Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial de Resolução de Conflitos​

O Dia Mundial de Resolução de Conflitos comemora-se anualmente na terceira quinta-feira de outubro.

A data foi criada em 2005 pela Association For Conflict Resolution. O objetivo é apelar aos cidadãos para recorrer à mediação, à arbitragem e à conciliação para a resolução de conflitos, sublinhando as vantagens da resolução pacífica.

Para assinalar a efeméride realizam-se diferentes atividades pelo mundo. Em Portugal destaca-se a abertura gratuita do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), do Ministério da Justiça, em Lisboa, que dá a conhecer os meios disponíveis de resolver conflitos fora dos tribunais, de forma simplificada.

Existem 9 centros de arbitragem de conflitos em Portugal: 2 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Coimbra, 1 em Guimarães, 1 em Braga, 1 em Viana do Castelo, 1 em Faro e outro no Funchal.

Colóquios e palestras são outras das atividades deste dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial de Combate ao Bullying​


O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro.

A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.

Bullying


Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema.

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying.

Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia de Compras na Net​


O Dia de Compras na Net celebra-se, este ano, a 20 de outubro de 2023.

A data foi criada pela ACEPI - Associação da Economia Digital. O objetivo é promover, durante 24 horas, o comércio eletrónico em Portugal.

Comemora-se habitualmente em outubro, por volta do dia 25, mas a data é por vezes alterada.

Em Portugal, várias marcas importantes participam no Dia de Compras na Net, que está integrado no âmbito da Internet Portugal Week.

Descontos nas lojas online​

Neste dia decorrem várias campanhas promocionais e de ofertas nas lojas online, de forma a levar mais pessoas a efetuarem compras na internet. Portes gratuitos são um exemplo de ofertas neste dia de compras na internet.

Pretende-se, ainda, incentivar as compras pela internet, especialmente as pessoas que nunca experimentaram fazer compras online.

Além disso, assim como se deseja informar sobre os principais requisitos para comprar de forma segura nas lojas eletrónicas.

As pessoas que estão habituadas a comprar online podem usufruir de condições especiais e dar largas ao gosto de comprar na internet.

Se você é um adepto das compras online, também pode se in
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Osteoporose​


O Dia Mundial da Osteoporose é celebrado anualmente a 20 de outubro.

Neste dia internacional da osteoporose faz-se uma chamada de atenção a nível mundial para os perigos da doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. De três em três segundo acontece uma fratura por osteoporose.

A osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.

Pode juntar-se a um evento ou criar um, ou simplesmente acompanhar a celebração do Dia Mundial Osteoporose, no site oficial da data.

Osteoporose em Portugal​

A osteoporose afeta 800 mil portugueses, tendo maior incidência nas mulheres após a menopausa, numa relação de um homem para cada três ou quatro mulheres afetadas, realidade comum em todo o mundo.

Estima-se que cerca de 50% das mulheres após a menopausa irão sofrer uma fratura resultante da osteoporose. Uma em três mulheres e um em cinco homens acima de 50 anos parte um osso devido à osteoporose.

Como Prevenir a Osteoporose?​

Prática de exercício físico​

  • Praticar regularmente exercício aeróbico (marcha, por exemplo, durante uma hora por dia);
  • Praticar também, duas a três vezes por semana, exercícios de força e carga, orientados pelo seu médico, mais específicos para ganhos de massa óssea localizada;
  • Treinar o equilíbrio e a coordenação motora, de modo a reduzir ao máximo o risco de queda, sobretudo nas pessoas idosas.

Alimentação saudável​

  • Cálcio e Vitamina D;
  • Evitar excesso de proteínas;
  • Evitar algumas bebidas gaseificadas fosfatadas;
  • Evitar café ou álcool em excesso;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não fumar.
exercício físico para prevenir osteoporose


Como se Trata a Osteoporose?​

Nas últimas décadas registou-se uma evolução muito significativa no diagnóstico e no tratamento da osteoporose.

Hoje estão disponíveis fármacos que previnem de forma eficaz o aparecimento ou o adensar da osteoporose e que permitem o aumento da massa óssea, sobretudo para diminuir a incidência de fraturas vertebrais e não vertebrais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Nacional da Luta Contra a Dor​


O Dia Nacional da Luta Contra a Dor comemora-se anualmente na terceira sexta-feira do mês de outubro.

A data foi criada pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e comemora-se tradicionalmente na terceira sexta feira de outubro. A APED organiza uma cerimónia oficial comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra a Dor, que integra um congresso.

Neste dia realizam-se várias atividades no país tendo em vista o combate à dor humana, a promoção do convívio e de hábitos de vida saudáveis que evitem ou atenuem a dor.

