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RIO - Uma empresa iniciante criada por ex-engenheiros do Google lançou um novo serviço de buscas na Rede cujo objetivo é superar o líder do setor. Batizado de Cuil (“conhecimento” na língua gálica da Irlanda e pronunciado como a palavra cool em inglês), o site afirma indexar mais de 120 milhões de páginas – segundo seus criadores um número maior do que o Google – embora o gigante rival tenha parado de divulgar o número de páginas nos quais faz a busca.
- Colocamos quase toda a Rede ao alcance de todos os usuários - afirmou Tom Costello, co-fundador e presidente-executivo da Cuil, em comunicado.
O novo competidor do Google afirma também que seu serviço vai além das técnicas predominantes de análise de busca, que se concentram em links e padrões de tráfego de audiência.
Em vez disso, o Cuil analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca, apresentando os resultados em resumo detalhado e não em lista de links.
Outra vantagem do Cuil, dizem seus criadores, é respeitar mais a privacidade de seus usuários, por não conservar o histórico de busca dos internautas.
Danny Sullivan, um analista de buscas na rede e editor-chefe do site Search Engine Land, disse que a Cuil deveria explorar queixas que os consumidores têm sobre o Google – como o fato de que o serviço tenta fazer coisas demais e seus resultados favorecem os sites já populares, como a Wikipédia.
– O momento pode ser propício ao surgimento de um desafiante – afirmou Sullivan.
No entanto, ele admitiu:
– Competir com o Google é uma tarefa difícil. Pergunte à Microsoft.
A Microsoft, terceira maior empresa americana no mercado de buscas na internet, vem procurando em vão, até o momento, unir forças com o segundo colocado do setor, o Yahoo, a fim de competir com o líder do mercado.
Ao declarar o seu objetivo de superar o Google, o Cuil junta-se a uma longa lista de outros que já tentaram e não conseguiram afetar a quota de mercado da gigante.
A procura pelo novo buscador foi tanta que à tarde o serviço caiu, mas logo voltou ao ar.
Jornal do Brasil online