• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Réveillon

O Réveillon festeja-se a 31 de dezembro.
Significado de Réveillon

Revéillon é um termo utilizado para noite de passagem de ano, em concreto para a comemoração da entrada no novo ano.

De origem francesa, o significado da palavra réveillon prende-se com despertar e acordar, já que em francês “réveiller” quer dizer acordar. O termo provém do latim, de “velare” e “vigilare”, ou seja, “fazer vigília, velar, não dormir”.

Como é necessário estar acordado até à meia-noite, começou a utilizar-se o termo "revéillon" pela passagem de ano.

reveillon-portugal_c.jpg
Tradições e superstições de ano novo

Os países que seguem o calendário gregoriano celebram o réveillon com uma ceia no dia da véspera de Ano Novo. À meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, lança-se um espetáculo de fogo de artifício no ar e comemora-se fervorosamente a entrada no novo ano, seguindo até muitas pessoas certas superstições de ano novo, tais como:

à meia noite, brindar com champanhe e comer uma uva passa por cada badalada do relógio, pedindo um desejo por cada uma das 12 badaladas;
fazer barulho;
entrar no ano de pé direito;
subir um degrau ou cadeira com dinheiro na mão;
vestir pelo menos uma peça de roupa interior nova e de cor azul;
atirar ratos e tachos velhos pela janela;
dar um mergulho no mar.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Véspera de Ano Novo

A Véspera de Ano Novo é celebrada dia 31 de dezembro e é uma das principais datas festivas do ano.

Este é o último dia do ano, antecedendo o Dia de Ano Novo, que é um feriado.

Também é um dia para ligar aos amigos e familiares desejando um bom ano novo.

Neste dia são feitos os preparativos para a ceia de passagem de ano e para a celebração do novo ano, também conhecido como Réveillon.

reveillon-2_c.jpg
Tradições de Ano Novo

À meia noite, brindar com champanhe e comer uvas passas
Comer uma uva passa por cada badalada e pedir um desejo em cada uma, ou seja, pedir 12 desejos
Vestir pelo menos uma peça de roupa interior nova e de cor azul
Entrar no ano de pé direito

Noite de passagem de ano

Como é um dia de festa, e cheio de superstições, há um cuidado especial com a indumentária e muitas pessoas optam por vestir uma roupa especial para esta ocasião.

As opções para a noite de passagem de ano são várias, basta escolher aquela que mais lhe agradar:

Passar a noite de passagem de ano num hotel
Passar a noite de passagem de ano na rua
Passar a noite de passagem em casa
Gozar uns dias de férias e viajar até um destino à sua escolha, seja em Portugal ou no estrangeiro

Balanço do ano que acaba

Neste dia é feito um balanço do ano que termina quando são relembrados os momentos bons e maus do ano que termina e os acontecimentos mais relevantes do ano, seja a nível pessoal ou profissional.

Desta forma são escolhidas as resoluções de ano novo, a cumprir ao longo do novo ano, com toda a energia e motivação que a mudança de ano proporciona.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de São Silvestre

São Silvestre foi o 33º Papa, de 31 de janeiro de 314 a 31 de dezembro de 335, dia em que faleceu. Foi responsável pelo início da paz na Igreja, ao acabar com a perseguição aos cristãos durante o Império Romano.

sao-silvestre-2_c.jpg
Corrida de São Silvestre

Em vários países realiza-se neste dia a Corrida de São Silvestre, uma corrida de atletismo aberta a homens e mulheres de todo o mundo.

Em Portugal a tradição da corrida de São Silvestre também se faz sentir, com a realização de cerca de 50 corridas, com destaque para Lisboa, Porto e Amadora. Outrora realizadas na noite de fim de ano, com o aumento das provas de São Silvestre as corridas espalharam-se no calendário, com a realização de provas em dezembro e janeiro. As corridas têm tradicionalmente a extensão de 10 quilómetros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de São Basílio

O Dia de São Basílio comemora-se a 2 de janeiro.

Basílio de Cesareia, Basílio Magno ou Basílio o Grande, assim chamado pela sua sabedoria e doutrina, nasceu a 329 ou 330 na Cesareia, Capadócia, atual Turquia, e faleceu a 1 de janeiro de 379 no mesmo local.

São Basílio foi um bispo, teólogo e Doutor da Igreja que deixou várias obras para a posterioridade.

