Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Mundial do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feita de outubro.
Conhecido em inglês como World Smile Day, foi criado em 1999, sendo comemorado desde então todos os anos na primeira sexta-feira do mês de outubro.
A sua criação deve-se a Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, um círculo amarelo sorridente, que é reconhecida internacionalmente.
A 28 de abril também se celebra o sorriso a nível mundial. Isso porque na internet foi divulgada a ideia de que esse era o dia mundial do sorriso.
Você também pode se interessar por 18/01: Dia internacional do riso.
Frases do Dia Mundial do Sorriso
Quem sorri vive mais.
Sorrir é ser feliz.
Para acabar com o stress basta sorrir.
Sorrir é gratuito e dá milhões.
Sorrir é florir por dentro e brilhar por fora.
Não sorrir é envelhecer aos poucos.
pessoas sorrindo
Benefícios de Sorrir
Diminuir a ansiedade;
Reduzir a pressão arterial;
Reforçar o sistema imunológico;
Tonificar os músculos do rosto;
Relaxar;
Aliviar dores;
Aumentar concentração.
Sugestões de Atividades para o Dia Mundial do Sorriso
Sorrir a toda a gente;
Sorrir mais vezes sozinho;
Sorrir ao espelho;
Sorrir aos familiares;
Sorrir a desconhecidos;
Sorrir aos amigos;
Rir;
Ver uma comédia;
Partilhar sorrisos nas redes sociais;
Fazer alguém sorrir.
O Dia Europeu das Fundações e Doadores celebra-se a 1 de outubro.
Instituído em 2013 pela DAFNE (Donors and Foundations Network in Europe), o objetivo deste dia é promover as fundações junto das populações e sublinhar o seu papel na vida comunitária.
A data tem também o objetivo de mobilizar os cidadãos para o voluntariado e para a doação, assim como agradecer o contributo destes.
A Fundação Calouste Gulbenkian é a maior fundação portuguesa e também uma das maiores do mundo. Sua criação data de 1956, em virtude do testamento deixado pelo filantropo arménio Calouste Sarkis Gulbenkian que, entre os anos 1942 e 1955, viveu em Lisboa.
Um museu, uma orquestra e um coro, uma biblioteca, um instituto de investigação científica e um jardim são o património da Fundação que tem como missão beneficiar a sociedade com oportunidades artísticas, educativas, científicas e caritativas.
Monumento em homenagem a Calouste Gulbenkian. Composição representa o homenageado em visita ao Egito, sentado num monumento ao deus Hórus
Atividades do Dia Europeu das Fundações e Doadores
Neste dia realizam-se atividades gratuitas, como visitas e palestras nas diversas fundações da Europa, para que se possa conhecer melhor o trabalho e o interior das fundações.
Estes eventos são organizados pela DAFNE e coordenados em Portugal pelo CPF - Centro Português de Fundações. Consulte as fundações portuguesas aderentes ao Dia Europeu das Fundações e Doadores no site do CPF.
O Dia Mundial do Vegetarianismo comemora-se no dia 1 de outubro.
Seja uma escolha moral, saudável ou dietética, esta data estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana promove o respeito por todos os que escolhem colocar a carne fora dos seus cardápios.
O dia divulga os benefícios da comida vegetariana para as pessoas, para os animais e para o meio ambiente, e inicia o mês do vegetarianismo, que termina com a chegada do dia 1 de novembro, que é até o Dia Mundial do Veganismo.
Mesmo quem não é vegetariano pode juntar-se à comemoração deste dia, visitando um restaurante vegetariano, não comendo carne ou assistindo a documentários sobre a alimentação, por exemplo. Se é vegetariano pode convidar os amigos para um delicioso jantar vegetariano.
O Dia do Leitor de CD celebra-se anualmente a 1 de outubro.
Neste dia, que é também o Dia Mundial da Música, lembra-se o lançamento do primeiro leitor de CD comercial com tabuleiro deslocável, o Sony CDP-101, a 1 de outubro de 1982, no Japão, com um preço de cerca de 650 euros. O lançamento mundial da tecnologia aconteceu a março de 1983.
Compact Disc
O CD (compact disc – disco compacto) foi desenvolvido pela Philips e pela Sony, oferecendo mais espaço de armazenamento (700 MB) do que o disco de um computador pessoal da altura (10MB), e tornando os discos de vinil e as cassetes em tecnologias do passado.
