Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas celebra-se na última sexta-feira de novembro.
A data foi criada pela comunidade International Systems Engineer Day, na internet.
Neste dia destaca-se o papel dos engenheiros de sistemas, dos engenheiros de infraestruturas, dos analistas e arquitetos de sistemas, entre outros. É uma data de agradecimento pelo trabalho de projeção e de construção destes profissionais, atendendo às necessidades dos negócios e das pessoas.
O que Faz o Engenheiro de Sistemas?
O Engenheiro de Sistemas é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, tais como os que integram a fabricação de meios de transporte e infraestrutura de telecomunicações.
Além de trabalhar em projetos, o engenheiro de sistemas também pode trabalhar em consultadoria.
Para tanto, o licenciado em engenharia de sistemas precisa ter conhecimentos sólidos nomeadamente em informática e em matemática.
Como Homenagear o Engenheiro de Sistemas?
Neste dia pode conceder um mimo especial ao engenheiro de sistemas da sua empresa, algum familiar ou alguém do seu círculo de amigos que seja engenheiro de sistemas.
Ofereça uma pequena prenda e tire fotos para partilhar no Facebook da empresa, dando o reconhecimento devido ao trabalho desses profissionais. Assim, mais pessoas conhecerão o quão importante o engenheiro de sistemas é.
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano
O dia 29 de novembro é o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.
Origem da data
Foi escolhido o dia 29 de novembro como dia de solidariedade com o povo palestiniano pois foi a 29 de novembro de 1947 que a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução da divisão da Palestina (a resolução 181), dividindo a Palestina num Estado judeu e num Estado árabe.
Este Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano foi instituído pela ONU.
Objetivo da data
Este dia tenta despertar a atenção mundial para o facto de que a situação da Palestina continua por resolver, já que o povo palestiniano ainda não viu os direitos que lhe foram atribuídos pela ONU serem reconhecidos.
Segundo a ONU, o povo palestiniano tem direito a um Estado independente e soberano, que conviva em paz com Israel, devendo este povo poder regressar às suas propriedades expropriadas.
De acordo com a France Press, são cerca de 112 países que reconhecem a Palestina com um Estado soberano. Mesmo não tendo fronteiras fixas, a Palestina conta com um território, um governo e uma população, que são os critérios do direito internacional para o reconhecimento de um Estado.
A Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira após a Black Friday e o Dia de Ação de Graças.
Essa ação de marketing promove um evento comercial cibernético, onde muitos produtos se encontram em promoção nas várias lojas online que decidem aderir à campanha.
Para quem não tem como se deslocar até uma loja física, as lojas online são uma opção para realizar as compras. Tradicionalmente as promoções da Cyber Monday duram uma semana, da última segunda-feira de novembro à primeira segunda-feira de dezembro.
A tecnologia móvel e as mídias sociais alavancaram as vendas online e, por isso, a Cyber Monday vem crescendo ano após ano. À medida que a velocidade de conexão e os aparelhos com acesso à internet foram se modernizando, as compras aumentaram. As pessoas escolhem comprar online para evitar as longas filas e comparar preços com maior facilidade.
Origem da Cyber Monday
O dia surgiu nos Estados Unidos da América em 2005 por iniciativa da Federação Nacional de Comércio Americana que, com isso, pretende dar mais estímulo ao comércio no fim do ano. Rapidamente, a comemoração tornou-se num sucesso, com a adesão de muitas lojas e a procura de produtos por imensas pessoas.
No primeiro ano de acontecimento foi feita a publicidade dias antes do dia de Ação de Graças pelo site Shop.org e os varejistas online notaram o aumento das vendas com essa estratégia.
Cyber Monday em Portugal
Esta estratégia comercial foi adotada por outros países, como França, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Em Portugal encontram-se vários sites com produtos em promoção neste dia, esgotando-se o estoque de produtos apresentados na Black Friday.
As compras na internet apresentam várias vantagens, como a comodidade, sendo que um quarto dos portugueses faz compras online.
Alguns exemplos de sites aderentes à Cyber Monday são:
FNAC
Leya
Descontos.pt
Forretas
Toys R Us
GAP
Amazon
Rakuten
Ebay
O Dia das Cidades Pela Vida celebra-se todos os anos a 30 de novembro.
Este dia global, conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo.
O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte.
Concertos de beneficência e envio de cartas de protesto são outros exemplos de iniciativas deste dia.
Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013, cerca de 2000 em 2014), em cerca de uma centena de países.
A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.
O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro.
Esta data mundial tenta alertar para os perigos que um computador não protegido corre. Tanto em empresas como em casa é importante tomar medidas de proteção à informação de um computador (e de aparelhos a ele ligados, como o tablet e o smartphone).
