Portal Chamar Táxi

Os Primeiros Automóveis da História!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Primeiro Automóvel com Sistema de Arranque Eléctrico!

Em 1912 a Cadillac surpreendeu o mundo ao utilizar o sistema Delco (instalação eléctrica e motor de arranque). O anúncio dizia: "O primeiro automóvel sem manivela de partida". Em 1915 introduziu os motores V-8. O V-8 não foi criação da Cadillac, mas foi o primeiro que, graças ao seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade necessária para ser utilizado no automóvel.

85057659850695302183.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Primeiro Automóvel com Auto Rádio!

No dia 5 de Maio de 1922, pela primeira vez um automóvel – um Ford modelo T – foi equipado com um rádio. O que a princípio parecia excêntrico, em cinco anos tornou-se produção em série. A técnica do rádio, no entanto, ainda estava sendo desenvolvida quando em 1922, George Frost sentou-se confortavelmente no seu modelo T, e ligou o rádio. Um gesto que entrou para a história. Hoje mal se pode imaginar um carro sem rádio. O jovem estudante de 18 anos e presidente de um radio clube pode entretanto, não ter sido o primeiro na invenção, como conta um porta-voz da Ford em Colónia: "Como nesta época houve vários que adaptaram um receptor no seu carro, é difícil dizer quem foi o primeiro, mas oficialmente Frost é considerado seu inventor". Nos seus primórdios, o auto rádio ocupava tanto espaço que, se o automóvel tivesse dois bancos, os de trás seriam tomados pelo rádio e a antena. Hoje, os modelos são cada vez mais compactos e versáteis. Além de música e informação, os modelos mais avançados já oferecem sistema de navegação, telefone e internet. Avanços que tornam o auto rádio um objecto cada vez mais cobiçado pelos ladrões. Mas também esse problema foi resolvido pela indústria, com auto rádios cada vez menores e de painel removível.

27830168813267970336.jpg

Ford Modelo T (1922)
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Primeira Limusine da História!

Se existe uma marca de automóvel que virou sinónimo de carros grandes e limusines, essa marca é a Cadillac. Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como ela.

A Cadillac revolucionou o mercado de automóveis com a apresentação de novidades técnicas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas.

A primeira limousine do mundo foi o modelo da Cadillac G em 1909.

68775644880588821252.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Primeiro Jeep da Historia!

A Primeira Guerra Mundial mostrou a necessidade de um veículo de reconhecimento leve, rápido, para todo o terreno, que substituísse as tradicionais motos com side car usadas por mensageiros. O Exército Norte-Americano, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, lançou este desafio aos fabricantes de automóveis. Em 11 de Julho de 1940 foi enviado um pedido a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo que atendesse as seguintes especificações: veículo com tração 4x4, em aço estampado de fácil fabricação, capacidade para 3 passageiros e metralhadora, peso máximo de 600 kg (depois mudado para 625 kg), carga útil mínima de 300 kg, potência de motor mínima de 40 cv, velocidade máxima no mínimo 80 km/h, entre outras características. O prazo de entrega do protótipo era de 49 dias, e 75 dias para a entrega de 70 veículos. Somente a American Bantam Car Company e a Willys-Overland responderam ao pedido do Exército. A Bantam foi a única empresa que entregou o protótipo no prazo vencendo a Willys na concorrência. O protótipo da Bantam, o pequeno MK II foi entregue ao Exército em 23 de Setembro de 1940 sendo submetido a duros testes em mais de 5000 km de estradas não pavimentadas. A conclusão final dos avaliadores foi: "este veículo demonstrou amplo poder e todos os requisitos para o serviço". A American Bantam Car Company foi a empresa que criou o Jeep, ao contrário do que muitos podem pensar atribuindo este facto a Willys-Overland.

55167867448998107745.jpg
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
11
Jeeps da Segunda Guerra Mundial!

Mesmo com o protótipo da Bantam atendendo as exigências, o Exército incentivou a Willys e depois a Ford a apresentarem seus projectos, pois desejava mais de um fornecedor para produção em massa dos veículos. Para isto facilitou o acesso dos engenheiros destas empresas para que estudassem o protótipo apresentado pela Bantam. A Willys apresentou o seu modelo em 11 de Novembro de 1940, denominado de "Quad". O veículo da Willys suscitou o interesse do exército e a cólera da Bantam, pois o mesmo tinha aspecto visivelmente similar ao protótipo apresentado pela Bantam. O protótipo da Ford chamado de Ford GP "Pygmy" foi entregue em 23 de Novembro de 1940. Visualmente os três protótipos eram bastante similares. Os protótipos da Bantam, Willys e Ford tinham suas particularidades. O veículo da Bantam tinha 920 Kg, estando acima da exigência de peso do exército, mas era mais leve que o modelo da Willys com 1090 Kg. O "Quad" da Willys tinha como seu ponto forte o motor, que superava as especificações do exército com seus 60 cv (o Bantam possuía 45 cv e o Ford 46 cv). Com os protótipos dos três fabricantes em mãos, o exército encomendou 4500 veículos (1500 para cada fabricante) com o objectivo de testar os mesmos em condições reais. A exigência de 600 Kg foi revista e o peso do veículo foi estipulado em 980 Kg.

19835346000358064993.jpg

Willys Quad
38548732187743976842.jpg

Ford GP Pygmy
 
Última edição:
Topo