• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813
O Carnaval 2024 é comemorado no dia 13 de fevereiro. Também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira.

Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo. Isto significa que a sua aplicação é decidida pelos municípios (no caso de trabalhadores públicos) e pelas empresas (no caso de trabalhadores do sector privado).

Do Carnaval até a Páscoa passam-se aproximadamente 40 dias, os quais a igreja recorda como o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio. Este é o tempo da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

Carnaval nos próximos anos​

O Carnaval é comemorado numa data diferente todos os anos. Confere quais as datas do Carnaval para os próximos 5 anos!

  • Carnaval 2024: 13 de fevereiro de 2024
  • Carnaval 2025: 4 de março de 2025
  • Carnaval 2026: 17 de fevereiro de 2026
  • Carnaval 2027: 9 de fevereiro de 2027
  • Carnaval 2028: 29 de fevereiro de 2028

Tradições de Carnaval em Portugal​

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.
As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos, que vestem no domingo e na terça-feira de Carnaval em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.
Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Torres Vedras, Loulé, Famalicão, Ovar, Estarreja e Funchal.
Por norma, nos desfiles são feitas críticas sociais a diferentes níveis - desde o futebol, passando pela televisão, pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.
Carnaval em portugal
Desfile com sátiras sociais é a tónica do Carnaval de Torres Vedras

Origem do Carnaval​

O Carnaval começou a ser festejado na Antiguidade, quando vários eventos pagãos terão influenciado a comemoração atual desta festa.

A Saturnália, em Roma, era um festival que durava dias e em que as pessoas se mascaravam, comiam e bebiam de forma farta.

Carnaval (do latim carnis levale), significa "adeus à carne". No ano 590 d.C., uma vez que a igreja não conseguia combater a comemoração do Carnaval, que se tornava cada vez mais popular, a Igreja Católica determinou que o dia seguinte ao Carnaval marcasse o início de um período de jejum.

Assim, as populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte.

Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano.

É uma época de diversão, onde muitas brincadeiras são permitidas, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal.".

Frases de Carnaval​

  • "É Carnaval, ninguém leva a mal!"
  • "A vida são dois dias, o Carnaval são três!"
  • Não fique triste, o Carnaval existe.
  • "Antes solteiro no Dia dos Namorados, que namorando no Carnaval."
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Rádio​


O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro.

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia dos Namorados (Dia de São Valentim)​


O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.

Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.

O Dia dos Namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de São Valentim.

No Brasil, por exemplo, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Este dia é a véspera de Santo António, conhecido como o santo casamenteiro.

Como o Dia de São Valentim deu origem ao Dia dos Namorados​

O Dia de São Valentim é comemorado pela igreja em 14 de fevereiro.

Nesse dia, o imperador romano Cláudio II mandou matar Valentim por desrespeitado a sua ordem. O imperador havia proibido a realização de casamentos, mas Valentim continuou a realizá-los em segredo.

A história remonta ao século III d.c. O Imperador havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.

Executado no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao Dia dos Namorados.

Antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".

Diversos países, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim (Valentine's Day, em inglês).

Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.

O que fazer no Dia dos Namorados?​

Se ainda não encontrou o programa ideal para o Dia dos Namorados e procura uma atividade barata, temos 5 ideias simples que a sua cara-metade vai adorar!

1. Façam um piquenique​

piquenique romântico


Na hora de almoço, vá buscar a(o) sua(seu) namorada(o) e surpreenda-a(o) com um piquenique à beira-mar ou num parque verde.

2. Prepare uma refeição gourmet​

decoração jantar romântico


Pesquise receitas em livros de culinária ou blogues e ponha mãos à obra. Brinde ao amor com um bom vinho. Vai ver que o seu trabalho vai valer a pena.

3. Alugue uma mota ou uma bicicleta​

passeio de mota


De mota ou de bicicleta, o importante é buscar a sua cara-metade para um romântico passeio até um local emblemático para os dois.

4. Escreva uma mensagem muito romântica​

Mensagem para o Dia de São Valentim


Inspire-se com as palavras mais lindas e coloque na mala da sua amada ou, por exemplo, no casaco do seu amado, uma linda mensagem de amor.

5. Faça uma montagem de fotos​

Fotos de casal


Escolha as melhores fotografias que vocês têm juntos, as mais simbólicas e que representem os momentos mais importantes da vossa relação.

Leia também: Mensagens de Dia dos Namorados românticas que vão impressionar seu amor
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Quarta-feira de Cinzas​


A Quarta-feira de Cinzas observa-se um dia depois da terça-feira de Carnaval.

