• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O Azevinho (Ilex aquifolium L.)

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Azevinho, um símbolo natalício ameaçado

Azevinho,%20um%20s%c3%admbolo%20natal%c3%adcio%20amea%c3%a7ado1.jpg


Nuno Cruz António

O Azevinho é uma planta bem conhecida pela sua beleza e pelas suas utilizações ornamentais, sobretudo na quadra natalícia. A procura pelos seus ramos e frutos tornou-a rara enquanto planta espontânea.

TAXONOMIA

O azevinho (Ilex aquifolium L.) pertence à família Aquifoliaceae (Aquifoliácias), a qual contém diversas espécies de árvores e arbustos espalhadas pelos trópicos e países temperados.

CARACTERÍSTICAS GERAIS E MORFOLÓGICAS

Possui um porte arbustivo ou arbóreo, podendo alcançar, no segundo caso, uma altura de 8-10 metros. O ritidoma (casca do tronco) é liso e esverdeado. As folhas têm uma forma oblonga ou ovado-oblonga e são alternas, muito rígidas e coriáceas, muito reluzentes. As margens são onduladas e possuem dentes espinhosos. Em estados de desenvolvimento avançados das árvores, estes espinhos tendem a desaparecer.

As flores têm uma cor branca ou rosácea. Nascem solitárias ou em ramalhetes nas zonas de inserção das folhas.

São plantas dióicas (um só sexo em cada planta), ainda que cada uma apresente vestígios do outro sexo na forma de um óvulo rudimentar ou de filamentos estaminais com anteras estéreis. O cálice e a corola têm 4, raramente 5, elementos e estão ligeiramente soldadas na base. Os estames são em igual número às pétalas, alternando com estas.

O fruto é carnoso, muito apelativo aos insectos pela sua cor vermelha ou amarela viva. Floresce de Abril a Junho. Os frutos amadurecem em Outubro mas mantêm-se na árvores durante muito tempo.

Azevinho,%20um%20s%C3%ADmbolo%20natal%C3%ADcio%20amea%C3%A7ado2.jpg

OCORRÊNCIA

Ocorre em toda a região mediterrânica e em Maiorca, nas ilhas Balneares. Na Península Ibérica é mais comum nas regiões setentrionais.

PREFERÊNCIAS AMBIENTAIS

Ocorre em bosques e matagais umbrios, bem como em encostas de montanha igualmente ensombradas. Pode subir até aos 1600 m. Requer solos frescos.

Azevinho,%20um%20s%C3%ADmbolo%20natal%C3%ADcio%20amea%C3%A7ado3.jpg

CURIOSIDADES

- O termo "Ilex" é o nome dado pelos romanos à Azinheira mas que acabou por ser aplicado ao azevinho pelas semelhanças entre as suas folhas e as da sua antiga homónima.

- Uma das tradições inglesas mais antigas, ritual datado do tempo dos Druidas, é o de dar um beijo debaixo do visco (uma planta parasita do azevinho).

- Nos castelos ingleses medievais, cepos maciços da sua madeira eram também queimados, na esperança de arderem no período que ia da véspera de Natal à Epifania (6 de Janeiro). Os seus fragmentos eram guardados para acender o próximo toro do ano.

- Foi a madeira escolhida para construir as janelas do palácio real de Madrid.

- Antigamente acreditava-se que as folhas do azevinho maceradas e misturadas em vinho eram um óptimo tonificante. Tal facto não está provado cientificamente, acreditando os cientistas que este efeito se deve mais ao vinho que ao azevinho.

Azevinho,%20um%20s%C3%ADmbolo%20natal%C3%ADcio%20amea%C3%A7ado4.jpg

UTILIZAÇÕES

É cultivada como planta ornamental, usada principalmente para adornos natalícios. A sua procura do azevinho para este fim foi tão intensa que acabou por levar à proibição da sua recolha no nosso país, sendo hoje bastante rara enquanto planta espontânea.

A sua madeira é de cor branca ou acinzentada, de textura fina e uniforme. É muito pesada, não flutuando na água. É muito dura, sendo difícil de trabalhar, mas é muito boa como combustível para lareiras.

É uma espécie muito utilizada para sebes dado suportar muito bem as podas.
A parte interna do ritidoma, cozida durante 7-8 horas, deixada a fermentar entre 2 a 5 semanas e pulverizada e lavada com água, dá origem a uma goma usada para caçar pássaros.

Tem também algumas utilizações medicinais. Às suas folhas são atribuídas propriedades diuréticas. Os frutos são purgantes e provocam o vómito.


Naturlink​
 
Topo