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25 - Renault 4: mais de 8 milhões vendidos (1961-1992).
O Renault 4 rendeu mais de 8 milhões unidades vendidas, com um único design, entre 1961 e 1992. No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso em França eram o Citroën 2 cv, projectado em 1936 e lançado em 1948, e o Renault 4 cv, cujo lançamento datava de Agosto de 1947. Para a necessária substituição do velhinho Renault, Pierre Dreyfus (presidente) reuniu a sua melhor equipa de técnicos e engenheiros. Dreyfus exigiu-lhes um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.
Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4. O seu primeiro motor tinha 4 cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv as 4700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente nas quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. E tinha uma grande primazia: o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do liquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira. Por dentro a 4L era extremamente simples. Acomodava bem 4 passageiros em bancos muito simples, que só tinham forro, sendo que a estrutura era visível por trás e de lado. O espaço para bagagem também era razoável, podendo chegar a 950 litros sem assentos traseiros. À frente do volante de três raios ficavam apenas velocímetro e marcador de combustível, e o retrovisor no centro do painel do habitáculo.
Em 1962 era lançada a versão Super e passava a existir uma motorização de 747 cm3 de 27 cv. Uma nova caixa de 4 velocidades estava também disponível e a velocidade máxima rompia agora os 100 km/h. Em Setembro de 1970 o modelo Rodeo era apresentado, de desenho muito simples e com mecânica do R4, tinha carroçaria em plástico reforçado com fibra de vidro. Tinha duas portas e capota de lona. Era um concorrente directo do Mehari, derivado do Citroën 2 cv. A concorrência começava a aumentar. Na mesma faixa de preço, além dos antigos "inimigos", estavam também Ford Escort, o Opel Kadett e o Fiat 127. Em 1975 o R4 ganhava novos pára-choques e a grade tornava-se rectangular. O novo painel, com acabamento quase todo preto, era maior e mais seguro, com protecção de borracha. A alavanca da caixa de velocidades e o retrovisor continuavam no mesmo sitio. Os bancos estavam mais anatómicos, confortáveis e com encostos para a cabeça.
Em 1977 eram celebradas cinco milhões de unidades produzidas. Número que confirmava o sucesso alcançado pelo pequeno Renault. Travões dianteiros de disco eram introduzidos em 1983, bem como um motor de maior cilindrada, que equipava uma nova versão denominada GTL, com 1108 cm3, 34 cv às 4000 rpm e velocidade final de 122 km/h. Em 1991 existiam as versões TL, GTL e GTL 4x4, com tracção nas quatro rodas. Foi um carro bastante comum nos correios e nas empresas de entrega rápida, mas também podia ser encontrado frequentemente nas esquadras da polícia e nos quartéis dos bombeiros. O motor é bastante robusto e um verdadeiro devorador de quilómetros, que facilmente atinge quilometragens elevadas, na ordem dos 200.000 km, atingindo em algumas ocasiões 300.000 km, ou mais. A Renault 4L é um dos carros mais vendidos com mais de 8 milhões de viaturas matriculadas.
O Renault 4 rendeu mais de 8 milhões unidades vendidas, com um único design, entre 1961 e 1992. No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso em França eram o Citroën 2 cv, projectado em 1936 e lançado em 1948, e o Renault 4 cv, cujo lançamento datava de Agosto de 1947. Para a necessária substituição do velhinho Renault, Pierre Dreyfus (presidente) reuniu a sua melhor equipa de técnicos e engenheiros. Dreyfus exigiu-lhes um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.
Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4. O seu primeiro motor tinha 4 cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv as 4700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente nas quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. E tinha uma grande primazia: o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do liquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira. Por dentro a 4L era extremamente simples. Acomodava bem 4 passageiros em bancos muito simples, que só tinham forro, sendo que a estrutura era visível por trás e de lado. O espaço para bagagem também era razoável, podendo chegar a 950 litros sem assentos traseiros. À frente do volante de três raios ficavam apenas velocímetro e marcador de combustível, e o retrovisor no centro do painel do habitáculo.
Em 1962 era lançada a versão Super e passava a existir uma motorização de 747 cm3 de 27 cv. Uma nova caixa de 4 velocidades estava também disponível e a velocidade máxima rompia agora os 100 km/h. Em Setembro de 1970 o modelo Rodeo era apresentado, de desenho muito simples e com mecânica do R4, tinha carroçaria em plástico reforçado com fibra de vidro. Tinha duas portas e capota de lona. Era um concorrente directo do Mehari, derivado do Citroën 2 cv. A concorrência começava a aumentar. Na mesma faixa de preço, além dos antigos "inimigos", estavam também Ford Escort, o Opel Kadett e o Fiat 127. Em 1975 o R4 ganhava novos pára-choques e a grade tornava-se rectangular. O novo painel, com acabamento quase todo preto, era maior e mais seguro, com protecção de borracha. A alavanca da caixa de velocidades e o retrovisor continuavam no mesmo sitio. Os bancos estavam mais anatómicos, confortáveis e com encostos para a cabeça.
Em 1977 eram celebradas cinco milhões de unidades produzidas. Número que confirmava o sucesso alcançado pelo pequeno Renault. Travões dianteiros de disco eram introduzidos em 1983, bem como um motor de maior cilindrada, que equipava uma nova versão denominada GTL, com 1108 cm3, 34 cv às 4000 rpm e velocidade final de 122 km/h. Em 1991 existiam as versões TL, GTL e GTL 4x4, com tracção nas quatro rodas. Foi um carro bastante comum nos correios e nas empresas de entrega rápida, mas também podia ser encontrado frequentemente nas esquadras da polícia e nos quartéis dos bombeiros. O motor é bastante robusto e um verdadeiro devorador de quilómetros, que facilmente atinge quilometragens elevadas, na ordem dos 200.000 km, atingindo em algumas ocasiões 300.000 km, ou mais. A Renault 4L é um dos carros mais vendidos com mais de 8 milhões de viaturas matriculadas.

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