Para incentivar a prática desportiva regular realizam-se corridas e caminhadas. As inscrições destes eventos revertem tradicionalmente a favor de instituições solidárias.

Já as ordens médicas lançam e distribuem guias orientadores de boas práticas contra a dor, entre outras iniciativas. São entregues também bolsas de estudos médicos e prémios de concursos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Estatística​


O Dia Mundial da Estatística é celebrado a 20 de outubro.

Neste dia realizam-se atividades como conferências, exposições, jogos interativos, entre outras, todas elas com a estatística como base.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), criado em 1935, é o organismo responsável pela produção e divulgação de estatísticas oficiais.

Origem do Dia Mundial da Estatística​

A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU e celebrada pela primeira vez em 2010, por mais de 130 Estados Membros e por cerca de 40 organizações e entidades internacionais.

Desde essa altura, com o intuito reconhecer a importância e o contributo da estatística, a celebração têm vindo a fortalecer a importância dos estudos estatísticos para o conhecimento e desenvolvimento da sociedade.

estatísticas


Importância das Estatísticas​

O dia internacional da estatística serve para relembrar a importância do estudo estatístico no mundo, afinal as estatísticas:

  • marcam presença em vários aspetos da vida moderna;
  • servem de base a muitas decisões de governos, empresas e instituições;
  • dão informações sobre tendências e forças que afetam a vida quotidiana;
  • são um instrumento vital para o desenvolvimento económico e social dos países;
  • são objeto de estudo e análise em vários trabalhos académicos;
  • são uma ferramenta de trabalho em vários setores de atividade
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Nacional da Paralisia Cerebral​


O Dia Nacional da Paralisia Cerebral celebra-se a 20 de outubro.

A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013, e foi criada oficialmente por decreto-lei em 2014, com o nome de Dia Nacional da Paralisia Cerebral.

Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral (PC) e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas, bem como suas famílias, com essa perturbação que acontece em função de uma lesão no cérebro que ocorre, em período precoce, ao longo do seu desenvolvimento (mais ou menos até o 2 anos de idade).

Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com PC, no intuito de melhorar a sua vida.

Tratamento de paralisia cerebral
A persistência para estimular as células é a melhor forma de atenuar as sequelas da paralisia cerebral
A PC é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de PC. Em Portugal cerca de 15 mil pessoas vivem com esse tipo de paralisia, registando-se vários novos casos por ano.

Apesar de não ter cura, a PC deve ser tratada com o intuito de estimular o funcionamento correto das células existentes e, assim, promover a compensação das células destruídas e que, por esse motivo, afectam o desenvolvimento dos seus portadores.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Internacional da Maçã​


O Dia Internacional da Maçã celebra-se a 21 de outubro.

Benefícios da maçã​

A maçã não contém gorduras e é constituída por compostos que combatem o colesterol, razão pela qual é uma fruta muito recomendada pelos médicos.

A maçã beneficia ainda as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais ligados à memória. É uma fruta aliada do cérebro que deve ser ingerida nas pausas do trabalho ou do estudo.

No Dia Internacional da Maçã pode fazer uma tarte de maçã ou distribuir maçãs pela família. Também pode experimentar um novo tipo de maça. Todas as formas de celebrar o dia são válidas, desde que relacionadas com esta fruta.

Tipos de maçãs​

  • Gala
  • Verde
  • Red
  • Fuji
  • Ambrosia
  • Arkansas black
  • Braeburn
  • Calville Blanc d'Hiver
  • Cameo
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Internacional do Preguiça​


O Dia Internacional do Animal Preguiça, ou simplesmente Dia Internacional da Preguiça, celebra-se anualmente no terceiro sábado de outubro, para fazer uma pausa neste comprido mês.

Não é uma data oficial. Existem dois objetivos nesta data: aprender a viver mais lentamente, e melhor, com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta.

Apesar de estar sempre com uma expressão de alegria no rosto, a preguiça é vítima de caçadores, é vendida como animal de estimação, morta por carros, por cabos elétricos, entre outros perigos.

bicho-preguiça


Origem do Dia Internacional do Preguiça​

O primeiro dia internacional do bicho-preguiça celebrou-se em 2010, na Colômbia, por ação da AIUNAU, uma organização sem fins lucrativos de proteção animal, tendo obtido relevo mundial ao longo dos anos.



Características do Preguiça​

O bicho-preguiça é um animal mamífero que pode ser encontrado na América do Sul e tem características muito especiais, cujo fama deriva do facto de fazer as coisas com lentidão.