Também conhecido como o Dia das Cinzas, é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. É celebrado 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e calha sempre entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10).

Não é feriado, mas é um dia importante no calendário cristão, apelando-se ao jejum, abstinência de carne, a dar esmolas e à reflexão.

Tradições da Quarta-feira de Cinzas​

As cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, representam a mortalidade e o arrependimento dos pecados.

Por esse motivo, o padre coloca as cinzas na testa dos católicos durante as missas realizadas neste dia por todo o país, onde se recorda:

“Com o suor do seu rosto
você comerá o seu pão,
até que volte à terra,
visto que dela foi tirado;
porque você é pó,
e ao pó voltará".
(Gênesis 3, 19)
Enquanto traça a cruz na testa dos fiéis, o sacerdote profere estas palavras: "arrependei-vos e acreditai no Evangelho".

quarta-feira de cinzas


Esta tradição remonta ao antigo Médio Oriente, onde o ato de colocar cinzas sobre a cabeça era um símbolo de arrependimento perante Deus.

Desta maneira, os católicos começam a se preparar para o período da Quaresma. A Quaresma simboliza o período em que Jesus ficou no deserto, em penitência e sendo tentado pelo demónio.

A Quarta-feira de Cinzas é um rito próprio da Igreja Católica Romana, não sendo observada pelas igrejas ortodoxas.

Qual será a data da quarta-feira de cinzas nos próximos anos?​

  • 2023: 22 de fevereiro
  • 2024: 14 de fevereiro
  • 2025: 5 de março
  • 2026: 18 de fevereiro
  • 2027: 10 de fevereiro
  • 2028: 1 de março
  • 2029: 14 de fevereiro
  • 2030: 6 de março
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Quaresma 2024 (de 14 de fevereiro a 28 de março)​


A Quaresma 2024 tem início a 14 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, e termina a 28 de março, na quinta-feira da Semana Santa.

A Quaresma, que tem início no dia a seguir ao Carnaval, é um período de conversão e de preparação para a festa de Páscoa, a grande celebração da ressurreição de Cristo.

À imagem de Cristo, que passou 40 dias em jejum no deserto e que sofreu até ao dia da crucificação, os cristãos fazem uma pequena penitência.

Muitas igrejas cobrem as imagens dos santos com tecidos roxos, e as músicas das celebrações ficam mais introspectivas. Essa tradição observa-se desde o século IV.

A palavra "quaresma" advém da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia).

Tempo da Quaresma​

Quaresma


O tempo da Quaresma é um tempo de penitência, oração, esmola e conversão.

É tradição que durante os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo, os cristãos se preparem espiritualmente para a Páscoa. Além de orar e refletir, as pessoas se preparam fisicamente fazendo jejum e não comendo carne. A abstinência de carne deve ser observada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

A fim de auxiliar os fiéis a se preparem para a Páscoa, várias paróquias organizam retiros espirituais, cumprem o exercício da via-sacra e a recitação do rosário durante esse período.

A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende 46 dias - mas os domingos não são contabilizados, visto não serem dias de penitência - e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.

Leia mais sobre a Páscoa.

Quaresma de São Miguel​

Também se celebra a Quaresma de São Miguel, entre agosto e setembro, terminando no Dia dos Arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael). Esta tradição foi criada por São Francisco de Assis, em 1224.

Na Igreja Católica Romana, esta deixou de ser uma prática oficial da igreja, porém ela segue viva entre os cristãos ortodoxos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia do Amor​

O Dia do Amor celebra-se a 14 de fevereiro, sendo este o dia mais romântico do ano, pois em muitos países do mundo nesta data festeja-se o Dia dos Namorados.

Também conhecido como o Dia Internacional do Amor, a data não faz parte de nenhum calendário oficial, mas a data da comemoração possivelmente ganhou esse destaque graças ao famoso Dia de São Valentim.

O Dia de São Valentim recorda a data em que o bispo Valentim foi executado, depois de desobedecer o imperador romano Cláudio II, e ter continuado a celebrar casamentos de combatentes solteiros. Segundo o imperador, os solteiros apresentavam melhor desempenho nas batalhas.

Mensagens do Dia do Amor​

Frases para celebrar o Dia do Amor:

  • O amor é a linguagem universal pela qual todos nós nos entendemos.
  • O amor é o sentimento mais nobre do mundo e se há alguém que merece o meu amor, esse alguém és tu.
  • O amor somos nós.
  • O amor devia celebrar-se todos os dias mas hoje deixo-te ficar um abraço especial.
  • Espalhar o amor é espalhar a felicidade. Feliz Dia do Amor!
  • Hoje quero espalhar o amor. De tudo o resto o mundo está já cheio.
Mais do que as palavras, neste dia importam as ações: demonstre o quanto gosta de uma pessoa com gestos atenciosos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Nacional do Doente Coronário​


O Dia do Doente Coronário celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro.