Neste dia pode fazer uma pesquisa completa de vírus no seu computador pessoal com o programa antivírus que tem instalado. Outra sugestão para aumentar a segurança no computador neste dia é mudar as suas senhas dos sites mais importantes. As senhas devem ser mudadas de 6 em 6 meses para maior segurança. Também pode atualizar o seu navegador de internet, o seu antivírus e o seu sistema operativo. Outras atualizações que pode fazer são as atualizações do firmware do roteador e do leitor de DVD.
Recomenda-se ainda realizar uma cópia de segurança dos dados contidos no computador e fazer compras compras apenas em sites com protocolo "https" (com a imagem de uma cadeado), onde a informação é encriptada.
O Dia da Segurança do Computador foi criado em 1988 nos Estados Unidos com o objetivo de combater os riscos de insegurança dos dados pessoais na utilização de um computador.
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.
A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.
Luta contra a SIDA
Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo é chamar a atenção para as pessoas que ficam para trás neste acesso, como jovens, pessoas transgénero, homossexuais e pessoas que consomem drogas.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
Relações sexuais;
Contacto com sangue infetado;
De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
O Dia da Filatelia está estampado no calendário anual a 1 de dezembro.
A Filatelia é o colecionismo de selos postais e de material associado, assim como o seu estudo. A paixão que une os filatelistas é amealhar selos de diferentes locais, países, figuras e acontecimentos, o que lhes permite conhecer melhor um lugar, uma pessoa ou um facto. O colecionismo é um passatempo que ajuda a aumentar a cultura geral.
Pode-se dividir a filatelia em diferentes áreas de estudo, como por exemplo a história postal, a filatelia temática, selos fiscais, pré-filatelia e maximafilia.
O objetivo do filatelista é reunir o maior número possível de selos na sua coleção temática ou geral. São pequenos pedaços da história e do mundo que ele guarda para a posterioridade como um compêndio ou diário da humanidade.
Em Portugal destaca-se no campo da filatelia a Federação Portuguesa de Filatelia, que coordena a ação da filatelia portuguesa, e o Clube Filatélico de Portugal.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência. Também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Origem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A ONU - Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, por meio da resolução A/RES/47/3, em sessão plenária que aconteceu na Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992.
Todos os anos é escolhido um tema para a campanha. Os dos últimos anos foram:
2020: "Em direção a um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável"
2019: "Promover a participação das pessoas com deficiência e sua liderança: a ação na Agenda de Desenvolvimento 2030"
2018: "Capacitar as pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a igualdade"
2017: "Transformação para uma sociedade sustentável e resiliente para todos"
Atividades para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população.
As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.
Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica
O Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica celebra-se a 3 de dezembro e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em prol dos portadores de alergias crónicas, que não estão sozinhos no seu sofrimento.
Neste dia pode realizar testes de reação alérgica, visitar o médico de família, tentar falar com um médico de alergias e experimentar novos tratamentos para a sua alergia.
Alergia crónica: o que é?
A alergia crónica é uma hipersensibilidade imunológica, ou seja, é uma forte resposta do sistema imunológico a uma qualquer substância estranha para o organismo. Sinusite, rinite e asma são algumas das alergias mais frequentes.
Estima-se que 20 a 30% da população mundial vive com rinite alérgica e 15% com asma. Em Portugal, 20% da população sofre de algum tipo de alergia respiratória. Calcula-se que até metade do século, 50% da população mundial vai apresentar alguma alergia.
Sintomas de alergia
Os sintomas das alergias são de natureza diversa. Entre eles:
comichão (olhos, garganta, nariz)
olhos a lacrimejar
tosse
espirros
nariz obstruído
corrimento nasal
urticária
erupções cutâneas
falta de ar
Tratamento de alergia crónica
O alérgico, ou “atópico” (o nome técnico dado ao portador de alergia), é submetido a tratamentos medicamentais (anti-histamínicos e corticoides) para aliviar a sua alergia, devendo ser afastado da origem da alergia.
O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se todos os anos no dia 4 de dezembro.
A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.
O que é a Esclerose Múltipla?
É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Vários fatores podem estar na sua origem, desde a hereditariedade, o ambiente ou o sistema imunológico.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.
Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.
Sintomas da Esclerose Múltipla
Alterações da sensibilidade
Fadiga
Dor
Alterações urinárias e intestinais
Alterações cognitivas
Alteração de humor e depressão
Perda da força muscular nos braços e nas pernas
Neurite ótica
A esclerose múltipla é uma doença que dura uma vida. O seu tratamento é feito por intermédio de corticosteróides, interferões e Copolímero 1.
