• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Operadora multada por reduzir velocidade da internet

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O corte chegava a diminuir em 20 vezes as velocidades anunciadas, reduzindo a capacidade de navegar e utilizar aplicações nos smartphones.
naom_546b0b88e2e0c.jpg

O regulador de telecomunicações norte-americano multou em 100 milhões de euros a operadora AT&T, acusada de enganar os clientes por ter retirado velocidade ao serviço de internet sem avisar os utilizadores
Segundo o Wall Street Journal, milhares de queixas, recebidas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA, davam conta de uma redução na velocidade dos dados móveis, vendidos como “ilimitados”.
Muitas operadores de vários países começaram a fornecer serviços de dados ilimitados para incentivar o uso de smartphones, mas atualmente, a utilização intensiva pelos clientes em aplicações, redes sociais em sites de vídeos e músicas como o YouTube, por exemplo já obrigou as empresas a esforços financeiros para reforçar as redes.


nm
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
No Reino Unido vai entrar em vigor uma lei que permite aos clientes rescindir o contrato por justa causa se a velocidade da internet não for a que contrataram.
Havia de ser bonito se isso fosse implementado cá em Portugal...

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Se tivéssemos um regulador competente e leis a condizer, era assim que funcionava, mas....:Espi35::shy_4_02:

Cumps

Feraida
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,236
Gostos Recebidos
54
existe uma clausula qualquer que permite a rescisao se a operadora nao fornecer pelo menos 70% da potencia contratada.... axo eu!
 

mirsofy

GF Prata
Entrou
Mai 2, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
2
existe uma clausula qualquer que permite a rescisao se a operadora nao fornecer pelo menos 70% da potencia contratada.... axo eu!

ora ai está a barreira que as operadoras usam
e sendo verdade , estão sempre no limite para não termos hipóteses de rescindir

Mirsofy
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
se não me engano é 50% abaixo do contratado, mas como mesmo assim a pt continua a fazer instalações só com 1 mega, para que servem as leis neste país?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
100 milhões ainda deve doer bem no orçamento da operadora, é certo q o mercado lá é muito maior mas assim são penalizações a sério e não são como cá. Quando eventualmente são multados são por valores quase simbólicos.

Típico de qualquer operadora, querem muitos clientes e depois a rede não aguenta, algo que vemos por cá constantemente.
Os dois serviços que uso de net estão dentro do contratado, no adsl já se sabe q está smp um pouco abaixo mas aqui sempre estável e à velocidade máxima possível (10Mbps), no outro serviço fibra da Vodafone até dá acima (59Mbps). Pelo menos qd faço os testes de verificacao sempre tudo bem. Mas conheço pessoas com esse tipo de problemas mas como dá muito trabalho reportar à operadora ou à Anacom em último recurso nada acontece!!
Eu até acredito que eles tentam manter velocidades abaixo a ver se o cliente não nota (a maioria) e só "desbloqueiam" caso o cliente reclame.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Típico de qualquer operadora, querem muitos clientes e depois a rede não aguenta, algo que vemos por cá constantemente.
Aconteceu-me isso com o wÖw. Durante um ano tive sempre a velocidade constante durante todo o dia (+-21.5MB para um contrato de 20MB). Em Fevereiro deste ano comecei a notar alguma dificuldade de navegação a partir das 18-18:30h todos os dias, piorando às sextas e fins-de-semana.
Liguei para eles por volta daquela hora a queixar-me, fizeram uns testes à ligação a partir de lá, mandaram-me fazer dois a partir de casa e constataram que realmente àquela hora a velocidade não estava como devia estar (andava por volta do 6-8MB). A moça que me atendeu disse que tinha havido um aumento muito significativo de adesões nesta zona mas que ainda não tinham tido nenhuma reclamação. Eu disse-lhe "então agora já têm uma e se o serviço continuar como está, irão ter mais porque cada novo cliente quando se ligar vai ter este problema também!". Ela disse que ia enviar para o departamento técnico os dados recolhidos no teste e pediu-me para testar a velocidade com o Net.mede da Anacom (foi assim que o descobri) sempre que desse conta que a velocidade estava baixa e para guardar o relatório com o resultado de cada teste para o caso de ser preciso.
Assim fiz durante quase todo o mês de Fevereiro deste ano (quase todo porque houve alturas em que não houve quebras) e o que é certo é que a partir de Março a velocidade voltou a estar sempre acima dos 20MB e nem precisei de voltar a ligar para lá a reclamar.
O que eles fizeram não sei, mas dá-me ideia que a velocidade aumenta automaticamente quando há muito tráfego e volta a baixar quando o tráfego diminui, porque já detectei que por vezes àquela hora a velocidade baixa por uns instantes para 12-14MB e depois volta a subir, e também já detectei velocidades na ordem dos 23-24MB nas horas mais mortas.

DX2
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Pelo menos resolveram rápido, seja lá a maneira que usaram para o fazer. Pior é quando estão constantemente a tentar atirar-nos areia para os olhos mas temos q ainda ser mais difíceis que eles, senão fazem o que querem
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Aconteceu-me isso com o wÖw. Durante um ano tive sempre a velocidade constante durante todo o dia (+-21.5MB para um contrato de 20MB). Em Fevereiro deste ano comecei a notar alguma dificuldade de navegação a partir das 18-18:30h todos os dias, piorando às sextas e fins-de-semana.
Liguei para eles por volta daquela hora a queixar-me, fizeram uns testes à ligação a partir de lá, mandaram-me fazer dois a partir de casa e constataram que realmente àquela hora a velocidade não estava como devia estar (andava por volta do 6-8MB). A moça que me atendeu disse que tinha havido um aumento muito significativo de adesões nesta zona mas que ainda não tinham tido nenhuma reclamação. Eu disse-lhe "então agora já têm uma e se o serviço continuar como está, irão ter mais porque cada novo cliente quando se ligar vai ter este problema também!". Ela disse que ia enviar para o departamento técnico os dados recolhidos no teste e pediu-me para testar a velocidade com o Net.mede da Anacom (foi assim que o descobri) sempre que desse conta que a velocidade estava baixa e para guardar o relatório com o resultado de cada teste para o caso de ser preciso.
Assim fiz durante quase todo o mês de Fevereiro deste ano (quase todo porque houve alturas em que não houve quebras) e o que é certo é que a partir de Março a velocidade voltou a estar sempre acima dos 20MB e nem precisei de voltar a ligar para lá a reclamar.
O que eles fizeram não sei, mas dá-me ideia que a velocidade aumenta automaticamente quando há muito tráfego e volta a baixar quando o tráfego diminui, porque já detectei que por vezes àquela hora a velocidade baixa por uns instantes para 12-14MB e depois volta a subir, e também já detectei velocidades na ordem dos 23-24MB nas horas mais mortas.

DX2

com este teu testemunho deste-me vontade de rir e de te dizer benfeito...............

sabes quantas vezes relatamos essse problema? queres que te lembre o que sempre disseste?

Se tiveres falhas de memória avisa que eu relato-te alguns dos teus comentários que fizeste na altura
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
só para teres uma ideia da minha aqui fica...............

attachment.php


Ah espera sou eu que façao mts downloads nao é..........pois esta net é só usada pela minha mulher para ir ao facebook e por vezes nem videos consegue ver............
 

Anexos

  • netmede-resultados-19_06_2015_00_43_32.jpg
    netmede-resultados-19_06_2015_00_43_32.jpg
    60.8 KB · Visualizações: 46

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
com este teu testemunho deste-me vontade de rir e de te dizer benfeito...............

sabes quantas vezes relatamos essse problema? queres que te lembre o que sempre disseste?

Se tiveres falhas de memória avisa que eu relato-te alguns dos teus comentários que fizeste na altura
Não precisas de me lembrar de nada porque eu sei muito bem o que escrevi e porque o escrevi. Eu posso considerar-me um priveligiado porque tenho uma torre a 500m de casa e do trabalho, e sei perfeitamente que nem toda a gente tem acesso à velocidade contratada no 4G, pelos motivos que todos sabemos, mas por que raio é que eu havia de vir para aqui queixar-me se não tinha problemas? Quando os tive tentei resolver a coisa de maneira civilizada e, olha, não é que parece que resultou?

DX2
 

KickassPT

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 12, 2015
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Em minha casa tb tenho picos, quando se chega às 18h a net fica mais lenta.
Já me queixei várias vezes, melhorou, mas de vez em quando volta ao mesmo.

Tenho MEO ADSL 12MB.
O nosso problema é que temos pouca oferta para serviços só de internet em Portugal e os mesmos são monopolizados por 2 ou 3 empresas. Muitas vezes mais vale meter TV+Internet porque fica quase ao mesmo preço.
 
Topo