O CD Brothers in Arms do Dire Straits foi o primeiro a vender mais de 1 milhão de cópias, em 1985. Com o virar do século, também o CD se tornou tecnologia do passado, sendo ultrapassado pelo formato MP3, mas não deixou de ser uma espantosa invenção para os amantes de música.
Como celebrar o dia?
Se acaso alguém ainda tiver CDs, neste dia, para celebrar esta comemoração, se pode:
limpar o seu leitor de CD com um CD de limpeza;
mandar reparar um leitor de CD;
abrir os seus 3 CD preferidos, ler as letras e ouvir as músicas;
escolher CD aleatoriamente e ouvir músicas aleatoriamente;
colocar um CD a tocar no carro;
reordenar a coleção de CD.
O Dia Nacional da Água comemora-se a 1 de outubro, o dia que marca o início do ano hidrológico.
O Dia Nacional da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A gestão da água tem impacto em variados sectores, desde a saúde à alimentação, da energia à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.
Neste dia organizam-se múltiplas iniciativas em Portugal com a água, o recurso essencial à vida, em destaque. Colóquios sobre a gestão da água, visitas a estações de tratamento de água, exposições, workshops, animação para as crianças, concertos, experiências científicas, mercadinhos, são exemplos de iniciativas realizadas no Dia Nacional da Água.
O início do ano hidrológico acontece anualmente a 1 de outubro.
O ano hidrológico é um período de 12 meses compreendido entre o início de duas estações de chuva consecutivas, que varia consoante o hemisfério. No hemisfério norte, ele começa em setembro ou outubro. No hemisfério sul, pelo contrário, ele começa em março ou abril.
Em Portugal o ano hidrológico começa a 1 de outubro e termina a 30 de setembro. Inicia-se no mês de outubro por ser a época onde as reservas hídricas atingem o seu mínimo e onde começa o período chuvoso do ano. O período húmido do ano hidrológico é de outubro a abril e o período seco de maio a setembro.
No início do ano hidrológico deve-se estar alerta para os efeitos das primeiras precipitações fortes, muitas vezes acompanhadas com potentes rajadas de vento e com o aumento da agitação marítima. Neste período importa estar preparado, prevenindo a precipitação que marca o outono e o inverno, com a adoção de medidas de preparação e de proteção, como a desobstrução de sistemas de escoamento e de telhados, a fixação de estruturas soltas e a circulação atenta junto a árvores e zonas ribeirinhas.
O Dia Mundial dos Animais de Quinta celebra-se a 2 de outubro.
Foi escolhido o dia 2 de outubro em honra de Mahatma Ghandi, nascido neste dia, que acreditava que todos os seres - do maior aos mais pequeno - deviam ser tratados com respeito, por igual.
O objetivo do Dia Mundial dos Animais de Quinta é divulgar as fracas condições de vida que os animais de quinta têm e todas as torturas a que estes animais são sujeitos, tendo em vista mudar esta situação. Dar voz aos animais e falar por estes, defendendo o direito à vida, é o mote desta data.
Apesar de ser um dia de luta e de memória, pelo sofrimento e morte anual de 70 mil milhões de animais terrestres criados unicamente para a alimentação, o dia pode ser celebrado de maneira divertida, levando as crianças a conhecer animais em quintas e ensinando aos mais pequenos a tratar os animais com amor.
Partilhar dados e vídeos sobre a realidade do tratamento dos animais de quinta é uma das opções que tem para este dia. Também se pode juntar ao movimento ou fazer donativos no site oficial deste evento. Esta data é organizada pelo Movimento dos Direitos dos Animais de Quinta (Farm Animal Rights Movement).
Galinha e pintainhos
Curiosidades sobre animais de quinta
Enquanto um cão ou um gato tem um lar, 60 animais de quinta são brutalmente mortos.
10 mil milhões de animais de quinta são mortos por ano só nos EUA.
As vacas são gentis e mães fervorosas.
Os porcos são muito brincalhões, alegres e inteligentes.
As galinhas e perus são animais sociais que gostam de apanhar sol e de andar nas árvores.
A dieta alimentar de uma pessoa sem carne, laticínios e ovos evita até 100 mortes de animais por ano.
O Dia da Não-Violência e da Paz comemora-se anualmente a 2 de outubro.