Juntamente com Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa é um dos Padres Capadócios. Ele é também emparelhado com Gregório de Nazianzo e com João Crisóstomo no grupo dos Três Grandes Hierarcas, que são celebrados conjuntamente a 30 de janeiro.

Considerado o pai do monasticismo nas igrejas orientais, pelas suas inovações e pela filosofia da vida monástica que instaurou, São Basílio foi ainda um feroz combatente das heresias no início do Cristianismo como religião oficial do Império Romano.

O santo ficou ainda conhecido pelo seu apoio aos pobres e doentes. É o padroeiro da Rússia, da Capadócia, dos reformadores, monges e administradores hospitalares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia do Festival do Sono

3 de janeiro. Esta é a data do Dia do Festival do Sono.

Não, você não está a sonhar. A data existe. E se você não está a sonhar, deveria. Dormir bem é uma obrigação neste dia.

Ninguém sabe ao certo quem criou esta data não oficial, certamente alguém que adora dormir, mas o facto é que o “Festival of Sleep Day” tornou-se numa celebração popular por todo o mundo.

O dia foi criado para aqueles que gostariam de descansar e de relaxar depois das movimentadas e exigentes festas de Natal e de Ano Novo. O objetivo é colocar o sono em dia, após todas as longas noites dos feriados e das férias.

Para ter as energias recarregadas para o ano novo de trabalho ou de escola que começa, e para cumprir as suas desafiantes resoluções, deve-se tentar descansar ao máximo, sendo este dia uma lembrança da importância do sono a ter em conta por todo o ano. No caso dos adultos recomenda-se dormir 6 a 8 horas por noite.

A data está ainda associada à perda de peso, visto as noites mal dormidas resultarem em cansaço e em fome no organismo, compensando as pessoas as suas falhas energéticas pela ingestão de comida muito calórica.

Como não há regras para a celebração deste dia, a pessoa pode simplesmente fechar os olhos e descansar da forma que mais lhe agradar, seja na cama, no sofá ou na cadeira favorita. Com o frio do inverno a convidar ao descanso, esta é uma oportunidade de ouro para hibernar e restabelecer as energias.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia Mundial do Braille

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

braile_c.jpg
Braille

Livros, folhetos, medicamentos, cd's, dvd's, são alguns exemplos de produtos com impressão em Braille para facilitar a perceção do conteúdo.

O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Em Portugal, destaque-se o papel do Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P, que no Dia Mundial do Braille organiza vários eventos para celebrar a efeméride.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia Mundial do Hipnotismo

O Dia Mundial do Hipnotismo celebra-se anualmente a 4 de janeiro.

A data foi criada em 2005 e celebrada pela primeira vez em 2006, com o objetivo de informar o público sobre os benefícios do hipnotismo, através da realização de eventos gratuitos ou de baixo custo pelo mundo.

Como muitos filmes e livros passam uma falsa imagem do hipnotismo ao público geral, outro objetivo do dia é desvendar a verdade sobre o uso do hipnotismo.

Um dos mitos do hipnotismo é o controlo da mente da outra pessoa, obrigando-a a fazer coisas que ela não quer. Ao contrário do que se pensa, quando uma pessoa está em hipnose, ela está muito concentrada e com a memória focada, havendo muita atividade em todo o seu córtex cerebral.

Assim, uma pessoa consegue lembrar-se mais detalhadamente de situações do passado relacionadas com as suas dificuldades emocionais ou sociais atuais, canalizando-se um tratamento terapêutico natural no sentido de vencer esses obstáculos.

Está cientificamente provado que a hipnose pode ajudar uma pessoa a controlar e a vencer os seus medos, fazendo-a perder ou ganhar peso, baixar o seu nível de stress, deixar de fumar, dormir profundamente, sentir-se jovem, etc.

Logo pelo início do ano, o Dia Mundial do Hipnotismo é então uma altura ideal para fazer mudanças na vida e para cumprir as resoluções do ano novo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.

Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.
Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela.

Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são: o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.

Dia de Reis

É também o dia em que se cantam as "Janeiras", o qual começa após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.

No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.
Poemas do Dia de Reis

bolo-rei_c.jpg
Dia de Reis

Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.
Os Três Reis Magos

Já os três reis são chegados
À lapinha de Belém
A adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Mãe.