O Dia da Bolacha saboreia-se todos os anos a 4 de dezembro.
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha.
A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.
Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
Fazer bolachas com os filhos
Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
Fazer bolo de bolacha
Comer gelado de bolacha
Dar bolachas aos amigos e colegas de trabalho
Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
O Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 4 de dezembro.
Esta data foi criada em 2012 nos Estados Unidos tendo em vista sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.
Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes. Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais mais atacados. Apesar da crise atacar em especial os países africanos e asiáticos, tratam-se de crimes mundiais, que exigem o envolvimento de pessoas de todo o mundo.
Neste dia realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro, assim como campanhas de sensibilização, manifestações e exibição de documentários.
Para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem pode juntar-se à luta online no site oficial do Wildlife Conservation Day, partilhar a data nas redes sociais, ou fazer um donativo à World Wildlife Fund (WWF).
Em Timor-Leste o dia 7 de dezembro é feriado e chama-se Dia dos Heróis Nacionais.
Foi a 7 de dezembro de 1975 que ocorreu a invasão e ocupação indonésia de Timor, com a operação “Komodo”. Portugal denunciou a invasão e cortou relações diplomáticas com a Indonésia no mesmo dia, abandonando a administração portuguesa o território a 8 de dezembro de 1975.
Este dia 7 de dezembro começou entretanto a ser conhecido como o Dia Internacional de Solidariedade com Timor-Leste.
Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste, conseguiu a sua independência de Portugal a 28 de novembro de 1975 e o fim da ocupação da Indonésia a 20 de maio de 2002.
"Timor" advém de Timur, que significa "leste" em indonésio e malaio.
O Dia Internacional da Aviação Civil observa-se a 7 de dezembro.
Origem do dia
Este dia foi comemorado originalmente a 7 de dezembro de 1994, em celebração dos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Dois anos depois, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 7 de dezembro de modo oficial como o Dia Internacional da Aviação Civil.
Aviação civil: o que é?
A aviação civil compreende os voos comerciais e privados, referindo-se a qualquer voo de natureza não militar. Assim, a aviação desportiva, acrobática, ultraleve e de transporte de passageiros ou cargas está englobada na aviação civil, que se comemora todos os anos a 7 de dezembro.
191 países fazem parte da Organização da Aviação Civil Internacional, trabalhando em conjunto para a progressão dos transportes aéreos, favorecendo a segurança, a economia e a eficiência dos serviços aéreos.
O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro.
A data tem como objetivo consciencializar as pessoas acerca do que é corrupção, quais as consequências desse crime, bem como envolver todos os cidadãos no seu combate, principalmente através de denúncias.
O que é Corrupção?
Em uma das definições do termo “corrupção” no infopedia.pt, consta: “aliciamento de uma ou mais pessoas, geralmente através da oferta de bens ou de dinheiro, para a prática de atos ilegais em benefício próprio ou de outrem; suborno”.
Origem do Dia Internacional Contra a Corrupção
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 9 de novembro de 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que entrou em vigor em 2005.
Importância do Dia Internacional Contra a Corrupção
As datas instituídas pela ONU tem como objetivo consciencializar a população para a existência de determinados problemas, a fim de que as pessoas e organizações se mobilizem para refletir sobre eles.
Assim, é preciso que as pessoas entendam efetivamente quais as consequências da corrupção e qual o seu papel no seu combate.
Segundo o Greco, que é o Grupo de Estados Contra a Corrupção, Portugal é um dos 16 países (entre os 49 que integram ao Greco) que não cumpre muitas recomendações desse organismo.
Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio
O Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção da Criminalidade é celebrado a 9 de dezembro.
A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948.
Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio.
O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena.
Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz.
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de dezembro.
Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade.
Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão.
É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.
Conferências, concertos, peças de teatro, concursos, encontros, torneios, exibição de filmes são alguns exemplos de atividades desenvolvidas no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência por associações, escolas e câmaras municipais.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Leia abaixo os primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
O Dia Internacional da Montanha é celebrado todos os anos no dia 11 de dezembro.
Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.
Importância das montanhas
As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna, flora e que possuem uma singularidade cultural. A sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas. A sua preservação é essencial para muitas espécies animais que encontram um habitat natural nas montanhas.
O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro.
Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.
Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango.
A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical.
Ástor Piazzolla, Carlos Gardel, Alfredo Le Pera, Hugo del Carril, Aníbal Troilo e Enrique Santos Discépolo são alguns artistas essenciais do tango.
Como são precisos dois para dançar o tango, neste dia mundial do tango sugere-se encontrar uma companhia e dar uns pezinhos de dança.
O Dia Internacional da UNICEF encontra-se no calendário anual a 11 de dezembro.
