• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novos impostos na calha para combustíveis e viagens de avião

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
382528.jpg


Novos impostos na calha para combustíveis e viagens de avião

Os vários impostos sobre a poluição deverão gerar cerca de 200 milhões de euros por ano

Os combustíveis rodoviários e as viagens de avião poderão ficar mais caros no futuro.
A Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde revelou hoje um anteprojecto com mudanças fiscais que prevêem, entre várias medidas, a criação de uma nova tributação sobre a emissão de dióxido de carbono, com efeitos imediatos no preços dos combustíveis, e de um imposto sobre o transporte aéreo de passageiros.
O objectivo das propostas da comissão é reorientar os comportamentos dos agentes económicos para modelos mais amigos do ambiente. O princípio da reforma proposta, que vai agora para consulta pública mas cuja versão final terá de ser aprovada pelo governo a tempo do OE2015, é o da neutralidade fiscal. Os vários impostos sobre a poluição deverão gerar cerca de 200 milhões de euros por ano, segundo projecções da comissão, mas essa verba deve ser utilizada para descer a factura aos contribuintes com o IRS e com TSU, além de permitir novos incentivos fiscais amigos do ambiente, como para a utilização de transportes públicos, de eléctricos carros ou de viaturas menos poluentes.
"A consagração do princípio da tributação dos combustíveis em função do teor energético e do nível das emissões de CO2 parece, pois, justificar-se, quer do ponto de vista energético, quer do ponto de vista ambiental, dada a necessidade de racionalizar o consumo de combustíveis e de reduzir as emissões de CO2”, justifica o ante-projecto da comissão, propondo a reformulação da estrutura do Imposto sobre Combustíveis, com a criação de uma componente de tributação do CO2.
Esta mudança deveria levar os preços dos combustíveis a subir cerca de 1%, segundo as contas da comissão, mas estes efeitos seriam minimizados com ganhos de curto e médio prazo, a nível económico. As receitas com novos impostos poderia servir não só para reduzir a TSU como para dar créditos ao investimento, com melhorias macroeconómicas. “Uma afectação eficiente da receita proveniente da tributação do carbono permite atingir simultaneamente, não apenas uma desejada redução de emissões de GEE, mas também melhorias ao nível do emprego, do PIB e da dívida pública”, aponta o relatório.
A principal medida proposta é a tributação do carbono, com um impacto orçamental de cerca de 80 milhões de euros, mas o anteprojecto aponta também para a criação de uma taxa única sobre o transporte aéreo de passageiros, de forma a “compensar a sociedade pelo impacto que lhe é imputável”.

Fonte: Jornal SOL
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
mas eu já pago 245€ de imposto de circulação que inclui as emissões do co☻2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esta eventual tributação não tem a ver com essas emissões, será sobre as emissões em geral. Eu estou completamente de acordo que esta legislação vá para a frente para ver se algumas pessoas deixam de ser tão petrolheads num país com a fragilidade económica do nosso e completamente dependente do petróleo. Até deviam ir mais longe e adaptar a nossa legislação à possibilidade de importar carros eléctricos como os Tesla e motos eléctricas como a Mission Motors, e outras marcas, em vez de andarmos a "brincar" de amigos do ambiente com inutilidades como os híbridos e os carros elécricos que por aí estão à venda.

DX2
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas, sem aprofundar muito o assunto, efectivamente temos uma sociedade portuguesa muito dependente do petróleo e outros combustíveis fósseis, e como bem o utilizador raposo_744 expressou que já se liquida uma grande fatia de imposto no IUC, que aquando da sua criação foi penalizar os grandes poluidores rodoviários, vulgo CO, assim como este utilizador não percebo muito bem qual é a intenção de duplamente penalizar os transportes rodoviários e não aos combustíveis em geral.


Em relação aos veículos eléctricos, e como bem dito pelo DX2 não existe uma verdadeira compensação para quem importa esses tipos de veiculos, que não é por falta de legislação que são importados mas pelo seu custo tanto em novo como em manutenção, já agora o maior handycap deste veiculos é a sua autonomia, e carga, ou seja se eu quiser fazer uma viagem Porto - Lisboa, algo corrente no meu serviço, tenho sorte em chegar a Lisboa se for a poupar... cerca de 80 km/h e depois tenho que esperar 6 a 8 horas, ou encontrar uma estação especializada de carga para vir embora, agora imagine que tenho diariamente esse tipo de viagem.... nada prático.... mas concordo que o futuro é o veiculo electrico, só não agora, e o combustivel usado para produzir essa mesma energia de carga também polui... além das hidráulicas, as centrais térmicas (fuel) são as únicas que podem ser solicitadas uma maior ou menor produção de energia conforme os gastos... as eólicas só produzem quando há vento e não quando há necessidade dessa mesma energia..., assim mesmo momento o melhor compromisso entre o ecologicamente certo e o funcional são os hibridos..

Bons posts....
 

srcc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2007
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
Mais um imposto da treta assim nao vamos la , eu gasto combustivel como todos nos , mas eu e para trabalhar , acho que ate deveria haver reducao no preco e nada de impostos , agora essa carros eletricos e como user acima mencionou , ia com cliente ate Lisboa ! Chegava a meio caminho " olhe agora temos esperar 4/5 horas para carregar baterias lolllll " ha coisas que esse gajos do ambiente se lembram dasss ainda bem que isto nao vai para frente ;)

Enviado do meu GT-P5100 através de Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
(...) agora essa carros eletricos e como user acima mencionou , ia com cliente ate Lisboa ! Chegava a meio caminho " olhe agora temos esperar 4/5 horas para carregar baterias lolllll " ha coisas que esse gajos do ambiente se lembram dasss ainda bem que isto nao vai para frente ;)
Com os carros eléctricos "de brincar aos ecologistas" que por aí há é assim, mas não com o Tesla Model S. Tem autonomia para 480 kms e com a estação de carga deles pode carregar-se 50% da carga em apenas meia-hora. Este carro já está à venda em Portugal mas, como é habitual, falta o resto. Só para vocês terem uma ideia, nos EUA a marca já vendeu milhares de carros destes, tem uma rede de estações de carga em vários postos de combustível e parques de estacionamento de centros comerciais, em franca expansão e com cargas gratis.

DX2
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

Sim como referi esse é o caminho, os totalmente eletricos, mas continuamos com o mesmo problema de produção de energia, ou viramos para o nuclear como os EUA ou Espanha onde compramos essa mesma energia e estamos a defender uma "energia limpa", ou pelo andar fica mais caro e poluente a produção de energia que o que os veiculos electricos podem poupar... existem outras soluções não poluentes e mais ecológicas que os eléctricos, porque não autorizam a utilização de hidrogénio? as células de combustível... apenas parece que querem brincar ao ecologistas mas sem nunca dar o passo decisivo..

Fico para ver o que vem...

Cumprimentos a todos!
 
Topo