Apesar de se alimentarem de folhas, as preguiças demoram um mês a digerir uma refeição, e podem dormir entre 15 a 18 horas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial das Massas​


O Dia Mundial das Massas celebra-se anualmente a 25 de outubro.

O dia comemora a importância da massa para a alimentação, que além de ser económica e fácil de cozinhar, também é saudável e equilibrada. A data também relembra o contributo da massa para o desporto e para a saúde das pessoas, no geral.

A massa é um alimento feito a partir de uma pasta de pão sem fermento que pode ser moldado em mais de 600 formas, sendo o nome das massas geralmente um descritivo das suas formas. As primeira referências à massa remontam a 1154, na Sicília, em Itália, um país bem conhecido por essa iguaria.

Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa mundiais, com 6,6 kg per capita anuais.

Origem do Dia Mundial das Massas​

A ideia da data surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa, sendo a data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO).

diversos tipos de massas


O que Fazer no Dia Mundial das Massas?​

Em Portugal realizam-se conferências, exposições, visitas e workshops de moldagem de massas; estes destinados aos mais pequenos.

Para comemorar o Dia Mundial das Massas é indispensável comer um prato saboroso. Use a criatividade e utilize a massa como petisco, na salada, como prato principal e até na sobremesa. Experimente!
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia de Santo Evaristo​

O Dia de Santo Evaristo comemora-se a 26 de outubro.

Eleito no ano de 97, mas considerando-se indigno para a função, Santo Evaristo não aceitou de imediato a sua ordenação. Tornou-se o quinto Papa da história, o quarto a seguir a São Pedro; sucedendo a Clemente I, exilado na Táurica, e antecedendo a Alexandre I.

Do início da era cristã, poucos registos se encontram. Algumas informações apontam para que Evaristo tenha nascido na Grécia, no ano 50, com o nome de Aristus Desposyni. Terá sido formado em Antioquia e elegido Papa pela sua santidade e pelo seu dom de acender a fé no coração dos cristãos.

Sob o império de Trajano, Evaristo governou a Igreja por nove anos, nos quais promoveu ordenações, abriu o primeiro Colégio dos Cardeais e dividiu Roma em dioceses, com um padre encarregue por cada uma delas.

Julga-se que Evaristo foi exiliado e martirizado, tal como os seus antecessores, no ano de 107. Foi enterrado junto ao túmulo de São Pedro, na necrópole do Vaticano.

Oração a Santo Evaristo​

"Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Srs. Bispos a ele unidos. Amém."
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Nacional de Desburocratização​

O Dia Nacional de Desburocratização comemora-se anualmente na última quinta-feira de outubro.

Esta data tem o objetivo de simplificar e facilitar a participação dos utentes nas atividades de serviços.

Neste dia debatem-se problemas processuais, formas de modernizar tecnologicamente a Administração Pública e de simplificar os seus processos. São apresentados sistemas inovadores e propostas alternativas, entre outras iniciativas.

Papeis em cima da secretária


Origem do Dia Nacional de Desburocratização​

A data foi criada em 1990 tendo como objetivo:

... sensibilizar vontades, mobilizar recursos, e promover iniciativas concretas no sentido de facilitação das formalidades exigidas aos utentes e da simplificação dos procedimentos administrativos." (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90)
De acordo com Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90, a coordenação desse dia é responsabilidade do, até então, Secretariado para a Modernização Administrativa.

Criada em 2007, A Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) é atualmente o instituto público responsável por assegurar o desenvolvimento da modernização, ao nível da administração pública, no nosso país.

A AMA atua no atendimento, transformação digital e simplificação e está sob a tutela do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. Entre as suas responsabilidades, a autenticação eletrónica (Cartão de Cidadão e serviços de autenticação) é uma das mais conhecida entre os portugueses.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Terapia Ocupacional​


O Dia Mundial da Terapia Ocupacional celebra-se anualmente a 27 de outubro.

O objetivo do dia é divulgar a terapia ocupacional e homenagear os seus profissionais. O terapeuta ocupacional é um profissional que presta apoio a pessoas idosas, doentes ou com alguma deficiência, possibilitando a autonomia, a reabilitação e a integração destas. O terapeuta ocupacional pode trabalhar em hospitais, escolas, lares de idosos, centros de dia, centros de saúde, piscinas, entre outros.

Neste dia realizam-se encontros de terapeutas ocupacionais, jornadas e ações de divulgação junto da população do cargo de terapeuta ocupacional. Muitos países realizam a semana ou o mês da terapia ocupacional em outubro.

Os terapeutas ocupacionais portugueses são cerca de 2200. Eles são representados pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais. O curso de Terapia Ocupacional surgiu em Portugal 1957, por ação da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, existindo atualmente 6 cursos de licenciatura em Terapia Ocupacional em ensino politécnico.