Esta data internacional foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse mesmo dia, em 1869.
Gandhi foi um grande defensor do "Satyagraha", um princípio de não-agressão, onde se recorre a uma forma não-violenta para se protestar e se fazer a revolução.
Não-violência, verdade e amor eram os grandes princípios deste pacifista, que nunca chegou a receber o Prémio Nobel da Paz.
Trata-se de um dia virado para a educação e para a paz, para o respeito pelos direitos humanos e para solidariedade entre os homens.
Nesta data tão importante realizam-se imensas iniciativas pela paz no mundo, com destaque para as escolas.
Frases de Gandhi sobre a Paz
"Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste." (Mahatma Gandhi)
"O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil." (Mahatma Gandhi)
"As pequenas boas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz.
Assim são as flores do campo que acreditamos não terem perfume, mas que, juntas, perfumam..." (Mahatma Gandhi)
Em 30 janeiro, na data do falecimento de Mahatma Gandhi, se celebra o Dia Escolar Não-Violência e da Paz, um dia criado em 1964 pelo poeta e educador espanhol Llorenç Vidal.
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades no Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.
Frases para o Dia Mundial dos Animais
Um animal de estimação é um membro da família, que deve ser tratado como gente.
Os animais são os nossos melhores amigos.
Felizes daqueles que têm a companhia de um animal, pois podem contar sempre com amor.
O animal selvagem não é aquele que está atrás das grades, mas sim à frente.
Parabéns aos nossos amiguinhos animais, que nos aturam todo o ano sem se queixarem.
Principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal
Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.
Atividades do dia
Nesta data realizam-se distintas atividades com base nos objetivos do dia, como por exemplo:
Visitas a jardins zoológicos com peddy paper;
Devolução de animais à natureza;
Campanhas de adoção de animais abandonados;
Passeios canis;
Jogos ludo-pedagócios.
No dia 4 de outubro celebra-se também o Dia do Médico Veterinário, comemorando-se ao mesmo tempo o profissional que olha pela saúde dos animais domésticos.
O Dia do Médico Veterinário é celebrado no dia 4 de outubro.
Esse profissional é o responsável por cuidar da saúde animais, sejam eles de estimação ou selvagens.
A 4 de outubro de 1991 foi publicado o estatuto que criou a Ordem dos Médicos Veterinários.
Curiosamente, a data coincide no calendário litúrgico com o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, a quem são atribuídos milagres de cura.
Neste dia celebra-se também o Dia Mundial do Animal, tornando-se o dia 4 de outubro numa comemoração não só dos animais, como também dos profissionais que os cuidam.
O patrono efetivo dos médicos veterinários é Santo Elói (588-660).
Neste dia do veterinário são entregues pela Ordem aos novos Médicos Veterinários os diplomas de compromisso solene perante a sociedade do desempenho profissional.
Mensagens para os veterinários
As maiores felicidades a quem dedica a sua vida aos animais!
Muito obrigado por todo o carinho colocado no meu querido amigo animal.
Hoje é o dia de quem dedica todos os seus dias aos animais. Muitos parabéns e obrigado por todo o esforço e dedicação!
Neste dia celebra-se a profissão mais nobre e o profissional mais dedicado. Enquanto dono deixo o meu maior obrigado e o sincero desejo de todas as felicidades do mundo!
O Dia Mundial do Habitat é uma data móvel, que se comemora anualmente na primeira segunda-feira de outubro.
A data foi criada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, através da resolução 40/202, e foi celebrada pela primeira vez em 1986.
Importância do Dia Mundial do Habitat
O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir no estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos, para garantir os direitos básicos de um vivência adequada a todos os homens, tais como o direito à habitação condigna.
Preservar o habitat das futuras gerações e tornar as cidades sustentáveis são também preocupações deste dia.
A pensar nessas questões, o Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) já existia desde 1978.
Segundo a ONU, dentro de uma geração, dois terços da população mundial serão urbanos, o que resulta no principal desafio urbano do nosso século, afinal, com o crescimento das cidades também surgem várias questões relativas aos efeitos climáticos negativos.
Todos os anos é escolhido um tema que promova a reflexão acerca dos desafios urbanos, tratando-se de uma boa oportunidade para educar as pessoas sobre questões, tais como:
Ambiente saudável;
Emprego;
Gestão de resíduos;
Mobilidade urbana;
Qualidade do ar;
Saneamento;
Serviços sociais.
