Portal Chamar Táxi

O pão que come é mesmo integral?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,502
Gostos Recebidos
1,113
naom_5a7095f8d4d21.jpg


O pão integral é mais benéfico que o branco por diversos motivos. O facto de ser um hidrato de carbono complexo, faz com que a sua digestão seja lenta, permitindo a que se fique saciado por mais tempo. Por outro lado, o pão branco é um hidrato de carbono simples, que lhe dá um pico de energia (graças à glicemia) mas apenas o sacia no momento.

Além disso, conta o jornal diário Sur, a farinha integral é obtida através da moagem do grão de cereal inteiro, o que permite conservar todas as suas propriedades, ficando com o dobro de fibra e vitamina E e triplo de fósforo e vitaminas do grupo B em relação à farinha branca.

Estes aspetos serão mais que suficientes para convencer que o pão integral é melhor. E de facto convenceu muitos já que, tal como outros alimentos, o seu consumo aumentou com a moda da alimentação saudável.

Contudo, quando o consumo de algo aumenta, algumas marcas aproveitam para ganhar força no comércio, vendendo o produto como saudável sem, no entanto, manter as suas originais propriedades (por exemplo com a junção de açúcar ou conservantes).

Para evitar ser enganado pelas marcas, só tem de saber ler e identificar as etiquetas de qualquer produto, pão inclusive.

E se não tem por hábito cozer pão em casa mas quer comer pão integral, convém mesmo ter em conta algumas dicas: confirme se o principal ingrediente é a farinha integral e que os restantes ingredientes são também integrais.

Se o pão é mais escuro e mais duro será, à partida, mais saudável que um pão branco. Contudo, tal não significa que o pão seja integral, pode apenas ser feito com uma farinha mais escura, como a de centeio.

Além disso, atente a composição. A farinha integral deve ser o ingrediente principal, os restantes ingredientes devem ser também de origem integral, sendo que a relação entre hidratos de carbono e fibra deve ser menor que 10:1.

por fim, certifique-se de que os açúcares (que podem ser descritos de várias formas, em inúmeras palavras terminadas em “ose”) não estão entre os três principais ingredientes que compõem o seu pão.



IN:NM​
 
Topo