Portal Chamar Táxi

Nove canais de TDT encerrados em Espanha por falta de concurso público

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Nove dos 24 canais de televisão digital terrestre em Espanha vão ser encerrados na terça-feira, cumprindo uma sentença do Supremo Tribunal, que anulou as concessões por não ter sido realizado um concurso público.

Com esta medida, que vem na sequência das concessões atribuídas sem concurso pelo Governo de José Luís Rodriguez Zapatero, a Atresmedia irá encerrar os canais Nitro, LaSexta3 e Xplora, a Mediaset deixará de emitir La Siete e La Nueve, a Veo TV, liderada pela Unidad Editorial, irá passará o canal AXN para a plataforma de canais pagos e irá fechar um canal que há uns meses deixou de emitir, a Marca TV.
Também a Net TV, que tem como principal acionista a Vocento, vai encerrar dois canais de televendas, que recentemente deixaram de transmitir a Intereconomia e MTV.
Com o "apagão" destes canais, cumpre-se a anulação da decisão do Conselho de Ministros de 16 de julho de 2010, no qual concedia, diretamente e sem recorrer a concurso, a emissão dos mesmos na plataforma de televisão digital terrestre (TDT).
Em novembro de 2012, o tribunal decidiu anular o acordo, depois de a empresa Infraestructuras y Gestion 2002 ter recorrido daquelas concessões, já que considerava que os beneficiários das licenças de TDT não tinham direito a explorar os canais de televisão.
A Uteca, associação que representa as televisões comerciais em sinal aberto, recorreu da sentença por considerar que esta decisão fragiliza os seus direitos, abrindo uma situação de "insegurança jurídica sem precedentes", embora o tribunal tenha rejeitado.

jn

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É para verem que a "fartura" de canais em Espanha afinal era um bocado virtual. Diziam alguns de vocês "Eles até têm o AXN aberto e tudo". Agora vai passar a ser pago. Quero ver se vão continuar a comparar a nossa TDT, real e à nossa dimensão, com a megalómana espanhola.

DX2

Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Penso que se deve encontrar um "meio termo"... nem tanto ao mar nem tanto à terra!

Eu não sei se a de Espanha é megalómana, mas sei que a nossa é muito pobre! Não sei existe mais algum país na "famosa" Europa, para além de Portugal, cuja emissão terrestre digital não possui um único canal HD....

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Segundo os últimos dados que encontrei, a Itália, que é dos países europeus com mais canais livres, não tem um único canal HD e há países onde nem sequer ainda há TDT, por isso...

DX2

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Por isso, não quer dizer que não tenhamos, isso foi previsto desde o arranque da tdt em portugal, mas demora a ser implantado, tudo ao contrário do que foi inicialmente previsto.
Deve ser da crise.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O demorar a ser implementado é outra coisa. Em Espanha fizeram tudo à pressa e em grande, agora cancelam licenças e fecham canais.

DX2

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
É para verem que a "fartura" de canais em Espanha afinal era um bocado virtual. Diziam alguns de vocês "Eles até têm o AXN aberto e tudo". Agora vai passar a ser pago. Quero ver se vão continuar a comparar a nossa TDT, real e à nossa dimensão, com a megalómana espanhola.

DX2

peço desculpas por me estar a intrometer, mas o AXN em Espanha nunca foi livre, sempre foi codificado, o que vai a acontecer é que vai deixar de estar disponível na tdt

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Gostos Recebidos
2
Me parece que existe uma coisa a realçar é que o fecho destes canais não é pela vontade dos operadores ,mas sim por ordens jurídicas porque a quando da sua implantação não existio concurso público ,
o que quer dizer com abertura de concurso podem voltar estes ou outros de algum outro promotor que assim mostre desejo .
Mesmo assim tirando estes estão muito a frente em relação a Portugal .

