• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Oficial: Stock da Cunha vai mesmo ficar à frente do Novo Banco

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
O Banco de Portugal emitiu, na tarde deste domingo, um comunicado no qual revela que Stock da Cunha aceitou o seu convite e que, desta forma, será, como o Expresso já tinha avançado, o substituto de Vítor Bento no Novo Banco.


Eduardo Stock da Cunha é mesmo o novo presidente do conselho de administração do Novo Banco.


A notícia foi avançada esta manhã pelo Expresso e confirmada esta tarde pelo Banco de Portugal através de um comunicado.

Na mesma nota, o regulador da banca portuguesa revela que da equipa de Stock da Cunha fazem ainda parte Jorge Freire Cardoso, Vítor Fernandes e José João Guilherme.

"No seguimento das propostas do dr. Eduardo Stock da Cunha como presidente, o novo Conselho de Administração do Novo Banco integrará o dr. Jorge Freire Cardoso, como administrador responsável pela área financeira, contando também com o dr. Vítor Fernandes e o dr. José João Guilherme", lê-se na nota do Banco de Portugal.

O Banco de Portugal explicou ainda que a nova equipa administrativa entrará em funções assim que estejam concluídos os acordos de cedência por parte do Lloyds Banking Group e da Caixa Geral de Depósitos, onde Stock da Cunha e Jorge Freire Cardoso trabalhavam, respetivamente.

"Desde a resolução do BES, a prioridade do Fundo de Resolução e do Banco de Portugal foi sempre e continua a ser salvaguardar o interesse dos clientes do Novo Banco, dos seus trabalhadores e do sistema financeiro. Tal exige que num prazo tão curto quanto razoavelmente exequível, o Novo Banco passe a contar com uma estrutura acionista estável e que garanta o desenvolvimento de um projeto criador de valor para a instituição, para os seus trabalhadores, para o sistema financeiro e para a economia nacional".

A equipa de gestão demissionária do Novo Banco - Vítor Bento (presidente), José Honório (vice-presidente) e João Moreira Rato (administrador financeiro) - confirmou no sábado, em comunicado, que durante a semana apresentou ao Fundo de Resolução e ao Banco de Portugal a intenção de renunciar aos cargos desempenhados na administração da entidade.

No dia 3 de agosto, o BdP tomou o controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No 'banco bom', o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.
 
Topo