• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que é a castraçâo ?

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
É uma cirurgia que impede a procriação sem controle de cães e gatos (machos e fêmeas). Consiste na retirada de ovários e útero no casa da fêmea, e dos testículos no caso do macho. Machos e fêmeas podem ser esterilizados a partir dos 3 meses de idade, não interferindo no seu desenvolvimento e formação. Lembramos que o gato se reproduz de 3 em 3 meses, e o cachorro de 6 em 6 meses, ficando difícil encontrar um lar para todos.

AS VANTAGENS

- Solução definitiva contra a reprodução desenfreada;

- Menor risco de câncer de útero, mama, ovário e próstata;

- O macho perde o hábito de urinar para demarcar território;

- O cio e o sangramento deixam de ocorrer;

- O animal fica mais caseiro e assim acabam as fugas, que geralmente acarretam atropelamentos e maus tratos;

- Termina o incómodo do barulho, em função dos cios.

- A esterilização favorece o aumento da qualidade de vida do animal.

CASTRAR, SIM, E O QUANTO ANTES

Quem convive com cães sabe. De repente, lá pelos 8 meses de idade, o filhotinho brincalhão começa a ficar adulto. Ou seja, a ter atitudes como ser possessivo; brigar com cães sem ser por brincadeira; encarar postes, pés de mesa e outros objectos como pontos do território a serem demarcados com urina; montar em cães, pessoas da casa ou visitas sem a menor cerimónia, entre outras artes. Na Fêmea, de repente, aparece o sangramento do cio e suas conseqüências, como sangue no tapete e a presença dos cães da vizinhança na porta da casa.
O início da puberdade - que nada mais é do que o começo da produção dos hormônios sexuais - significa mudanças para sempre no organismo e no comportamento do cão, que podem ser o ponto de partida para problemas de relacionamentos com donos e o desenvolvimento de maus-hábitos. Por esse motivo, cada vez mais os comportamentalista estão optando por recomendar a castração, quando não há intenção de reproduzir o cão, de preferência, antes dos oito meses de idade. A ação dos hormônios sexuais dá início a comportamentos que podem continuar mesmo depois da castração, devido ao cão se acostumar a eles. Do ponto de vista veterinário, a castração é o único meio de evitar a reprodução que previne, ao mesmo tempo, tumores no aparelho reprodutivo, muito comuns nos cães com idade madura e mais avançada (ver alternativas). O problema resulta do processo de multiplicação exagerada de células em órgãos do aparelho reprodutor, estimulado pelos hormônios sexuais.
Castrar a fêmea antes dos 8 meses também é recomendado. Nas cadelas que fazem a cirurgia depois de entrar na puberdade, os casos de tumores nas mamas diminuem, mas não se tornam quase nulos, como acontece quando a castração é precoce. Em Portugal, há veterinários castrando aos 5 ou 6 meses de idade, costume mais generalizado nos Estados Unidos.
As técnicas cirúrgica e anestésica usadas em nosso país permitem realizar a castração precoce com grande segurança. É ocaso da anestesia inalatória, bastante disseminadas - o cão dormem, sedado, inalando um gás anestésico por um tubo ou máscara. A cirurgia é feita rapidamente com pequenos incisões - nos machos a operação dura apenas 20 minutos e 40 nas fêmeas, sem precisar de internação.

Nos Estados Unidos, torna-se cada vez mais comum castrar filhotes com apenas 7 0u 8 semanas de vida, já que a recuperação da cirurgia é mais rápida. Elimina-se qualquer chance de gravidez precoce e a tecnologia permite esse avanço. Perde adeptos a opção pela castração com cerca de 1 ano de idade para dar tempo os hormônios sexuais agirem. Não foram jamais provadas as teorias pelas quais essa estratégia estimularia a hipófise a produzir o hormônio do crescimento, a desenvolver a ossatura e o macho a ganhar massa muscular. Pelo contrário, não é raro ver cães castrados mais desenvolvidos do que seus irmãos não-castrados, de ninhada.

IDÉIAS ERRADAS

Há várias idéias falsas sobre os efeitos prejudiciais da castração nos cães. Conheça as mais comuns:

Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde.
FALSO. A probabilidade de pegar doenças não aumenta com a castração. Antes pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículos, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicaçöes ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco.

Cai a incidência de tumores da mama. Acasalar deixa o macho emocionalmente mais estável.
FALSO. Dependendo das disputas, o acasalamento pode até causar instabilidade emocional.

A fêmea precisa ter crias para manter o equilíbrio emocional.
FALSO. não há relação entre os dois fatos. O equilíbrio emocional fica completo com a maturidade, que ocorre por volta dos dois anos nos cães castrados. Se uma cadela se mostrar mais calma e responsáel depois da primeira ninhada, é porque amadureceu devido a ter avançado na idade e não porque se tornou mãe

A falta de prática sexual causa sofrimento.
FALSO. O que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamento o instinto de procriar, e não o prazer nem a necessidade afetiva. O sofrimento pode atingir machos não castrados. Por exemplo, se vivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso.

Castrar reduz a agressividade do cão de guarda.
FALSO. A agressividade necessária para a guarda é determinada pelos instintos territorial e de caça e pelo treinamento, sem ser alterada pela castração. A dominância e a disputa sexual criam oportunidades para o cão usar a agressividade que tem, mas não a causa dela .
 
Topo