Em Espanha o AXN nunca foi aberto mas sim codificado em conjunto com mais outro canal que é o Gol Tv ,todo resto é de libre acesso e com bons canais se diga de passagem ,
Quanto a Portugal sinceramente estamos na cauda da europa ,não me lembro de repente de algum país ter uma TDT tão pobre e posso dizer isso porque já estive em vários países algum tempo em trabalho e vi a realidade ,Itália muito TDT e depois uma boa oferta de TDT paga para quem quiser ter algo mais ,Suíça um país pequeno mas com muitos mais canais ,Bélgica um país pequeno e com muitos mais canais ,
Claro muitos podem usar o bla bla que a economia do país X ou Y é melhor que a nossa ,ok concordo ,
mas então não enganavam os Portuguesas a dizer que a muda iria ser venefica e com melhorias e mais canais , claro que os lobby da SIC e a TVI tiveram a sua cota parte não lhes interessa ter algum operador com bons canais na TDT o importante é dar carradas de novelas e povo contente ,
também não é correto não ter na TDT os canais da RTP (memoria + informação ) já que são canais do operador público que todos pagas e muita vez em duplicado quem tem tv pago (zon,meo ou outro ) mais a taxa na fatura da EDP , claro que com isto também ganharam os operadores de pago que juntaram mais uns milhares de clientes quer de forma correta ou por publicidade enganosa porque muitos se lembram bem de muitos agentes tv dizerem ao povo menos informado que a partir de X data ou tinham um operador a pagar ou iam deixar de ver tv ,mas das tais coisas que as tais autoridades passam ao lado e o estado também se cala porque lhes entra mais uns euros em IVA ,
tudo a boa maneira Portuguesa.

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
509
Me parece que existe uma coisa a realçar é que o fecho destes canais não é pela vontade dos operadores ,mas sim por ordens jurídicas porque a quando da sua implantação não existio concurso público ,
o que quer dizer com abertura de concurso podem voltar estes ou outros de algum outro promotor que assim mostre desejo .
Mesmo assim tirando estes estão muito a frente em relação a Portugal .

Em Espanha o AXN nunca foi aberto mas sim codificado em conjunto com mais outro canal que é o Gol Tv ,todo resto é de libre acesso e com bons canais se diga de passagem ,
Quanto a Portugal sinceramente estamos na cauda da europa ,não me lembro de repente de algum país ter uma TDT tão pobre e posso dizer isso porque já estive em vários países algum tempo em trabalho e vi a realidade ,Itália muito TDT e depois uma boa oferta de TDT paga para quem quiser ter algo mais ,Suíça um país pequeno mas com muitos mais canais ,Bélgica um país pequeno e com muitos mais canais ,
Claro muitos podem usar o bla bla que a economia do país X ou Y é melhor que a nossa ,ok concordo ,
mas então não enganavam os Portuguesas a dizer que a muda iria ser venefica e com melhorias e mais canais , claro que os lobby da SIC e a TVI tiveram a sua cota parte não lhes interessa ter algum operador com bons canais na TDT o importante é dar carradas de novelas e povo contente ,
também não é correto não ter na TDT os canais da RTP (memoria + informação ) já que são canais do operador público que todos pagas e muita vez em duplicado quem tem tv pago (zon,meo ou outro ) mais a taxa na fatura da EDP , claro que com isto também ganharam os operadores de pago que juntaram mais uns milhares de clientes quer de forma correta ou por publicidade enganosa porque muitos se lembram bem de muitos agentes tv dizerem ao povo menos informado que a partir de X data ou tinham um operador a pagar ou iam deixar de ver tv ,mas das tais coisas que as tais autoridades passam ao lado e o estado também se cala porque lhes entra mais uns euros em IVA ,
tudo a boa maneira Portuguesa.

Resumindo... Uma TDT de kaka!

Tudo há grande e há Francesa... mas, na hora de por os canais no ar... o que acontece?

Os mesmo 4 canais que tínhamos em analógico!

Para isso não era preciso passar para MPEG4, podíamos fazer como os Espanhóis e podíamos ter ficado com MPEG2!