A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por todo o espaço da Comunidade Europeia.

Naquele que é também o Dia dos Namorados, aproveita-se para chamar a atenção da população para problemas que atacam o coração, como o tabagismo ativo e passivo, a má alimentação e a falta de exercício físico.

Neste dia realizam-se rastreios cardiovasculares gratuitos, caminhadas, workshops, bailes, encontros, sessões informativas, degustações de comida saudável, torneios desportivos, entre outras iniciativas.

Doença coronária​

A doença coronária caracteriza-se pelo desenvolvimento de placas ateroscleróticas no interior das artérias coronárias. Com a concentração de gorduras nas paredes das artérias, a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos do coração são colocadas em causa.

Doente coronário é aquele que sofre de insuficiência cardíaca crónica. Ele pode ser alguém que já teve um enfarte do miocárdio ou que apresenta queixas de dores no peito ligadas ao esforço.

Em Portugal a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas por ano, sendo que as doenças cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte na nação (42% dos óbitos).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional da Criança com Cancro​


O Dia Internacional da Criança com Cancro é celebrado a 15 de fevereiro.

Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença.

Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. Os especialistas defendem que o diagnóstico precoce é fundamental, permitindo salvar 8 em cada 10 crianças.

Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Cancro Infantil em Portugal​

Portugal é o segundo país europeu, e o terceiro no mundo, com mais dadores de medula óssea por milhão de habitantes.

Sinais a ter em conta na deteção precoce do cancro infantil​

  • manchas brancas nos olhos
  • estrabismo súbito
  • cegueira
  • febre inexplicável prolongada
  • perda súbita de peso
  • palidez
  • fadiga
  • sangramento fácil
  • ossos doridos
  • dores inexplicáveis nas articulações e costas
  • fraturas fáceis
  • mudança ou deterioração da caminhada equilíbrio ou no discurso
  • inchaço na região da cabeça
Todos os anos são diagnosticados 13000 novos casos de cancro infantil (até aos 19 anos de idade) na Europa.

A taxa de cura ronda os 75%, mas o cancro continua a ser a principal causa de morte nas crianças após 1 ano de vida (3000 crianças por ano) na Europa. A maior taxa de incidência de cancro pediátrico regista-se na faixa entre os 2 e os 4 anos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de Santa Juliana​


O Dia de Santa Juliana de Nicomedia é comemorado a 16 de fevereiro, no dia de falecimento da santa.

Esta é a data de comemoração na Igreja Católica Romana. Na Igreja Ortodoxa a santa é comemorada a 21 de fevereiro.

Juliana fazia parte de uma família rica e ilustre de Nicomedia, sendo a única cristã da família, tendo sido batizada em segredo, dada a hostilidade do pai em relação aos cristãos.

Aos 9 anos foi prometida em casamento ao governador da cidade, um pagão de nome Evilásio. O casamento realizar-se-ia aos 18 anos, mas chegada a essa idade, Juliana recusou-se a casar, aceitando apenas o casamento na condição de Evilásio se batizar e se tornar cristão.

Irritado, Evilásio denunciou Juliana às autoridades por ser cristã. Ela foi então presa e levada a tribunal perante o próprio noivo. Evilásio foi o seu juiz e executador. Como ela se recusou novamente a casar e a negar a sua fé, ele ordenou que a torturassem violentamente. Juliana manteve-se irredutível. Finalmente foi decapitada, tornando-se numa mártir cristã, no ano de 305.

O seu martírio terá levado a muitas conversões. A santa foi muito popular na Idade Média, sendo invocada pelo povo na doença. Foi especialmente adorada na Holanda, na Itália e em Espanha. As suas relíquias foram transladadas para Nápoles e posteriormente para Espanha.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas​


O Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas é comemorado a 17 de fevereiro.

A Ordem dos Servos de Maria, cujos membros são conhecidos como servitas, foi fundada em 1245. É uma ordem religiosa de frades dedicados a Nossa Senhora das Dores.

Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas são comemorados em conjunto no mesmo dia: Alessio Falconieri, Amadeo degli Amidei, Manetto dell'Antella, Buonfiglio Monaldi, Gherardino Sostegni, Giovanni Buonagiunta e Ricovero dei Ugoccioni. Festejam-se no dia 17 de fevereiro em memória de Alessio Falconieri, o mais ancião dos sete, falecido neste dia.

