- Entrou
- Jun 21, 2009
- Mensagens
- 683
- Gostos Recebidos
- 0
Vendas de carros em Portugal com queda de 20% até Junho
Em Junho venderam-se menos 34,1% de carros do que em igual período do ano passado, segundo dados da ACAP. A forte quebra no início do Verão empurra o mercado automóvel ainda mais para baixo, tendo fechado o semestre com menos 20,3% de automóveis ligeiros vendidos.
Segundo o relatório da Associação Automóvel de Portugal, em Junho venderam-se 17.152 veículos (20.150 incluindo comerciais ligeiros e pesados), o que representa uma quebra superior a um terço relativamente às vendas de Junho de 2010. Uma das razões para explicar a diferença pode ser a corrida aos concessionários de Junho do ano passado, para antecipar à subida do IVA.
No entanto o mercado já vinha em quebra desde o início do ano, fechando agora o semestre com 91.105 veículos vendidos (111.049 incluindo comerciais ligeiros e pesados), o que dá uma descida de 20,3% nas vendas acumuladas.
Quanto a marcas, a descida é transversal a todos os segmentos, desde as mais acessíveis às ditas de luxo. A Renault, líder destacada, chegou a Julho com menos 30% de carros vendidos. Toyota, Honda, Mazda, Lancia, Chevrolet, Dodge, Jaguar ou Chrysler são tiveram descidas ainda maiores, entre 45% e 70%.
Contam-se pelos dedos as marcas que venderam mais carros nos primeiros seis meses de 2011 face a 2010. A ‘económica’ Dacia liderou as subidas, ao passar de 540 carros vendidos em 2010 para 1.114. Alfa Romeo, Mini, Hyundai, Nissan, Mitsubishi, Saab e Aston Martin também subiram as vendas.
SOL
Em Junho venderam-se menos 34,1% de carros do que em igual período do ano passado, segundo dados da ACAP. A forte quebra no início do Verão empurra o mercado automóvel ainda mais para baixo, tendo fechado o semestre com menos 20,3% de automóveis ligeiros vendidos.
Segundo o relatório da Associação Automóvel de Portugal, em Junho venderam-se 17.152 veículos (20.150 incluindo comerciais ligeiros e pesados), o que representa uma quebra superior a um terço relativamente às vendas de Junho de 2010. Uma das razões para explicar a diferença pode ser a corrida aos concessionários de Junho do ano passado, para antecipar à subida do IVA.
No entanto o mercado já vinha em quebra desde o início do ano, fechando agora o semestre com 91.105 veículos vendidos (111.049 incluindo comerciais ligeiros e pesados), o que dá uma descida de 20,3% nas vendas acumuladas.
Quanto a marcas, a descida é transversal a todos os segmentos, desde as mais acessíveis às ditas de luxo. A Renault, líder destacada, chegou a Julho com menos 30% de carros vendidos. Toyota, Honda, Mazda, Lancia, Chevrolet, Dodge, Jaguar ou Chrysler são tiveram descidas ainda maiores, entre 45% e 70%.
Contam-se pelos dedos as marcas que venderam mais carros nos primeiros seis meses de 2011 face a 2010. A ‘económica’ Dacia liderou as subidas, ao passar de 540 carros vendidos em 2010 para 1.114. Alfa Romeo, Mini, Hyundai, Nissan, Mitsubishi, Saab e Aston Martin também subiram as vendas.
SOL