O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.
A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muito portugueses não concordavam que o País continuasse sendo governado pela monarquia. Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou se impondo e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se.
Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.
Em 5 de outubro de 1910 às 9h, a república foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.
O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas que regressou em 2016.
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do País, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Comemorações do 5 de Outubro
A implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa. Além disso, há discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.
Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar, que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.
O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro.
O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.
Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas.
Este dia do professor, um profissional que é na prática um pilar da sociedade, é um pouco ofuscado em Portugal pela comemoração da Implantação da República, na mesma data.
Professor
Origem da Data
A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população. No Brasil, este dia celebra-se dez dias mais tarde, a 15 de outubro.
Hoje em dia continua a registar-se a falta de professores em vários países, especialmente nos países africanos. Em Portugal, a colocação de professores costuma pecar por tardia e por confusa, mesmo em cima do início das aulas.
Todos os anos é divulgada uma mensagem especial para este dia pelos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International.
O Dia Mundial da Paralisia Cerebral comemora-se a 6 de outubro.
Este dia tem como objetivos informar sobre a paralisia cerebral, chamar a atenção para a situação das pessoas com paralisia cerebral que são esquecidas pela sociedade, e permitir que estas pessoas maximizem as suas potencialidades.
Existem 17 milhões de pessoas no mundo com paralisia cerebral e mais de 15 mil pessoas em Portugal.
Esta é a deficiência física mais comum na infância e uma das menos entendidas. A cada 1000 bebês, cerca de 1,5 - 2,5 podem ter paralisia cerebral.
Paralisia cerebral
Cuerdas é um curta-metragem espanhol que mostra a amizade entre Nicolás, portador de paralisia cerebral, e María, colegas de orfanato
A paralisia cerebral pode causar entraves ligeiros ou limitações graves no quotidiano, que se espelham ao longo de toda a vida. Muitas pessoas recebem terapias ineficazes, inúmeras famílias não têm acesso a informações básicas e a apoio, assim como muito pouco dinheiro é investido em pesquisa na paralisia cerebral.
A participação e condição da pessoa com Paralisia Cerebral está dependente das oportunidades que o meio envolvente lhe oferece, sendo este um fator fulcral para a qualidade de vida.
Pode juntar-se à causa e à comunidade mundial do Dia Mundial da Paralisia Cerebral no site oficial da data, que fornece material para a celebração do dia.
O Dia Nacional dos Castelos celebra-se a 7 de outubro.
Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses e conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.
Se sempre quis visitar um castelo em especial, este é o dia para o fazer. No ano seguinte pode visitar outro castelo.
Origem da data
Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. Ele tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.
Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.
Castelos de Portugal
Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.
O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.
O Dia Mundial do Polvo tem lugar no calendário a 8 de outubro.
O dia 8 alude aos 8 tentáculos do polvo. Como animal único que é, reservou-se um dia no calendário anual só para ele.
Neste dia pode visitar um oceanário ou ensinar as crianças sobre este animal, com atividades como desenhar e pintar polvos.
Dados sobre o polvo
Com mais de 300 milhões de anos, os polvos são das espécies mais antigas, precedendo os dinossauros. São constituídos por 90% de músculos e como não possuem ossos eles podem caber em espaços do tamanho de uma moeda. Eles podem ainda mudar de cor e de textura de pele rapidamente.
Um polvo tem cerca de 500 milhões de neurónios no cérebro e nos tentáculos, tem três corações e sangue azul, existindo 300 espécies de polvos reconhecidas. Todas as espécies são venenosas, mas apenas uma é perigosa ao homem: o polvo de anéis azuis, responsável por duas mortes.
Uma fêmea pode colocar 100 mil ovos e ter 280 ventosas em cada tentáculo.
Cerca de 50 mil toneladas de polvos são pescadas todos os anos, não sabendo os cientistas quantos polvos existem ainda nos oceanos.
O Dia Mundial do Ovo celebra-se na segunda sexta-feira de outubro.
Os grandes objetivos deste dia, cuja data foi introduzida pela Comissão Internacional do Ovo em 1996, passam por divulgar os benefícios dos ovos para a saúde e aumentar o consumo deste tipo de alimento.
Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, enquanto são pobres em teor calórico. Além de ser uma fonte importante de colina e de nutrientes, o ovo é barato, tornando-se um alimento versátil na cozinha, completando qualquer refeição do dia.
