kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Continuam as operações de busca para encontrar os alpinistas que desapareceram na tempestade e nas avalanches
Do grupo de sete canadianos com um guia nepalês, só quatro sobreviveram porque se esconderam debaixo de um penedo.
"Ouviu-se um estrondo e depois veio a avalanche," disse à Reuters uma dos sobreviventes, Sonia, de Montréal, já num hotel em Katmandu. "Estávamos a tentar encontrar forma de escapar e tivemos que esperar antes de uma grande pedra para a avalanche estabilizar."
Kusang Sherpa era o guia de um grupo de sete canadianos que faziam a rota do Annapurna quando a tempestade atingiu o trilho, e causou uma avalanche. Quatro dos alpinistas tiveram morte imediata, segundo Sherpa.
"Pensei que era o último dia da minha vida," contou Sherpa à Reuters. "Tive sorte de ter sobrevivido com os meus três clientes."
Sobreviveram porque procuraram abrigo debaixo de um rochedo, onde esperaram durante 20 minutos que a avalanche estabilizasse. A avalanche levara as garrafas de oxigénio e outros equipamentos. Depois, os quatro sobreviventes andaram durante uma hora para chegar à aldeia de Kang, onde telefonaram para as autoridades que vieram buscá-los de helicóptero.
O tempo está agora limpo e as equipas de buscas procuram as dezenas de alpinistas que continuam desaparecidas depois da tempestade súbita na rota do Annapurna, nos Himalaias. Ainda falta encontrar pelo menos 85 pessoas.
dn