A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas. Ela rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, lutando por um mundo melhor para as crianças, que são o futuro da humanidade.
Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia a UNICEF está em 193 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.
Neste dia pode informar-se sobre a UNICEF e sobre a defesa das crianças, assim como pode fazer um donativo à UNICEF. Este órgão depende inteiramente de contribuições voluntárias, não recebendo qualquer financiamento da ONU.
O Dia Internacional do Shareware celebra-se anualmente no segundo sábado de dezembro. A data foi criada por David Lawrence, um antigo ator e apresentador de programas de tecnologia norte-americano.
O objetivo do dia passa por valorizar os programadores que trabalham arduamente para criar códigos e programas que facilitam a vida das pessoas. Assim, o dia funciona como um lembrete para os utilizadores de programas shareware, no sentido de apreciarem o trabalho dos criadores dos programas que eles utilizam, considerando um pagamento por essa utilização.
O que é shareware?
Shareware é o termo utilizado para caracterizar um programa de computador que é disponibilizado gratuitamente de início, mas com algum tipo de limitação. Em geral, este tipo de programa apresenta funcionalidades limitadas, publicidades, ou um curto tempo de utilização gratuita. No final deste tempo é necessário pagar para continuar a utilizar o programa, parcialmente ou na totalidade.
Os programas de testes possuem uma taxa alta de abandono pelos desenvolvedores e pelos utilizadores. Um estudo concluiu que 76% dos programas shareware não são atualizados e que somente 0.5% dos downloads são convertidos em compras.
Como celebrar o dia?
Instalou algum programa shareware que lhe dá imenso jeito? Neste Dia Internacional do Shareware pode fazer um pagamento, mesmo que simbólico, aos criadores desse programa, tal como quando vai a um restaurante e deixa uma gorjeta pelo bom serviço que recebeu.
Também pode divulgar o dia e os seus programas shareware preferidos nas redes sociais com a hashtag #InternationalSharewareDay.
O Dia Mundial do Macaco tem lugar a 14 de dezembro.
Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.
A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.
Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos. Além disso, estes animais são uns dos mais afetados pela destruição de florestas, seu habitat natural.
Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc.
Acredita-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no mundo e os países com o maior número de primatas são: Brasil, Madagascar, Indonésia e República Democrática do Congo.
O Dia Internacional do Chá encontra-se no calendário a 15 de dezembro.
Ao contrário do que se possa pensar, o Dia Internacional do Chá não foi criado para se degustar uma chávena de chá. Pode fazer isso neste dia, sim, mas o verdadeiro objetivo da data é chamar a atenção dos governos, das organizações e da população mundial para os problemas da produção do chá que os trabalhadores das plantações de chá atravessam, assim como os pequenos produtores e consumidores.
Garantir os direitos destes trabalhadores e alcançar preços justos são alguns dos objetivos deste dia.
A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 2005 em Deli, na Índia e desde então foi ganhando relevo a nível mundial.
A data começou como uma resposta à crise da indústria do chá em 1998 e tornou-se numa data muito popular nos países produtores de chá, tais como o Bangladesh, Índia, Nepal, Vietname, Indonésia, Quénia, Sri Lanka, Malavi, Uganda, Malásia e Tanzânia. Para além dos países produtores, os países consumidores de chá, como a Holanda, a Inglaterra, a França e a Alemanha também aderiram à efeméride.
Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo
O Dia Internacional Contra a Violência Sobre Trabalhadores do Sexo tem lugar no calendário a 17 de dezembro.
O símbolo dos trabalhadores do sexo é o guarda-chuva vermelho, utilizado em especial neste dia, em que se registam tertúlias, exibições de documentários, ações de protesto e campanhas pelos direitos humanos e civis.
A data surgiu nos Estados Unidos da América em 2003, como um tributo aos trabalhadores do sexo falecidos em Seattle. Na altura, um homem chamado Gary Leon Ridgway matou 48 mulheres, na sua maioria trabalhadoras do sexo, por considerar que ninguém se ia preocupar com elas e que nunca seria apanhado. Ridgway acabaria por ser condenado à prisão perpétua.
O objetivo do dia é chamar a atenção para a violência cometida sobre os trabalhadores da indústria do sexo de todo o mundo e para a descriminação e o estigma da sociedade sobre estes trabalhadores. Há uma diversidade de pessoas que optam por esse trabalho e os motivos que levam a essa prática são os mais diversos.
A violência contra os trabalhadores do sexo é perpetuada de variadas formas, sendo praticada por clientes, por pessoas que fingem ser clientes, pelas autoridades, pelos parceiros, e pela comunidade em geral. Em Portugal, 90% dos trabalhadores do sexo de rua já foi vítima de violência.