No dia 15 de agosto do ano 1233 os sete jovens que costumavam fazer versos e cânticos diante de uma imagem de Nossa Senhora foram surpreendidos com a aparição da Santa, desgostosa com a guerra civil em Florença, que se arrastava quase há duas décadas.

A partir daí os sete jovens, que eram nobres e ricos, abandonaram tudo o que tinham, incluindo as famílias e retiraram-se para o Monte Senário. Os sete dedicarem-se totalmente à penitência, à oração e à caridade. Entre a fraternidade do grupo nasceu o sonho de formar uma comunidade religiosa, sonho esse que se veio a concretizar 12 anos mais tarde.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Teotónio​


O Dia de São Teotónio celebra-se a 18 de fevereiro.

São Teotónio foi o primeiro santo português. Nasceu em Valença em 1082 e faleceu em Coimbra em 1162, precisamente no dia 18 de fevereiro, dia em que é celebrado. Foi canonizado no ano seguinte à sua morte.

Nascido numa família nobre do Alto Minho, Teotónio foi uma alta figura na sociedade portuguesa, sendo amigo e aliado de Afonso Henriques, tendo ajudado a destronar a Infanta Dona Teresa de Leão, a qual terá excomungado, assegurando-lhe que "a única Senhora digna desse Título era a Nossa Senhora."

Foi um dos fundadores do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde foi prior e onde foi sepultado, perto do amigo Dom Afonso Henriques. Senhor de grande humildade, honestidade e de sede de justiça, recusou por duas vezes ser bispo e andou em peregrinação pela Terra Santa, sendo-lhe apontada a realização de um milagre no Mar Egeu.

São Teotónio ficou para a história como um grande reformador da vida religiosa no reino nascente de Portugal. É o padroeiro de Viseu, de Valença e de São Teotónio, em Odemira, a freguesia mais extensa de Portugal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional da Síndrome de Asperger​


18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo.

Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Asperger​

A partir da década de 1980, os trabalhos do Dr. Asperger foram ganhando cada vez mais importância. Com isso, os pais que tinham filhos com a Síndrome de Asperger resolveram criar uma data para conscientizar o grande público sobre as peculiaridades deste fenômeno.

Dia de Oração pelo Autismo e Síndrome de Asperger


Assim, eventos, palestras e encontros começaram a ser promovidos com o objetivo de apoiar a integração social dos portadores desta síndrome e oferecer condições de igualdade para que eles tivessem uma vida digna e se sentissem bem.

Síndrome de Asperger​

A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social.

Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.

Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Conrado​


O Dia de São Conrado festeja-se a 19 de fevereiro, na data de falecimento do santo.

Conrado de Piacenza nasceu por volta de 1290 em Calendasco, Itália, e faleceu a 19 de fevereiro de 1351, em Noto, na Sicília.

Era um homem casado e de muitas posses, que gostava de divertimentos como o caça. Numa certa altura, enquanto caçava, provocou acidentalmente um incêndio que prejudicou muitas pessoas.

Conrado fugiu assustado, mas quando soube que um homem inocente ia ser condenado e executado, ele apresentou-se às autoridades confessando a autoria do incêndio.

Encarando o sucedido como um sinal divino, Conrado vendeu os seus bens para reconstruir o que o incêndio tinha destruído e separou-se da mulher para procurar penitência na vida de eremita. Já a sua esposa entrou num convento, para se tornar numa freira.

Conrado ganhou a reputação de santo e começou a receber muitas visitas em Piacenza, onde se tinha retirado, o que o fez partir para Roma e depois para Noto, na Sicília. Foi neste local isolado que viveu mais de três décadas de solidão e de oração. Terá realizado vários milagres até morrer, de joelhos, a rezar, no dia 19 de fevereiro de 1351.

Foi canonizado em 1625. É o santo invocado para a cura das hérnias.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Justiça Social​


O Dia Mundial da Justiça Social comemora-se todos os anos a 20 de fevereiro.

A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com a Resolução A/RES/62/10, e celebrada pela primeira vez em 2009.

O objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados.

Problemas de justiça social​

Diariamente são colocadas barreiras às pessoas pelo seu género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência. O próprio sítio onde a pessoa nasce acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consume 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial.

Nesta data a ONU faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais e realizam-se diferentes iniciativas pelo mundo para promover a justiça e a igualdade social, como encontros, colóquios, exibições de filmes, campanhas, etc.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional da Língua Materna​


O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.

Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.

Origem da data​

O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.

A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Europeu da Vítima de Crime​


O Dia Europeu da Vítima de Crime observa-se no calendário a 22 de fevereiro.

Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos na União Europeia.

