• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O perigo do material radiativo nos depósitos de sucatas

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
O possível aparecimento de materiais radioativos em depósitos de sucata é um problema que deve preocupar a todos os envolvidos nas atividades que usam fontes radioativas e aqueles que trabalham na reciclagem de materiais, principalmente sucatas metálicas.


Muitas fontes radioativas ou materiais contaminados já foram encontrados em depósitos de sucata aqui no Brasil e no exterior. A maior parte dos casos envolveu as empresas de reciclagem de ferro, aço, alumínio, chumbo, zinco, bronze e cobre.

Em vários casos, o material radioativo estava contido em recipiente blindado, que terminou em depósitos de sucata. Algumas vezes, esses recipientes foram detectados antes de serem reciclados, outros foram processados como sucata comum em fornos, o que resultou numa dispersão da contaminação: nos fornos e no lote produzido, pó radioativo nas chaminés e possibilidade de exposição dos trabalhadores. As contaminações que ocorreram nos últimos anos envolveram fontes radioativas de Cobalto-60, Césio-137, Rádio-226, Tório-232, Amerício-241, utilizadas em radioterapia de pacientes com câncer e em atividades industriais.

Embora essas fontes radioativas tenham seu uso controlado por entidades regulatórias, sempre pode existir a possibilidade de equipamentos serem descartados ou roubados. Por isso, é importante a familiarização com os equipamentos mais comuns que podem conter fontes radioativas.





ciencia.hsw.uol.com.br​
 
Topo