• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova classe de bactérias descoberta no Mar Vermelho

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
Uma equipa de investigadores de Portugal, Alemanha e Estados Unidos da América descobriu uma nova classe de bactérias no Mar Vermelho, totalmente desconhecida, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) . A descoberta foi publicada em Junho no Journal of Bacteriology "

A nova classe de microrganismos foi encontrada no fundo das fossas salgadas do Mar Vermelho, a 1447 metros de profundidade, onde não há luz nem oxigénio.

A caracterização dos novos microrganismos foi concluída por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenada por aquele professor catedrático do Departamento de Bioquímica e por André Antunes, do Centro de Neurociências e Biologia Celular.

"É como termos descoberto o primeiro mamífero, a primeira ave ou o primeiro insecto", afirmou Milton Costa, sublinhando que a última classe de bactérias tinha sido descoberta há mais de 20 anos.

Os microrganismos agora encontrados apresentam uma "morfologia estranhíssima, inédita, pois possuem tentáculos que dão origem às células descendentes", referiu o investigador de Coimbra.

Um dos microrganismos descobertos foi designado pelos cientistas por E.T. “Haloplasma contractile e representa "um grupo de bactérias que nunca se imaginava que existisse, importantíssimo para o estudo da evolução das bactérias, porque tem uma linhagem evolutiva diferente de todas as existentes", refere uma nota hoje divulgada pela FCTUC.

Esta descoberta surge na sequência de uma investigação iniciada em 2004 com uma expedição ao Mar Vermelho, organizada por investigadores alemães e na qual participou André Antunes.

Com recurso a uma sonda, os cientistas retiraram amostras da interface entre o solo e a salmoira da fossa abissal de Shaban, sendo a primeira vez que foram recolhidos organismos do fundo das fossas salgadas do Mar Vermelho.

Posteriormente, os microrganismos foram isolados na Alemanha, com a colaboração de Robert Huber e do seu grupo da Universidade de Regensburg

Público
 
Topo