Os atletas comem ovos crus para o treino, mas os ovos são mais consumidos estrelados, mexidos ou cozidos. Eles podem ser ingeridos numa omelete ou em pratos mais doces, como bolos.
Neste dia aproveite para comer um dos alimentos mais completos que existe, da forma que mais lhe convier.
O Dia Mundial dos Correios é celebrado a 9 de outubro.
Origem da data
A data internacional dos correios celebra-se no dia 9 de outubro, devido a ter sido neste dia que, em 1874, aquando da assinatura do Tratado de Berna, as administrações postais uniram esforços e criaram a União Postal Universal, começando a maior rede de distribuição física do mundo. Portugal é um dos 22 países membros fundadores da União Postal Universal (UPU).
A celebração do Dia Mundial dos Correios em Portugal está a cargo do Instituto das Comunicações de Portugal e dos CTT - Correios de Portugal, que organizam diferentes atividades todos os anos. Entre elas destaca-se a entrega do prémio do concurso "A Melhor Carta" às crianças que escreveram a melhor carta do ano. Estas crianças concorrem depois ao concurso mundial da UPU.
Importância dos Correios
Os envios de mensagens remontam aos fenícios e cretenses, com envios aéreos por pombos e andorinhas, mas os pioneiros do correio postal foram os chineses. Em Portugal, a Carta de Correio Mor de 1520 é o mais antigo documento dos correios públicos de que há existência.
Os correios continuam a ter uma importância vital na sociedade, sendo extremamente úteis no envio de informação e mercadoria entre cidades, países e continentes. Eles são um canal de comunicação e de contacto entre pessoas muito importante. São também um elemento fulcral na economia, facilitando as trocas comerciais. A título de exemplo, em Portugal, todos os dias são entregues mais de 4,5 milhões de cartas.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de outubro.
Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio.
Objetivos do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
O objetivo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, cuja organização está a cargo de um comité mundial, é unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos).
É preciso abrir espaço para que o problema seja discutido, pelo que uma das finalidades desta data é justamente compartilhar visões e experiências das pessoas e famílias que vivem nessa situação.
Essa é uma forma de conscientizar as pessoas acerca das necessidades dos envolvidos com esse tipo de cuidados - por um lado, os doentes e suas famílias, e por outro, os profissionais que trabalham no seu tratamento.
A arrecadação de fundos, bem como o desenvolvimento de serviços adequados em todo o mundo, fazem parte do propósito da data.
O Dia Internacional da Rapariga observa-se anualmente a 11 de outubro.
A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas, através da Resolução 66/170, com o objetivo de promover a proteção dos direitos das raparigas de todo o mundo e de acabar com a vulnerabilidade, a discriminação e a violência que estas sofrem. Em 2012 celebrou-se a data pela primeira vez.
Muitas raparigas continuam a ser impedidas de estudar e são obrigadas a casar pelas famílias. Para chamar a atenção sobre os problemas, por todo o mundo realizam-se atividades neste dia que visam promover os direitos das raparigas e das adolescentes.
Dados mundiais sobre as raparigas
Existem 1,1 mil milhões de raparigas no mundo.
Uma em três raparigas casa antes dos 18 anos nos países em desenvolvimento, o que aumenta a probabilidade de violência pelo parceiro.
700 milhões das mulheres de hoje casaram antes dos 18 anos e um terço destas casou antes dos 15 anos.
As raparigas pobres têm 2,5 vezes mais hipóteses de casar na infância do que as raparigas ricas.
7 milhões de raparigas menores engravidam por ano nos países em desenvolvimento.
40% das gravidezes não são planeadas, com grande parte deste número a resultar de violações.
Mais de 3 milhões grávidas não têm acesso a planeamento familiar e cerca de 40% das jovens procuram contracetivos sem êxito.
Entre 100 a 142 milhões de raparigas terão sido submetidas a mutilação genital.
31 milhões de raparigas em idade de escola primária e 34 milhões em idade do secundário não vão à escola.
O Dia Mundial do Careca comemora-se todos os anos a 14 de outubro.
Conhecido mundialmente como “Be Bald and Free Day”, este é um dia de coragem e de libertação. O objetivo é honrar a força dos homens e mulheres que assumiram a sua calvície sem recorrerem a perucas, capachinhos, chapéus ou implantes, assim como celebrar os escalpes perfeitamente rapados e as cabeças brilhantes em toda a sua glória.
