24 - Renault Clio: cerca de 8.8 milhões de unidades vendidas.
O modelo francês mais vendido, com cerca de 8.8 milhões. No fim dos anos 1980, a Renault precisava enfrentar os novos compactos da Fiat, Opel (da GM), VW e Ford: respectivamente, o Uno, Corsa, Polo e Fiesta. O novo modelo recebeu um nome (e não um número, como ocorria na época): Clio, Deusa da história na mitologia grega.
O Clio era lançado no Salão de Genebra em Março de 1990, e vinha com formas arredondadas e rectas, o que não o tornava exactamente bonito, mas simpático. O modelo já em 1993, começou a ganhar várias versões, o que ajudou-o a ficar famoso. Na Europa, eram lançadas as versões Rsi (1.8 de 110 cv), 16S (1.8 de 137 cv) e Williams (2.0 de 150 cv). O Renaul Clio chegou ao Brasil, em 1996, vindo da Argentina onde era produzido, sendo um estranho nas terras brasileiras, pois Corsa, Gol e Palio eram mais populares. O Clio fez sucesso no mercado europeu, o que ajudou o modelo a ficar em linha até 1998, quando chegou a segunda geração, totalmente nova. O lançamento foi também no Salão de Genebra. O novo Clio passou a ser fabricado no Brasil em 1999, inicialmente na versão de cinco portas (na Europa, existia a de três portas). Em 2000, surgiu a versão especial Sport 16V, com motor 2.0 de 172 cv, e o famoso Clio V6, com 230 cv, que faziam 0 a 100 km/h em 6,4 segundos!
O Renault Clio vem de série com equipamentos que são opcionais em outros veículos da categoria. Foi o primeiro carro da categoria citadina a possuir airbag duplo de série em todas as versões, travões a disco ventilado, suspensão com sub-chassi e batente hidráulico. É comercializado, no Brasil, com motores de 1.0L e 1.6L, de 8 e 16 válvulas. Em Portugal é vendido com o motor 1.2L 16v, 1.5L DCI a diesel e 1.6L. Também em Portugal o seu modelo mais vendido é o Clio Comercial (versão de trabalho), tendo ganho bastante notoriedade junto das empresas portuguesas por se tratar de um carro fiável, de preço acessível e de manutenção económica. O Clio tem paralamas frontais em fibra de carbono, design apelativo e uma mecânica bastante resistente.
Em finais de 2005 foi lançado o Clio III, a versão mais actual do utilitário da Renault e que tem o seu expoente máximo no Clio F1 Team - um carro que homenageia a equipa de Fórmula 1 da Renault e que tem 197 cv de potência. O Renault Clio foi eleito a 3ª melhor compra de 2007 pela revista "Quatro Rodas", atrás de Honda Fit e Honda Civic, e à frente do Toyota Corolla.
Renault Clio (1990)