Os três reis do Oriente
Vieram com grande cuidado
Visitar o Deus Menino
Por uma estrela guiados.

A linda estrela os guiou
Até à sua cabaninha
Onde estava o Deus Menino
Deitadinho na palhinha.

Venho dar as Boas Festas
As Boas Festas d' Alegria
Que vos manda o Rei da Glória
Filho da Virgem Maria.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Epifania do Senhor

A Epifania do Senhor celebra-se a 6 de janeiro.

O Dia da Epifania comemora-se tradicionalmente doze dias após o Natal, no Dia de Reis. Com a reforma do calendário litúrgico, em muitos países a data celebra-se no domingo entre o dia 2 e o dia 8 de janeiro (dois domingos após o Natal).

A Epifania do Senhor é a manifestação do Filho de Deus no corpo de Jesus Cristo, o momento de revelação de Jesus ao mundo. Esta celebração centra-se na adoração dos três Reis Magos ao Menino Jesus, um símbolo do reconhecimento de Cristo como salvador da humanidade.

Para além deste momento, a Igreja celebra mais duas epifanias. Com especial incidência na primeira, celebram-se três epifanias do Senhor ao longo do ano litúrgico:

A epifania aos Reis Magos, pelo nascimento,
A epifania a São João Batista no rio Jordão, pelo batismo;
A epifania aos discípulos com a boda de Canã, pelo início da vida pública.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de São Luciano

É a 7 de janeiro que se comemora o Dia de São Luciano.

Luciano de Antioquia nasceu por volta de 240 na Turquia e faleceu a 7 de janeiro de 312. Foi um teólogo, presbítero e mártir cristão.

Quando jovem ficou órfão e distribuiu os seus bens pelos pobres, procurando asilo num convento. Estudou as disciplinas sagradas e começou a fazer parte do clero de Antioquia.

Como um dos homens mais versados da Igreja, Luciano fundou uma escola de catequese que formou várias personagens famosas na história da Igreja.

Durante a perseguição do imperador romano Maximiano Daia aos cristãos, São Luciano foi preso em Antioquia e enviado à Nicomédia, onde ele suportou terríveis torturas por mais de nove anos de cárcere, recusando sempre negar a sua fé. Preso sobre cacos de vidro e pedras afiadas, Luciano recusava comida proveniente de templos pagãos mesmo sem comer por 15 dias.

Reza a história que por troca de favores com o carcereiro, alguns discípulos de Luciano conseguiram entrar na prisão com pão e vinho. O santo sorriu e recusou a oferta, afirmando que não era o seu corpo que precisava de alimento, mas sim a sua alma.

Deitado no chão, preso a um cepo, com os membros desarticulados e sem um ponto de corpo que não estivesse maltratado, São Luciano convidou os seus discípulos a celebrarem com ele pela última vez os sagrados mistérios. Na ausência de altar para a celebração, Luciano utilizou o próprio peito, por considerar que o corpo é um templo de Deus.

Altar vivo de Cristo, São Luciano tombou na espada no dia seguinte, afirmando “sou cristão”.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia da Rotação da Terra


O Dia da Rotação da Terra celebra-se todos os anos a 8 de janeiro.

A data comemora a demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo neste mesmo dia em 1851 pelo físico francês León Foucault.

Foucault suspendeu uma esfera de bronze de 30kg cheia de chumbo, por um fio de 67 metros de comprimento, no topo do Panteão em Paris. Com este dispositivo, agora chamado de pêndulo de Foucault, o físico francês demonstrou que o plano do balanço do pêndulo girava em relação à rotação da Terra.

Newton tinha descoberto previamente a gravidade, mas ainda ninguém tinha demonstrado a sua causa, a rotação da terra.

Hoje em dia é possível ver o pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra, em museus de ciência de todo o mundo.

Para celebrar o dia pode-se visitar museus de ciência para saber mais sobre a rotação da Terra e sobre os seus efeitos nos humanos, ou fazer modelos do sistema solar com as crianças, por exemplo.

A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de Santa Gúdula

O Dia de Santa Gúdula comemora-se a 8 de janeiro.

Santa Gúdula, Gúdula de Bruxelas ou Gúdula de Moorsel nasceu por volta de 646 em Brabante, atual Bélgica, e faleceu entre 680 e 714, no dia 8 de janeiro.

