Portal Chamar Táxi

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,243
Gostos Recebidos
1,138

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes​


O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes observa-se a 13 de outubro.

Prevenção, mitigação e preparação são os motes do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Mais de 90% das catástrofes naturais mundiais estão relacionadas com a água: ao seu excesso ou à sua falta. No caso de Portugal, as ondas de calor é o desastre natural que provoca mais mortes.

solo seco com uma flor


Origem do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes​

Originalmente celebrado na segunda quarta-feira de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes passou a ser celebrado anualmente a 13 de outubro, a partir de 2009, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protetivas relativamente aos desastres naturais. Neste dia os países e os cidadãos são convidados a fazerem parte da edificação de uma comunidade mais resiliente a desastres naturais.

Na conferência mundial sobre redução de risco de catástrofes realizada em Hyogo, no ano 2005, os Estados-membros das Nações Unidas acordaram a constituição de plataformas nacionais nas medidas do quadro de ação dessa temática. No cumprimento desse acordo, Portugal criou a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), que foi constituída formalmente em 2010.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,243
Gostos Recebidos
1,138

Dia de Santo Eduardo​


O Dia de Santo Eduardo assinala-se a 13 de outubro.

Nascido em 1005 e falecido a 1066, Eduardo foi o penúltimo rei saxão de Inglaterra, conhecido como "Eduardo, o Confessor". Segundo os cronistas, Eduardo era um rei piedoso e compassivo, protetor do povo, dos pobres e doentes, que gostava mais de dar e perdoar do que receber e castigar.

Santo Eduardo


Eduardo era filho de Etelredo II e da normanda Ema. Durante a invasão dinamarquesa teve de partir para a Normandia onde ficou até 1041. De regresso à Inglaterra, Eduardo assumiu o trono em 1042, após a morte do meio-irmão Canuto II.

Eduardo editou as leis que ficaram para a história como “as leis de Santo Eduardo”. Ao subir no trono foi forçado a casar-se, escolhendo para sua esposa Edite, filha de Goduíno de Wessex, um barão que se revelaria seu opositor.

O casal não teve filhos, pois acordou conservar a castidade e viver em oração. Apelidado de “administrador justo e generoso” e de “ bom rei”, Eduardo, que nunca esboçou um gesto de fúria para os seus súbditos, trabalhou arduamente para melhorar as condições de vida de seu povo.

Eduardo morreu com 61 anos, em 1066. Foi canonizado pelo papa Alexandre III, em 1161. O santo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster, que tinha mandado construir e seria o panteão dos reis e dos grandes homens de Inglaterra.

A celebração do santo decorre a 13 de outubro, pois foi neste dia que o seu corpo, ainda incorrupto, foi transladado para a igreja de São Tomás de Canterbury.
 
Topo