• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O facto fascinante sobre bigodes de gato (provavelmente desconhece!)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_658af0ade0daa.jpg


Os bigodes dos gatos, a que os especialistas chamam vibrissas, têm um propósito. Segundo a ZooPlus, "permitem acima de tudo que os gatos se orientem".









"As vibrissas são úteis em praticamente todas as atividades dos gatos", diz. Por exemplo: "Quando um gato está a caçar, as vibrissas das patas recebem as vibrações do chão causadas pelo movimento da presa".


E não é tudo. "Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, estes pelos especialmente compridos, não crescem apenas nas bochechas, crescem também na zona superior dos olhos e nas patas dianteiras", acrescenta. O que distingue os bigodes dos pelos normais dos gatos são os folículos, que "estão cercados por inúmeras terminações nervosas diretamente ligadas ao cérebro". Ou seja, "um pequeno estímulo aos bigodes é percecionado pelo cérebro quase instantaneamente".

IN:NM
 
Topo