Segundo a lenda, a santa se dirigia pela aurora à capela de São Salvador, em Moorsel, quando o demónio apagou a lanterna que ela levava, chateado com a sua devoção. Gúdula ajoelhou-se e rezou, acendendo-se novamente a lanterna milagrosamente. É por essa razão que a santa é representada tradicionalmente com uma lanterna ou uma vela, por vezes acompanhada de um anjo da guarda e de um diabo que batalham entre si.

À santa virgem Gúdula são ainda atribuídos milagres de cura de crianças paralíticas e de mulheres leprosas.

Gúdula é a santa padroeira de Bruxelas e a santa nacional da Bélgica. É na cidade de Bruxelas que se encontra a Catedral de São Miguel e de Santa Gúdula, onde repousam as suas relíquias.

Na diocese de Gent, a santa é celebrada a 19 de janeiro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de São Julião


O Dia de São Julião celebra-se a 9 de janeiro.

São Julião de Antioquia (ou de Antinoe, Egito, como se descobriu mais tarde) foi um mártir do séc. IV, falecido provavelmente a 9 de janeiro de 302.

Filho de uma família cristã, Julião casou com a jovem Basilissa aos 18 anos, a pedido da família. Ambos manifestaram o desejo de servir unicamente a Deus e fizeram o pacto de manter a castidade e ajudar os necessitados. Com a morte dos pais, o casal fez da casa um hospício com capacidade para mil pobres. Julião encarregou-se da ala masculina e Basilissa da feminina.

Julião foi denunciado às autoridades por albergar cristãos e como se recusou a abandonar a fé em Cristo e a adorar os ídolos pagãos foi torturado por um longo período até morrer. Basilissa terá conseguido ainda ajudar os pobres e leprosos até falecer, a 18 de novembro de 304.

Julião e Basilissa são lembrados pela Igreja Católica a 6 de janeiro, segundo o último ajuste oficial no Martirológio Romano. Em locais como a Figueira da Foz, São Julião é celebrado ainda a 9 de janeiro. Além da Figueira, existem mais 35 freguesias em Portugal cujo orago é S. Julião, mas não se trata sempre da mesma entidade, visto existirem diferentes santos com o nome de Julião.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de São Agatão

É a 10 de janeiro que se celebra o dia de São Agatão.

Nascido em 620 em Palermo, Agatão foi um monge benedito que vendeu toda a sua herança e distribuiu o seu dinheiro pelos pobres antes de entrar no mosteiro de São Hermes.

Mesmo com poucos estudos, tornou-se tesoureiro da Igreja. O Papa Dono considerava-o muito digno de receber as ordens sacerdotais, consagrando-o sacerdote em 677 e preparando-o como seu sucessor, o que veio a acontecer em 678.

São Agatão foi assim o 79º Papa da história da Igreja Católica. No seu pontificado ocorreu o sexto concílio ecuménico, no ano de 680, colocando-se um ponto final à heresia monoteísta, na qual Cristo só possuía uma natureza, a divina. Com a encíclica de Agatão, Cristo passou a ter duas naturezas, a divina e a humana.

Agatão opôs-se a abusos imperiais, cuidou com afinco da disciplina nos mosteiros e ainda foi autor do juramento papal, realizado desde então por todos os papas no dia de sua coroação.

Conhecido pela sua humildade, santidade e carácter, Agatão recebeu o título de “fazedor de milagres” pelos vários milagres que terá protagonizado. Morreu em 10 de janeiro de 681, em Roma, possivelmente assolado pela peste, terminando o seu pontificado neste mesmo dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia Internacional do Obrigado

O Dia Internacional do Obrigado ocorre a 11 de janeiro.

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário.

Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere. Neste dia diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de Santo António Maria Pucci



O Dia de Santo António Maria Pucci festeja-se a 12 de janeiro.

Nascido a 16 de abril de 1819 em Pogiolo de Vernio, na região de Florença, Itália, o santo foi batizado com o nome de Eustáquio Pucci.

Aos 18 anos entrou no convento dos Servos de Maria da Santíssima Anunciação de Florença, mudando o nome para António Maria. Depois de fazer a profissão religiosa foi ordenado sacerdote.