Excelente post amigo jchaves!

Abraço

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Me parece que existe uma coisa a realçar é que o fecho destes canais não é pela vontade dos operadores ,mas sim por ordens jurídicas porque a quando da sua implantação não existio concurso público
Nem todos. Alguns deles vão fechar por falta de viabilidade e os outros estavam a emitir de modo ilegal. Ou agora vais dizer-me que eles não devem cumprir a lei e manterem-se abertos?

Em Espanha o AXN nunca foi aberto
Desculpa lá mas em 2010, se não estou errado, estive de férias em Tavira e no hotel tinha o AXN espanhol bem aberto!

mas então não enganavam os Portuguesas a dizer que a muda iria ser venefica e com melhorias e mais canais
As melhorias (tirando as situações que todos conhecemos das fragilidades da rede, mas isso são outros quinhentos) estão à vista de todos. Há pessoas que nunca viram televisão em condições e agora vêem. Portanto essa promessa foi cumprida. Agora, não ouvi ou li em lado algum que a nossa TDT iria ficar cheia de canais livres, portanto ninguém enganou ninguém.

O resto do texto nem vale a pena comentar porque é a mesma conversa, já mais que batida, do costume.

DX2

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Gostos Recebidos
2
Nem todos. Alguns deles vão fechar por falta de viabilidade e os outros estavam a emitir de modo ilegal. Ou agora vais dizer-me que eles não devem cumprir a lei e manterem-se abertos?
DX2

Só o comentei em relação ao que esta na noticia e se reparares la diz bem claro que é por cumprindo uma sentença do Supremo Tribunal, que anulou as concessões por não ter sido realizado um concurso público.
Nove dos 24 canais de televisão digital terrestre em Espanha vão ser encerrados na terça-feira, cumprindo uma sentença do Supremo Tribunal, que anulou as concessões por não ter sido realizado um concurso público.
jn

Desculpa lá mas em 2010, se não estou errado, estive de férias em Tavira e no hotel tinha o AXN espanhol bem aberto!
DX2

Não digo que não o tenhas visto em aberto mas te digo de forma categórica que é um canal que emite na TDT Espanhola em codificado , pode ter acontecido que na altura que viste tenha estado aberto algum tempo ou de modo promocional se não me engano entrou na TDT +- por volta dessa altura .

Agora, não ouvi ou li em lado algum que a nossa TDT iria ficar cheia de canais livres, portanto ninguém enganou ninguém.
DX2

Em parte , não disseram que ia ficar cheio de canais , mas disseram que ia ser um serviço com melhor qualidade (dúvidas ) com possibilidade de mais serviços e canais , mas naturalmente não importa mais canais devido a pressão da SIC e TVI que nem querem ouvir falar em concorrentes e assim vão tendo todo bolo com a tecnologia de ponta em 4/3 e já nem falo naturalmente em HD , mas é outra conversa que não importa agora começar.

Me fico por aqui

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Não digo que não o tenhas visto em aberto mas te digo de forma categórica que é um canal que emite na TDT Espanhola em codificado , pode ter acontecido que na altura que viste tenha estado aberto algum tempo ou de modo promocional se não me engano entrou na TDT +- por volta dessa altura .

o facto de se ver o canal, não quer dizer que seja livre, eu já vi varias vezes a sporttv nos hotéis a dar e não quer dizer que para se ver não tenha previamente descodificada, o mesmo deve ter acontecido com o axn

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
o facto de se ver o canal, não quer dizer que seja livre, eu já vi varias vezes a sporttv nos hotéis a dar e não quer dizer que para se ver não tenha previamente descodificada, o mesmo deve ter acontecido com o axn
Negativo. TDT directíssima! A TV tinha só os 4 canais portugueses e os vinte e tal canais espanhóis sintonizados, tudo nas frequências da televisão terrestre. Até fiz uma busca para ver se havia mais alguma coisa mas nada de canais analógicos de rede interna.

DX2

Última edição: