• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Opel Vectra B Corta em Altas...

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Tenho um opel vectra B 2.0 dti ano 2000, que perdeu muita ou quase toda a sua potencia, ficando sempre com a luz do motor acessa...Posto isto, falei com um mecanico ke me disse para comprar o medidor massa ar...Tirei o velho, comprei um com mesma referencia...Agora o carro esta mais solto, mas ainda não puxa a 100%, e se esticar uma mudança é como que se houvesse um corte no combustivel, dá um esticaozito e acende logo a luz do motor novamente ficando igual ao ke estava, ou seja sem força...o carro não faz nem nunca fez fumo, logo posso dizer ke injectores não será....Bomba injectora, tb não creio pois o carro parava e nem andava mais...Correcto???massa ar foi mudado...Pormenor engraçado, a luz do motor acende tb levando o carro com o ar condicionado ligado...Entra logo em safe mode...Alguem com alguma ideia do que possa ser???

A e ja agora se falarem em alguma valvula ou outra peça, pf digam-me onde a mesma se situa e qual o seu aspecto..Percebo algumas coisas de mecanica, tirei mecanica num curso e na carta pesados...Mas valvulas e afins, tem de me ensinar lol...

Obrigado desde já...

Abraços

kablamis
 

joaninha77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
boas
primeiro se acende a luz de avaria deves verificar qual o codigo com um aparelho de diagnostico e tratar o problema indicado
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Ao ke me parece o problema virá do sensor egr...Nestes motores x20dth, é mt comum berrar a maf e a egr...Como a maf ja foi substituida, amanha quero ver se arranjo uma chave para tirar fora o sensor e limpar todo o carvão que deve ter por detraz...

Depois posto resultados...

Abraços

kablamis
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boas! Ao ke me parece o problema virá do sensor egr...Nestes motores x20dth, é mt comum berrar a maf e a egr...Como a maf ja foi substituida, amanha quero ver se arranjo uma chave para tirar fora o sensor e limpar todo o carvão que deve ter por detraz...

Depois posto resultados...

Abraços

kablamis

Pois é amigo o mais provavel seja a valvula do egr, tenta la limpar e
depois diz os resultados.:espi28:
 

MiguelPS3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas, eu tenho uma vectra de 99, 2.0 DTI, e a minha valvula EGR fazia com que ela se engasgasse toda ao arrancar ou ao acelerar depois de estar numa rotação certa. Neste momento está desligada, retirei o tubo que a faz trabalhar e o carro está optimo, apenas tem um problema a frio que se vai abaixo se não a aquecer um pouco, como refiro num post meu.

Qualquer dúvida que te possa esclarecer diz, já que pareçe que temos carros iguais.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
BoaS! Ontem tive opurtunidade de desmontar a valvula egr...Tinha realmente algum lixo...Depois de limpa-la, coloquei-a no sitio, mas as melhoras foram poucas....Sinto mais algum puxo, ams mt reduzido msm...O ke te posso dizer é ke corta as vezes as 3500 outras as 4500, e tem outras vezes ke assim ke o coloco a trabalhar fico logo com a luz do motor acessa...Continuo a não ter problemas de ralenti ou de fumos...O proprio trabalhar do motor é normal...A pouco tempo bambou-se um pouco de liquido de radiador para cima da peça que controla os tubos de vacuo que vai a egr...Akela ke esta mesmo ao lado do deposito do liquido, e que leva tensão dentro dela...Estou com medo que tenha sido algum curto derivado a agua...Estou a ponderar fazer uma caixa obd2 para ler a os erros, devido ao preço delas no mercado, visto que as mais baratas custam 45€, mas pelo ebay demoram 15 dias a chegar....

Abraços

kablamis
 

MiguelPS3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Também me dava jeito uma caixa dessas para fazer uns diagnosticos, mas também ainda não arranjei nenhuma.
Quanto ao teu receio de teres marado as valvulas, um dos testes que podes fazer, embora não possa ser 100% exacto, é tirares o tubo que liga na egr, meteres o carro a trabalhar e depois meteres o dedo na ponta do tubo. Com o carro ao ralenti, tens que sentir vacuo no tubo, tem que te aspirar um pouco o dedo. Se não sentires nada, então imagino que tenhas realmente as bombas maradas. A minha sente-se o vacuo, seja na egr, seja nas outras bombas.

Espero que tenha sido útil.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Explica la isso melhor pf lol...Então saco o tubo da egr, ok...Na ponta desse tubo mais fino ke enfiava para dentro da egr, ele tem de ter vacuo...Mas na valvula se la colocar o dedo tb tenho vacuo??Ke vem de onde, se a peça nao esta ligada a nada???

Abraços

kablamis
 

MiguelPS3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Desculpa se não me expliquei bem, mas o teu racciocinio estava certo, só terás vácuo na ponta do tubo, do lado que vem da bomba. Do lado da válvula egr nada acontece, já que esta só trabalha com o vácuo da tal bombinha electrica que tens junto ao deposito da água que falaste.

Dispõe!
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Boas, em primeiro deverias levar o carro a uma oficina para veres que codigos de erro estao memorizados na unidade de comando do motor. Não sei se o codigo do motor do teu carro e o Y20DTH, nestes modelos aconte uma avaria parecida ao que relatas. O problema pode ser debido a uma fuga no sistema de vacuo. N maioria dos casos, e uma fissura numa conexão em T nas tubarias de vacuo. Tambem pode estar obstruido o elemento do filtro do convertidor electropneumatico. Tens que verificar a estanquicidade do sistema de vacuo completo.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Mt obrigado pela ajudaEste motor é o x20dth...Sacando o tubo que liga na egr, sinto um ligeiro vacuo, mas mt ligeiro...Para ler erros ja achei uns leitores el327 bastante em conta ke hei-de comprar...Expliquem-me so uma coisa..O corpo que a egr tem, que fica or dentro, akele veio ke tem a tampa...Esse veio é suposto mexer-se para cima/baixo ou tem de estar fixo??É ke este, apesar de eu assoprar la pra dentro e chupar o ar esse veio nao mexe...É msm assim???

Abraços

kablamis
 

MiguelPS3

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 9, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas.

Tens que xupar o ar, fazer vácuo como as tais bombinhas o fazem. Não é fácil fazê-lo com a boca porque mesmo assim as tais bombinhas ainda tem uma certa força, mas o que podes fazer é o seguinte, puxar o embolo para cima e depois tapar com o dedo a entrada de ar va válvula egr. Com o buraco tapado o embolo não pode descer, se descer é porque o diafragma está roto.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Justamente creio ser esse o problema....O embolo esta todo puxado para baixo, ou seja esta sempre na posição de fechar o buraco quando ele fica aparafusado...Tentei quando o limpei , ver se esse embolo mexia, mas estava preso na posição de aberto, por isso não esforçei..Assoprei para dentro do tubo da egr e ouvi um tipo de diafragma a actuar...A egr quando desmontada e estando nas nossas mãos, o embolo tem de estar livre para ir para cima/baixo???Sem tapar claro a entrada do vacuo...

Abraços

kablamis
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Ora entao tenho msm aki a minha frente a er...Resolvi apertar com força o embolo para dentro, e saltou la de dentro talvez meio copo de oleo lol...Não sei se é normal ou não...O oleo não era suposto estar por fora da egr e nõa por dentro lol??Agora de tanto apertar e largar ja nao deita oleo de dentro...Mas fiz o teste que me indicaste..Se pressionar o embolo e tapar o tubo da egr, o embolo fica realmente em baixo, so volta a subir quando tirar o dedo...Posso assim concluir que a mesma esta boa,pois não tem fugas, visto que mantem o vacuo...Aki so estou a ver uma coisa mal...Como é ke raio um vacuo tão pekeno tem força para puxar o embolo da egr??Sim, pk o vacuo ke sai da tal bomba é msm kuase insignificante..Imaginem ke tive de colocar a ponta do tubo na lingua para realmente confirmar se havia vacuo, pois nos dedos fiquei um bocado na duvida...Isto é normal???

Abraços

kablamis
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Boas! Ora entao tenho msm aki a minha frente a er...Resolvi apertar com força o embolo para dentro, e saltou la de dentro talvez meio copo de oleo lol...Não sei se é normal ou não...O oleo não era suposto estar por fora da egr e nõa por dentro lol??Agora de tanto apertar e largar ja nao deita oleo de dentro...Mas fiz o teste que me indicaste..Se pressionar o embolo e tapar o tubo da egr, o embolo fica realmente em baixo, so volta a subir quando tirar o dedo...Posso assim concluir que a mesma esta boa,pois não tem fugas, visto que mantem o vacuo...Aki so estou a ver uma coisa mal...Como é ke raio um vacuo tão pekeno tem força para puxar o embolo da egr??Sim, pk o vacuo ke sai da tal bomba é msm kuase insignificante..Imaginem ke tive de colocar a ponta do tubo na lingua para realmente confirmar se havia vacuo, pois nos dedos fiquei um bocado na duvida...Isto é normal???

Abraços
kablamis
Mais uma vez digo que deves em primeiro ver os erros que estão memorizados na Unidade de comando do motor.Se Essa valvula EGR e mecanica e para tirares as duvidas mete uma junta cega e depois ve o resultado.
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Mt obrigado pela ajuda...Ja esta encomendado o elm327 para ler os erros...Kuanto a junta cega, não vale a pena pois este carro, ao acender a luz do motor entra em safe mode...ou seja com a valvula ligada ele acende a luz e apaga de v ez em kuando...Com a valuva desligada fica sempre a luz acessa ficando o carro em safe mode, chegando dificilmente aos 90km hora...

Abraços

kablamis
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Mt obrigado a todos os ke prestaram a sua preciosa ajuda.Ja tenho o problema resovido..Tinha a bomba vacuo ke é responsavel por abrir as borboletas de admissão rota, resultado pelo qual o carro cortava e entrava em safe mode...Explicando melhor..Esta valvula é a responsavel pela abertura nas 4k5 rpm das borboletas de admissão, atravez de vacuo, que actua no seu diafragma..Como tinha o diafragma roto por dentro, o vacuo ao actuar, o ar escapava pela fenda, e não permitia abrir as valvulas admisão...Resultado, cortava a admissão fazendo entrar o safe mode..Após uma breve passagem num grande amigo conheçedor destas causas, que o ligou a makina, e ke a mesma so acusa problemas no circuito da egr, bastou ao mesmo amigo sacar o tubo do vacuo fora e soprar para dentro da valvula que estava rota..Ao deixar escapar o ar, deu-se com o problema..La fui eu a opel, e ficou em 16€ a resolução do problema...

Espero que possa servir a mais alguem...

Abraços

kablamis
 
Topo