A origem da data deve-se à ação do fórum europeu (Victim Support Europe), que agrega serviços de apoio às vítimas nacionais de mais de duas dezenas de países da Europa.

Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes.

A APAV está responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal nos seus variados gabinetes de apoio à vítima espalhados pelo país. A sua linha de apoio (116 006) gratuita e confidencial equivale ao número europeu de apoio à vítima.

Para assinalar esta data é também revelado um relatório anual com estatísticas da linha de apoio à vítima.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia do Pensamento​


O Dia do Pensamento tem lugar a 22 de fevereiro.

Este dia, também conhecido como Dia do Fundador, foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas e a fraternidade.

Nos diversos países do mundo faz-se uma corrente de pensamentos e realiza-se uma angariação de fundos para ajudar na missão dos mais de 10 milhões de Guias (o "Tostão Mundial") a nível global. Como não bastam pensamentos, este é também um dia de ação, para alcançar a amizade mundial.

Outro objetivo do dia é incentivar mais raparigas e jovens a juntarem-se ao movimento das Guias e Escuteiras.

Origem do Dia do Pensamento​

O “Thinking Day” ou “Founder’s Day” remonta a 1926, por altura da quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro.

"Um tostão pelos teus pensamentos" foi o mote sugerido na altura para ajudar a implementar o guidismo pelo mundo. Com o passar dos anos, o Dia do Pensamento tornou-se numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias e Escuteiras. O seu significado mantém-se porém, tanto para escoteiros como para não escoteiros: reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Policarpo​



O Dia de São Policarpo celebra-se a 23 de fevereiro.

São Policarpo de Esmirna foi um bispo e mártir cristão, discípulo de São João, um dos doze apóstolos de Cristo. É considerado um dos três principais Padres Apostólicos e o autor da Epístola de Policarpo aos Filipenses.

Policarpo terá nascido em 69 e falecido em 155, com 86 anos, em Esmirna, na Turquia. Ao recusar-se a acender incenso para o imperador romano, Policarpo foi condenado a ser queimado vivo na estaca. Como as chamas não o tocavam, Policarpo terá sido apunhalado até à morte.

São Policarpo é representado comummente com um pálio e com um livro que representa a sua Carta aos Filipenses. É o santo a quem se reza tradicionalmente para se curar as dores de ouvido.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia do Engolidor de Espadas​


O Dia do Engolidor de Espadas celebra-se no último sábado de fevereiro.

Esta é uma data mundial de comemoração da arte de engolir espadas e do seu artista executante em especial.

Todos os anos a Associação Internacional de Engolidores de Espadas (Sword Swallowers Association International - SSAI) organiza eventos para homenagear os praticantes desta arte, desde os artistas profissionais aos amadores e aos acidentados.

Esta é uma arte milenar, que remonta há dois mil anos antes de Cristo, na Índia, sendo praticada por faquires. A preparação física e psicológica para se conseguir engolir espadas até ao estômago requer anos. O engolimento de espadas consiste no perigoso ato de introduzir uma espada na boca, fazendo-a deslizar pelo esófago, podendo chegar mesmo até ao estômago.

Um dos engolidores de espadas mais famosos do mundo é Dan Meyer. Neste dia pode assistir a espetáculos de engolimento de espadas ou investigar sobre esta arte para a conhecer melhor.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Etelberto​

O Dia de São Etelberto é celebrado a 24 de fevereiro.

Santo Etelberto de Kent, nascido em 560, foi o rei do reino de Kent entre 580 e 616, até ao dia sua morte, a 24 de fevereiro.

Foi o primeiro rei inglês a se converter ao Cristianismo. Depois de se casar com a princesa francesa Berta, Etelberto concedeu liberdade religiosa à sua esposa que era cristã, uma mulher amável, piedosa e virtuosa.

Berta terá influenciado o Papa Gregório I a enviar Santo Agostinho como missionário de Roma a Kent. Pouco tempo depois Etelberto, impressionado com Agostinho e seus companheiros missionários, se converteu juntamente com a sua corte ao Cristianismo, no Pentecostes de 597, num exemplo ímpar de tolerância e de interesse por uma religião na história dos reis.

Etelberto iniciou um enorme processo de conversão no reino de Kent, sem impor a sua fé ao reino, cuidando apenas pela sua propagação. O rei ofereceu terrenos para a construção de igrejas, como a catedral de Cantuária e concedeu permissão para reconstruir antigas igrejas e para construir novas.

O seu empenho em melhorar a vida dos súbditos e a nobreza da sua conversão concederam-lhe o estatuto de santo. A sua esposa Berta e a filha destes também foram canonizadas.
 
Topo