Longe de uma fraqueza, a calvície é um sinal de coragem, virilidade e liberdade. Alguns carecas mudaram o mundo, sem um único gesto violento. Mahatma Gandhi e Charles Darwin são dois exemplos de carecas importantes da história mundial.
Como celebrar o dia?
Neste dia pode assumir a calvície e rapar o cabelo, andando orgulhosamente pela rua, sem penteados a tentar esconder a careca, sem gorros ou chapéus.
Caso tenha um saudável couro cabeludo pode ainda assim rapar o cabelo em solidariedade com os homens e as mulheres carecas do mundo e experimentar um novo visual.
Carecas famosos
Mahatma Gandhi
Charles Darwin
Mikhail Gorbatchev
Vladimir Putin
William Shakespeare
Michael Jordan
Magic Johnson
Kobe Bryant
Mike Tyson
Andre Agassi
Ronaldo
Zidane
Usain Bolt
Kelly Slater
Sean Connery
Bruce Willis
Vin Diesel
Jason Statham
The Rock
Samuel L. Jackson
Seal
Vantagens de ser careca
Poupança em cabeleireiro, shampoo, gel, pentes, etc.
Poupança de tempo no banho e em penteados
Menos preocupações e problemas
Menor vaidade
Não ter ataques de caspa
Menos hipóteses de ter cancro da próstata e de tumores nos testículos
Maior libido
Ar viril e jovem, de rosto limpo, com sorriso e olhar mais nítido
Utilizar chapéus e gorros sem parecer mal, mudando de visual facilmente
Nunca ter um dia de mau penteado
Ser um ponto de referência
Ser o primeiro a saber se chove
O Dia Mundial da Visão comemora-se anualmente na segunda quinta-feira de outubro.
A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.
Neste dia realizam-se rastreios visuais gratuitos em todas as lojas óticas acreditadas, assim como conferências, caminhadas, angariações de fundos para o pagamento operações dispendiosas, concursos de fotografia, entre outras atividades. O objetivo geral destas iniciativas do Dia Mundial da Visão é prevenir problemas visuais, proteger e tratar da visão das pessoas.
Dados sobre a visão
285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave;
90% destas pessoas vivem em paises em desenvolvimento;
65% destas pessoas têm mais de 50 anos;
Cerca de 40 milhões de pessoas são cegas;
A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo;
80% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.
O Dia Nacional da Luta Contra a Dor comemora-se a 15 de outubro de 2021.
A data foi criada pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e comemora-se tradicionalmente na terceira sexta feira de outubro. A APED organiza uma cerimónia oficial comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra a Dor, que integra um congresso.
Neste dia realizam-se várias atividades no país tendo em vista o combate à dor humana, a promoção do convívio e de hábitos de vida saudáveis que evitem ou atenuem a dor.
Para incentivar a prática desportiva regular realizam-se corridas e caminhadas. As inscrições destes eventos revertem tradicionalmente a favor de instituições solidárias.
Já as ordens médicas lançam e distribuem guias orientadores de boas práticas contra a dor, entre outras iniciativas. São entregues também bolsas de estudos médicos e prémios de concursos.
O Dia Mundial da Lavagem das Mãos observa-se a 15 de outubro.
O objetivo do dia é motivar as pessoas a lavar as mãos com sabão, com frequência, para prevenir doenças, sobretudo em crianças.
Origem do Dia Mundial da Lavagem das Mãos
O primeiro Dia Mundial da Lavagem das Mãos teve lugar em 2008, no Ano Internacional do Saneamento.
A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil: o pequeno gesto de lavar as mãos com sabão reduz a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infeções respiratórias (elas matam anualmente mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos).
Importância da Lavagem das Mãos
A lavagem das mãos é uma vacina contra as doenças aplicada pela própria pessoa. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 41% as mortes de recém-nascidos.
A correta lavagem das mãos é feita com sabão e engloba as palmas e os dorsos das mãos, os pulsos, entre os dedos e por baixo das unhas, devendo demorar um minuto ou mais. Antes de comer e depois de ir à casa de banho são os principais momentos para se lavar as mãos.
Em maio celebra-se também o Dia Mundial da Higiene das Mãos, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação
Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.