que tem vindo a ser abandonado pelos fabricantes a nível mundial.

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Mercedes disponibiliza, de forma gratuita, sistema «anti-car jacking»

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A Mercedes passa a disponibilizar o «Anti-Car Jacking System», um sistema Wireless que combina diversas funcionalidades de segurança no telemóvel para fazer frente aos inúmeros casos de «car jacking» que têm vindo a ocorrer em Portugal nos últimos tempos. Até ao final do ano, o Anti-Car Jacking System (versão base) pode ser instalado de forma gratuita no Classe C Limousine e Station.

A Mercedes-Benz, juntamente com a sua rede de concessionários, vai passar a equipar de série os modelos mais afectados com um inovador sistema wireless que possibilita ao proprietário da viatura aceder, via telemóvel, a um conjunto de informações sobre a viatura e a contra-medidas em caso de roubo.

A versão base deste sistema integra funcionalidades como o aviso ao utilizador no caso das chaves terem sido roubadas, através do envio de uma informação sempre que a viatura é ligada; o envio de alerta no caso do carro ter sido rebocado ou elevado, mediante informação indicada pelo sensor de inclinação instalado na viatura; informação sobre o estado da bateria da viatura, nomeadamente caso esta tenha sido desligada ou ficado sem carga; a possibilidade de imobilizar remotamente a viatura utilizando, para o efeito, o telemóvel e a localização do automóvel pelo utilizador, que recebe no telemóvel as coordenadas GPS do sítio onde a mesma se encontra.

O Anti-Car Jacking System estará, igualmente, disponível numa versão Premium, que inclui funcionalidades adicionais como a comunicação bi-direccional com a viatura, possibilitando ao utilizador ouvir o que se passa dentro do veículo e comunicar para o seu interior; envio de alertas de acidente através do accionamento do sensor de impacto instalado na viatura, podendo o mesmo ser enviado para um call center ou para a pessoa de contacto específica; accionamento do botão de pânico instalado na viatura, que alerta um call center ou a pessoa de contacto específica; acesso a alertas dos movimentos da viatura e relatórios de velocidade.

Este sistema de segurança é composto por um conjunto de equipamentos que são instalados na viatura, nomeadamente: modem de comunicações, antena GSM (para captação de sinal de rede), antena GPS (para localização da viatura), microfone, altifalante e botão pânico (no caso da versão Premium). Os componentes, por razões de segurança, serão devidamente ocultados e distribuídos em diversos pontos da viatura, desconhecendo o proprietário a sua localização. O Anti-Car Jacking System está ligado em permanência a um call center que opera 24 horas do dia, todos os dias do ano.

Segundo a marca, o sistema já está disponível de série para o Classe C, enquanto que todos os modelos, novos e usados, da gama Mercedes-Benz podem instalar este sistema, devendo a montagem ser efectuada na Rede de Oficinas Autorizadas da marca.

fonte. autoportal
 

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Porsche apresenta novo 911 Targa

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Progressivamente, a Porsche está a estender a recente renovação operada no iconográfico 911, com a apresentação dos novos 911 Targa 4 e Targa 4S.

Tal como a restante gama, já actualizada, as variantes Targa do 911 recebem dois novos blocos com injecção directa, a transmissão automática de dupla embraiagem «PDK» em substituição da Tiptronic S e um sistema de tracção controlado electronicamente PTM (Porsche Traction Management) que vem substituir o anterior sistema de tracção integral.

Com a adopção de injecção directa, os novos motores são agora mais eficientes, com menores consumos e emissões, e mais potentes. Enquanto que o 911 Targa 4 está dotado de um motor de 3,6 litros com 345 cavalos de potência, que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 284 km/h e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, o 911 Targa 4S vai mais longe, ao receber um novo 3.8 com 385 cavalos, sendo capaz de chegar aos 297 km/h de velocidade máxima e necessitar de 4,9 segundos para fazer os típicos 0 aos 100 km/h. Com a nova caixa «PDK», os tempos ainda baixam mais, com o 911 Targa 4 a cumprir os 0 aos 100 km/h em 5 segundos, enquanto o Targa 4S demora 4,7 segundos para o mesmo exercício.

Por fora, os novos 911 Targa adoptam as últimas novidades estéticas implementadas na gama, como as ópticas e entradas de ar e, pelo tejadilho em vidro deslizante de 1,54 metros quadrados. Para se isolar dos raios solares, está associado a uma cortina que necessita de 7 segundos para abrir ou fechar.

Os novos 911 Targa 4 e Targa 4S chegam ao mercado no próximo Outono.

fonte. autoportal

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