As iniciativas deste dia a nível mundial são coordenadas pela World Federation of Occupational Therapy – WFOT. A data foi celebrada pela primeira vez em 2010.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia dos Jornalistas Pela Paz​

O Dia dos Jornalistas Pela Paz observa-se anualmente a 27 de outubro.

Este é um dia de reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo.

O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Os meios de comunicação social, por intermédio dos seus profissionais, podem ser um meio eficaz para derrubar injustiças, desconfianças, conflitos e para semear a compreensão, o respeito e a unidade.

Num contexto onde a informação é selecionada, escondida ou dada sem imparcialidade, é incentivada a desigualdade, a desordem, o conflito, o ódio e a guerra.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial do Património Audiovisual​


O Dia Mundial do Património Audiovisual comemora-se a 27 de outubro desde 2005.

Foi a 27 de outubro de 1980 que na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.

A data foi instituída pela UNESCO para chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história do homem.

Para celebrar a data várias instituições organizam colóquios sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

As celebrações têm como base um tema anual. A UNESCO encoraja os arquivos audiovisuais de todo o mundo para se juntarem à celebração, apresentando as suas valiosas coleções, como parte de um esforço internacional para promover o valor do património audiovisual.

Em Portugal as iniciativas têm lugar na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia de São Judas Tadeu​


O Dia de São Judas Tadeu celebra-se no dia 28 de outubro, na provavél data do seu martírio.

Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo, sendo escolhido a dedo por Jesus. Chamado por vezes como “irmão de Jesus”, Judas Tadeu deve ser distinguido de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.

História de São Judas Tadeu​

Judas Tadeu nasceu na Galileia e acompanhou Jesus na sua vida, tendo recebido o Espírito Santo com os outros apóstolos. Depois da morte e ressurreição de Cristo, pregou o Evangelho em locais como a Síria, a Líbia e a Mesopotâmia.

Tadeu morreu mártir na Pérsia, junto com Simão, por se recusar a prestar culto a deuses pagãos. Deixou para a posterioridade a Epístola de Judas e a segurança de acudir aos necessitados.

São Judas Tadeu é o santo das causas impossíveis, o padroeiro dos aflitos, dos advogados e dos hospitais. É representado tradicionalmente com um machado, um remo, um barco, um medalhão ou um livro.

As suas relíquias podem ser veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. As catedrais de Reims e de Toulouse são outros dois grandes templos dedicados ao santo.

São Judas Tadeu


Oração de São Judas Tadeu​

"Senhor Jesus, Tu escolheste São Judas entre os teus Apóstolos e fizeste dele, para o nosso tempo, o Apóstolo das causas desesperadas. Agradeço-Te por todos os benefícios que me concedeste por sua intercessão e peço-Te que me concedas a Tua graça nesta vida para que possa participar um dia, na Tua glória, na alegria eterna. Amém."

"Oh São Judas Tadeu, recordo-vos a felicidade que sentistes quando o bom Mestre vos ensinou, a vós e aos outros Apóstolos, a oração do Pai Nosso. Por essa alegria, peço-vos que me obtenhais a graça de ser, até o fim, um fiel discípulo do Salvador. (rezar um Pai Nosso)".
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Internacional da Animação​


O Dia Internacional da Animação é celebrado a 28 de outubro.

Foi a 28 de outubro de 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, no Museu Grevin, em Paris.

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, em comemorações que se estendem a várias cidades e dias.

As celebrações consistem na exibição de filmes de animação, em concursos de curta-metragens, em workshops de animação, demonstrações técnicas, exposições, entre outras iniciativas ligadas à animação. A Casa da Animação é quem organiza tradicionalmente as celebrações em Portugal.

A animação é uma arte que cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens que exibem uma fase diferente de animação. A animação original era feita à mão mas atualmente a animação é feita principalmente por intermédio do computador, via CGI (Computer-generated imagery – imagens geradas por computador).

Pode celebrar o Dia Internacional da Animação participando numa das suas várias atividades. Também pode mostrar os seus desenhos animados preferidos aos seus filhos (os desenhos mais antigos) ou ver com os amigos e familiares novas animações conceituadas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Terceira Idade​


O Dia Mundial da Terceira Idade celebra-se a 28 de outubro.

Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa. As pessoas mais idosas são as que passam mais tempo sozinhas. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.

Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.

Neste Dia Mundial da Terceira Idade, o destaque vai todo para os idosos, com a realização de atividades como encontros de idosos e crianças, colóquios sobre problemas dos idosos como maus-tratos, entre outras iniciativas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial do AVC​


O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se a 29 de outubro.

Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.

AVC em Portugal e no Mundo​

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica.

A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.

AVC


Como reconhecer um AVC?​

A assistência imediata é essencial para o tratamento e recuperação da vítima de AVC. Os principais sinais de um AVC são:

  • Boca ao lado e dificuldade em falar;
  • Falta de força no braço.

Como prevenir um AVC?​

  • Não fumar nem beber álcool em excesso;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial.

O que fazer em caso de AVC?​

É essencial contactar imediatamente o 112 (INEM) e tentar explicar em detalhe os sintomas.

Recuperação de um AVC​

A recuperação do AVC é longa e os primeiros seis meses são essenciais no tratamento. Para evitar um novo acidente é necessário tratar as causas que originaram o primeiro AVC.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Psoríase​


O Dia Mundial da Psoríase celebra-se a 29 de outubro.

Esta data visa informar a população sobre a doença e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos doentes que sofrem de psoríase, uma vez que, de modo geral, as pessoas desconhecem que a doença não é contagiosa e que tem tratamento.

Pelo mundo fora realizam-se vários eventos em prol da consciencialização da psoríase.

O que é Psoríase?​

A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa e com tratamento. Existem diversos tipos de psoríase; o mais comum é a psoríase em placas, que representa 90% dos casos.

Outros tipos são a psoríase gutata, psoríase inversa, psoríase eritrodérmica e a psoríase com pústulas.

Pessoa com psoríase


Origem do Dia Mundial da Psoríase​

O Dia Mundial da Psoríase foi instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afeta mais de 250 mil pessoas e cerca 125 milhões em todo o mundo.

A data celebrou-se pela primeira vez em 2004, quando várias organizações se uniram com o intuito de divulgar às pessoas o que é a doença e as formas de tratá-la. Através da informação à população, a criação dessa data tem como objetivo o combate ao preconceito que os portadores da doença sofrem.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama​


O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se a 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença.

Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.

Cancro da Mama em Portugal​

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.

Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

Cancro da mama


Prevenção do Cancro da Mama​

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.

Fatores de Risco do Cancro da Mama​

  • Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
  • Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.
  • História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
  • Alterações genéticas - alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
  • Primeira gravidez depois dos 31 anos.
  • História menstrual longa - mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.
  • Terapêutica hormonal de substituição - mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.
  • Raça - o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.
  • Obesidade após a menopausa.
  • Falta de atividade física.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia Mundial da Poupança​


O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro.

O objetivo deste dia é consciencializar as pessoas acerca da necessidade de poupar, bem como da sua importância em resposta a dificuldades financeiras.

Origem do Dia Mundial da Poupança​

Esta data foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.

A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

Assim, a data foi comemorada pela primeira vez pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália.

cofre de porquinho


Poupança em Tempos de Crise​

Muitos portugueses alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, diária, semanal, mensal ou anual.

Contudo, alguns estudos mostram que é em períodos de crise que se registam os maiores índices de poupança. Empresas e famílias portuguesas fazem esforços para reduzir custos e conseguir poupar.

Ferramentas de Poupança​

Para auxiliar e facilitar a poupança, existem cada vez mais ferramentas e técnicas de poupança, fornecidas por entidades bancárias, governos e economistas.

Para ajudar à poupança existem várias aplicações financeiras gratuitas que podem ser instaladas no smartphone. Na internet também encontram-se vários sites destinados à poupança.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia das Bruxas - Halloween​


O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro.

Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.

Quando a porta abre devem dizer "doçura ou travessura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.

Origem do Dia das Bruxas​

Dia das Bruxas


O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Dia das Bruxas em Portugal​

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.

Em Montalegre realizam-se encenações especiais neste dia e em todas as sextas-feiras treze do ano. Logo pelo início de outubro as lojas de roupa apresentam fatos de Halloween à venda, enquanto algumas montras são decoradas com abóboras e teias de aranha.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,202
Gostos Recebidos
1,103

Dia de Todos os Santos​


O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Origem da Celebração do Dia de Todos os Santos​

A origem da festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.

Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todas as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e, por isso, eram consideradas santas. Ele também ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Tradições do Dia de Todos os Santos​

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia primeiro de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.

No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, nos países anglo-saxões, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento.

Por isso, à noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

O dia 1 de novembro também é conhecido como o Dia de Pão por Deus, uma data muito aguardada pelas crianças, que saem às ruas com um saquinho a fim de recolher ofertas, como castanhas, nozes, figos e doces.

Feriado de Todos os Santos​

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou-o em 2016, por acordo com a Santa Sé.
 
Topo