Portal Chamar Táxi

Novas acções do BES vendidas com desconto de 47%

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
As novas acções que o Banco Espírito Santo (BES) vai emitir, no âmbito do aumento de capital de 1.200 milhões de euros, vão ter um preço de 1,80 euros, valor que corresponde a um desconto de 47% face à cotação ajustada do banco liderado por Ricardo Salgado, após a operação. Calcule quantas acções e direitos vai receber.

O valor das novas acções, anunciado hoje pelo BES, compara com os 3,42 euros a que os títulos do banco deverão ajustar após o aumento de capital, tendo por base a cotação de fecho da última sessão, os 5,59 euros.

Nesta operação, o BES vai emitir um total de 666.666.666 acções, com um preço de 1,80 euros, cada, o que lhe permitirá encaixar os 1.200 milhões de euros que o banco necessita para reforçar rácios de capital. O BES quer atingir um “Tier I” de 8%, para cumprir com as recomendações do regulador, o Banco de Portugal.

Os accionistas do banco liderado por Ricardo Salgado vão ter direito a 1,33 novas acções, por cada acção detida. Cada direito terá um valor de 2,17 euros, considerando a diferença entre a cotação de fecho de sexta-feira, os 5,59 euros, e o valor de ajuste das acções do BES após a conclusão do aumento de capital.

A título de exemplo, um investidor que tenha 100 acções do BES, a 5,59 euros, apresenta uma carteira com um valor de 559 euros. No fim da operação de aumento de capital, essas mesmas acções terão um valor de 342 euros, sendo que o investidor passa a contar com o direito de adquirir 133 novas acções.

Se não quiser participar na operação, poderá vender os direitos no mercado, a um preço teórico de 1,62 euros, encaixando 217 euros, o que perfaz o valor inicial da carteira de 559 euros. Para participar no aumento de capital, terá de aplicar 240 euros, ficando com um maior número de acções, mas a mesma percentagem do capital do BES.

Jornal de Negócios
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Amanhã é o último dia para comprar acções do BES com direito ao aumento de capital

CMVM aprova operação
Amanhã é o último dia para comprar acções do BES com direito ao aumento de capital



A CMVM aprovou hoje à tarde o prospecto da operação de aumento de capital do Banco Espírito Santo. O documento deverá ser disponibilizado ainda hoje ao mercado.

Amanhã é o último dia para comprar acções do BES com direito a participar no aumento de capital.

18 de Março é o último dia em que as acções do BES negoceiam em bolsa com direito à participação no aumento de capital, pelo que os títulos vão ajustar na sessão de quinta-feira. As acções adquiridas a paritr desta sessão deixam de dar direito a receber direitos e, deste modo, a participar no aumento de capital.

O BES vai vender aos accionistas 666 milhões de novas acções, a 1,80 euros cada, numa operação onde pretende encaixar 1,2 mil milhões de euros para reforçar os rácios de capital.

A cada acção será atribuido um direito, que pode ser convertido em 1,3333333334 acções, mediante o pagamento de 1,80 euros por cada uma.


Calendário


18 de Março – Acções negoceiam pela última vez com direito a participar no aumento de capital

19 de Março – Acções negoceiam destacadas dos direitos para participar no aumento de capital. Cotação ajusta em bolsa

20 de Março – Acções negoceiam pela última vez com direito ao dividendo de 16 cêntimos

23 de Março – Acções passam a negociar sem direito a receber dividendo. Cotação ajusta em bolsa

24 de Março – Inicia o período de subscrição das novas acções e a negociação em bolsa dos direitos

1 de Abril – Último dia de negociação de direitos

2 de Abril – Último dia para cancelar ordem de subscrição

7 de Abril – Fim do período de exercício de direitos para subscrever acções

16 de Abril – Data prevista para admissão das novas acções


Fonte Inf.- Jornal de Negócios


.
 
Topo