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O que é a velocidade na fotografia?
Hoje vamos falar de mais um fator importante para fazer uma foto: o tempo de exposição, ou velocidade do obturador.
O obturador nada mais é que uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz.
O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.
Na maior parte do tempo, usaremos frações de segundos. Sem sustentação (um tripé por exemplo), apenas um segundo com o obturador aberto pode ser o suficiente para a foto ficar tremida e/ou borrada. É importante lembrar que as câmeras não mostram a fração como 1/500, e sim apenas o 500. Quando for um segundo inteiro, ela mostrará o valor do segundo com um sinal de apóstrofo ( ` ).
Frações de segundos em relação a um segundo inteiro:
60 = 60/1
125 = 125/1
2 ` = 2 segundos
Por exemplo, vamos comparar 1/50 e 1/500:
• 1/50 = Tempo maior com o obturador aberto = menor a velocidade = mais luz
• 1/500 = Tempo menor com o obturador aberto = maior a velocidade = menos luz
O tempo de exposição não define apenas a quantidade de luz que entra no sensor, mas também é responsável por congelar ou borrar objetos em alta velocidade. Para fotografar um carro de Fórmula 1, por exemplo, é necessário uma velocidade rápida, como 1/4000, 1/3000 ou 1/2000.
Por outro lado, caso a intenção seja borrar algo em movimento, como cachoeiras, então é necessário fazer uma longa exposição, para pegar o movimento da água, gerando o efeito ` véu de noiva`:
Primeira foto com velocidade 1/160, e a segunda com 1/4
Observe as duas fotos abaixo. Na primeira, com a velocidade rápida, o movimento do músico foi congelado. Na segunda, ao utilizar uma velocidade mais baixa, o movimento fica borrado:
Velocidade rápida: congela o movimento
Velocidade lenta: borra o que estiver em movimento
Quando usar velocidades rápidas? Usaremos velocidades rápidas quando desejarmos congelar objetos ou pessoas em movimento. Por exemplo, ao fotografar crianças, é essencial usar velocidades rápidas para congelar seus passos e movimentos (pois estão sempre correndo e/ou brincando).
Um dia de ventania: para congelar as folhas das palmeiras, utilizei velocidade 1/640.
Fotos com pessoas pulando, para pegá-las no ar, a dica é usar velocidades mais lentas que 1/300 (1/500, 1/640, 1/800, 1/1600, 1/2000).
1/300
1/500
Na foto abaixo, da moça fazendo embaixadinhas, foi usada uma velocidade 1/40 (lenta), então, os movimentos dos pés e das mãos ficaram borradas:
Já na foto abaixo, do menino brincando com a bola, a velocidade 1/800 proporcionou congelar bem o momento:
Foto feita com velocidade 1/800
Porém, a velocidade lenta também pode ser interessante em alguns casos, como ao fotografar longas exposições. Utilizando um tripé e a velocidade de 15 segundos, conseguimos esse efeito de Light Painting em ruas e rodovias:
15 segundos com o obturador aberto
Outra vantagem das baixas velocidades, são efeitos nas nuvens, que geram um desenho interessante em virtude do movimento:
4 segundos de exposição
A baixa velocidade também é muito usada para o conhecido efeito véu de noiva, onde a baixa velocidade possibilita esse desenho nas quedas de águas e cachoeiras:
Curtiu essa dica?
Grande abraço!
Erica DalBello em Photopro
Hoje vamos falar de mais um fator importante para fazer uma foto: o tempo de exposição, ou velocidade do obturador.
O obturador nada mais é que uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz.
O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.
Na maior parte do tempo, usaremos frações de segundos. Sem sustentação (um tripé por exemplo), apenas um segundo com o obturador aberto pode ser o suficiente para a foto ficar tremida e/ou borrada. É importante lembrar que as câmeras não mostram a fração como 1/500, e sim apenas o 500. Quando for um segundo inteiro, ela mostrará o valor do segundo com um sinal de apóstrofo ( ` ).
Frações de segundos em relação a um segundo inteiro:
60 = 60/1
125 = 125/1
2 ` = 2 segundos
Por exemplo, vamos comparar 1/50 e 1/500:
• 1/50 = Tempo maior com o obturador aberto = menor a velocidade = mais luz
• 1/500 = Tempo menor com o obturador aberto = maior a velocidade = menos luz

O tempo de exposição não define apenas a quantidade de luz que entra no sensor, mas também é responsável por congelar ou borrar objetos em alta velocidade. Para fotografar um carro de Fórmula 1, por exemplo, é necessário uma velocidade rápida, como 1/4000, 1/3000 ou 1/2000.
Por outro lado, caso a intenção seja borrar algo em movimento, como cachoeiras, então é necessário fazer uma longa exposição, para pegar o movimento da água, gerando o efeito ` véu de noiva`:

Primeira foto com velocidade 1/160, e a segunda com 1/4
Observe as duas fotos abaixo. Na primeira, com a velocidade rápida, o movimento do músico foi congelado. Na segunda, ao utilizar uma velocidade mais baixa, o movimento fica borrado:

Velocidade rápida: congela o movimento

Velocidade lenta: borra o que estiver em movimento
Quando usar velocidades rápidas? Usaremos velocidades rápidas quando desejarmos congelar objetos ou pessoas em movimento. Por exemplo, ao fotografar crianças, é essencial usar velocidades rápidas para congelar seus passos e movimentos (pois estão sempre correndo e/ou brincando).


Um dia de ventania: para congelar as folhas das palmeiras, utilizei velocidade 1/640.
Fotos com pessoas pulando, para pegá-las no ar, a dica é usar velocidades mais lentas que 1/300 (1/500, 1/640, 1/800, 1/1600, 1/2000).

1/300

1/500
Na foto abaixo, da moça fazendo embaixadinhas, foi usada uma velocidade 1/40 (lenta), então, os movimentos dos pés e das mãos ficaram borradas:

Foto feita com velocidade 1/40, não foi o ideal.
Já na foto abaixo, do menino brincando com a bola, a velocidade 1/800 proporcionou congelar bem o momento:

Foto feita com velocidade 1/800
Porém, a velocidade lenta também pode ser interessante em alguns casos, como ao fotografar longas exposições. Utilizando um tripé e a velocidade de 15 segundos, conseguimos esse efeito de Light Painting em ruas e rodovias:

15 segundos com o obturador aberto
Outra vantagem das baixas velocidades, são efeitos nas nuvens, que geram um desenho interessante em virtude do movimento:

4 segundos de exposição
A baixa velocidade também é muito usada para o conhecido efeito véu de noiva, onde a baixa velocidade possibilita esse desenho nas quedas de águas e cachoeiras:

Grande abraço!
Erica DalBello em Photopro