• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pais encerram quatro escolas na Costa da Caparica

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Os encarregados de educação dos 1700 alunos da Costa da Caparica, em Almada, encerraram a cadeado esta quarta-feira de manhã as quatro escolas da cidade, em protesto contra a agregação do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica à Escola Secundária do Monte da Caparica. Alunos, pais e comunidade educativa estão neste momento concentrados em frente às escolas, neste que é o segundo dia sem aulas, de onde prometem não sair enquanto o Ministério da Educação e Ciência não os ouvir.

"Neste momento está aqui uma grande confusão. Os pais fecharam as escolas a cadeado durante a noite e as quatro escolas estão encerradas. A polícia partiu os cadeados mas os alunos não têm aulas", assegurou Liberta Quadrio, presidente da associação de Pais da E.B./J.I da Costa da Caparica, de 56 anos.

"Não queremos perder identidade. Queremos que a Costa da Caparica tenha ensino secundário, porque temos todas as condições para isso. Com a criação deste mega-agrupamento [determinada há uma semana pelo Ministério da Educação e Ciência] e a passagem da sede de Agrupamento para a Escola Secundária do Monte, vamos enfrentar muitos problemas", alertou a responsável.

Os pais temem que esta alteração leve ao agravamento das dificuldades económicas, ao aumento do abandono escolar e da insegurança, bem como à perda da qualidade de ensino.

"A Escola Básica 2, 3 da Costa da Caparica, que até agora era sede do Agrupamento, tem ótimas condições. Isto é como uma família, um colégio particular que não se paga. Se os nossos filhos passarem para a secundária do Monte da Caparica, a nova sede do mega-agrupamento, tudo isso se vai perder. O meu filho para o Monte da Caparica não vai", garantiu Inês Abecassis, encarregada de educação de aluno do 6º ano.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica, a decisão do Ministério da Educação foi uma "completa surpresa", razão pela qual está "solidário" com a luta dos pais.

"Percebo e estou solidário com o que está a acontecer. Não fomos ouvidos, no sentido de atenderem às nossas reais necessidades. Sempre mostramos a intenção de abrir já em setembro duas turmas de ensino secundário, o que num prazo de três anos se estenderia a seis turmas, e contámos com o apoio do conselho geral, da junta de freguesia e da Câmara Municipal de Almada. Não estávamos à espera que esta escola fosse agregada à Escola Secundária do Monte da Caparica", garantiu João Fonseca.

Neste momento encontra-se a circular pela cidade e pela comunidade educativa um abaixo-assinado com vista à desagregação das escolas. Para as 19h00 desta quarta-feira está agendada uma reunião extraordinária na Escola Básica 2,3 da Caparica, aberta a toda a comunidade.

cm
 
Topo