• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova Gramática do Espanhol apresentada em 2009

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova Gramática do Espanhol apresentada em 2009


A Nova Gramática do Espanhol, que as 22 Academias da Língua prepararam durante 11 anos e cuja apresentação oficial está marcada para 10 de Dezembro de 2009, «será monumental», com três mil páginas que abarcam «o espanhol total».


A data de publicação da Gramática foi anunciada sexta-feira pelo director da Real Academia Espanhola, Víctor García de la Concha, na 64/a Assembleia-Geral da Sociedade Inter-americana de Imprensa, que se realiza em Madrid.

A nova versão da Ortografia estará terminada a tempo do V Congresso Internacional da Língua Espanhola, que se realizará em Valparaíso (Chile), em Março de 2010.

García de la Concha falou dos projectos que as 22 Academias da Língua Espanhola têm entre mãos numa mesa-redonda sobre o idioma espanhol, que foi moderada pelo presidente da Agência EFE, Álex Grijelmo, e na qual também intervieram o director da Academia Mexicana da Língua, José Moreno de Alba, e o presidente da Academia Argentina das Letras, Pedro Luis Barcia.

Perante os jornalistas de numerosos países americanos, García de la Concha disse que a Nova Gramática «presta atenção ao espanhol vivo de hoje em dia, sem perder a referência à tradição».

Esta obra «será um grande mapa em relevo da mundo que fala o espanhol: conterá a norma comum e as variedades de cada lugar, e tudo isso autorizado com citações de numerosos autores».

Além dessa Gramática «monumental» de 3.200 páginas, será publicado um compêndio, de 700 páginas, e «um resumo ou manual, que terá 300 páginas.

A Gramática será muito útil para qualquer hispânico e em especial para os jornalistas, porque «estuda-se até ao mais ínfimo problema gramatical»: todas as questões controversas da Língua estão nas suas páginas».


Diário Digital / Lusa
 
Topo