Aos 24 anos foi enviado para a nova paróquia de santo André, em Viarégio, como vice pároco, tornando-se seu pároco aos 27, função que veio a executar por quarenta e cinco anos, até à data da sua morte.

Ao mesmo tempo foi prior conventual e provincial, onde se manifestou mais como um irmão e um servo do que como um superior. Fundou ainda congregações e orfanatos marianos.

Disponibilizando-se com alegria a todos, especialmente aos pobres e aos doentes, e inteiramente virado para Deus e para a Virgem Maria, o santo acabou por falecer a 12 de janeiro de 1892, depois de contrair pneumonia ao acorrer a um doente numa noite tempestiva.

Chamado de “curador” pelos seus fiéis por se dedicar afincadamente à cura espiritual destes, António Maria Pucci foi proclamado santo em 1962 por João XXIII.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia do Velho Ano Novo

O Velho Ano Novo celebra-se a 13 de janeiro.

Os cristãos ortodoxos comemoram o Velho Ano Novo ou o Ano Novo Ortodoxo treze dias depois do Ano Novo do calendário gregoriano.

O dia marca o fim do velho (anterior) ano e a chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, que antecede historicamente o calendário gregoriano.
velho-ano-novo_c.jpg
Ano Novo Ortodoxo

Como a diferença do calendário juliano para o gregoriano é de 13 dias nos séculos XX a XXI, a data comemora-se a 13 de janeiro. Contudo, a diferença entre os dois calendários aumenta um dia a cada século, sempre que o número de centenas do ano não é um múltiplo de quatro. Assim a partir de 2101 a data comemorar-se-á a 14 de janeiro.

A noite de 13 de janeiro para dia 14, correspondente à chegada do Ano Novo pelo calendário juliano, é celebrada em países como a Rússia, Geórgia, Bielorrússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Moldávia, Ucrânia, Sérvia, Macedónia, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Gales e Suíça.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de Santo Hilário

É a 13 de janeiro que se comemora o dia de Santo Hilário.

Hilário de Poitiers foi um bispo gaulês na cidade romana de Pictávio, atual Poitiers.

Nascido por volta do ano 300, numa família pagã e hedonista, Hilário recebeu uma sólida educação, ao mesmo tempo que procurava o sentido da vida. Foi ao estudar o Antigo e o Novo Testamento que acabou por o encontrar, o que o levou a querer ser batizado, juntamente com a sua mulher e filha, em 345.

Dado o respeito que a população de Pictávio lhe prestava, acabou por ser eleito bispo da cidade em 353. Enquanto bispo lutou ferozmente contra o arianismo que assolava a Igreja Ocidental, o que lhe concedeu os nomes de “Martelo dos arianos” e “Atanásio do ocidente”, pela semelhança com o bispo de Alexandria.

Hilário foi exilado pelo imperador Constâncio para a Frígia, por quatro anos, mas não deixou de evangelizar e de escrever na cadeia. Os seus escritos eram tão inconvenientes para os seus adversários que acabou por ser mandado de volta para a sua diocese.

Hilário, aclamado por Santo Agostinho como "o mais ilustre doutor das igrejas", invocou um Concílio em Paris e participou em vários conselhos no Ocidente, sempre em defesa da verdade de Jesus Cristo. Acabou por falecer por volta de 368 na sua terra natal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia Mundial do Compositor

O Dia Mundial do Compositor celebra-se a 15 de janeiro.

Este dia surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma.

O compositor é o profissional que escreve músicas. Aquele que interpreta as suas canções é conhecido como compositor ou cantautor.
Frases do Dia Mundial do Compositor

Ser compositor é se expressar com sons naturais que surgem do interior.
O compositor é um fingidor. Finge a música que deveras sente.
A vida para um compositor é uma arte. Uma arte que pode ser apreciada por todos.
Um compositor é o intérprete de todas as emoções que o coração do homem vive.
Por trás de uma bela música, há um grande compositor.

Como celebrar o Dia Mundial do Compositor

Pode celebrar o Dia Mundial do Compositor ao som dos seus compositores preferidos ou optar por conhecer novos compositores. Se é um compositor pode escrever uma música especial neste dia e partilhá-la. É o seu dever.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
Dia de Santo Amaro

O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de janeiro.

Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.

Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.

Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.

A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.

É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

Em Portugal é celebrado em locais como Esposende, Vieira do Minho, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.
 
Topo