• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Os miúdos recusam-se a ler? Siga estas seis dicas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_64de7b9a37e49.jpg


Incentivar as crianças a ler desde cedo só traz vantagens. Afinal, a leitura estimula a criatividade, a imaginação, o pensamento crítico e permite desenvolver a linguagem, a compreensão e a concentração. Assim, quanto mais cedo começar o contacto com a leitura, melhor para as crianças.






Tendo isto em conta, o Clube de Autores partilha, em comunicado, algumas dicas que podem ajudar as famílias a estimular as crianças a terem hábitos de leitura:


Leia Também: Pais que tratam os filhos por 'você'. A opinião de uma psicóloga


1- Criar um ambiente de leitura


Ter um cantinho apropriado para a leitura pode ser uma ótima forma de começar. Algo aconchegante e longe de distrações é o ideal. Decore-o ao gosto da criança e peça a ajuda dela para que sinta que está envolvida na criação daquele espaço. Depois disto, não se esqueça de reservar sempre um momento do dia para a leitura.


2- Ler para a criança desde cedo


É importante que, mesmo antes de a criança saber ler, os pais comecem a contar e a ler histórias, estimulando o desenvolvimento cognitivo das crianças. Afinal, qual é a criança que não gosta de uma boa história antes de dormir?





3- Ser o exemplo


Inicialmente, as crianças aprendem imitando o comportamento dos pais. Neste sentido, é importante que os pais sejam também leitores assíduos e que deem o exemplo desde cedo. Além de que, quando a criança já tiver capacidade para ler sozinha, cada um pode ler o seu próprio livro, mas também devem continuar a criar momentos de leitura conjunta.


4- Escolher livros interessantes e adaptados à idade


Hoje em dia, existe uma grande variedade de livros para todas as idades e gostos. Para começar, é importante escolher livros que falam sobre temas que a criança goste e que sejam adaptados à sua idade.





5- Visitar bibliotecas, livrarias e feiras do livro


Leve as crianças às bibliotecas, livrarias e a feiras do livro. Esta é uma forma de elas terem contacto com milhares dos livros e, além disso, sentem-se muito entusiasmadas por poderem explorar e escolher os livros que querem levar para ler.


6- Ler não deve ser uma obrigação


As crianças devem olhar para a literatura como algo divertido e prazeroso, não como uma obrigação. Por isso, é importante que não obrigue as crianças quando elas não querem ler e não defina, por exemplo, o número mínimo de páginas a ler. Isto só irá fazer com que a criança acabe por não gostar de ler.

IN:NM
 
Topo