kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

"As mulheres discípulas de Jesus ensinam-nos" o mistério da ressurreição de Cristo, frisou o papa.
O papa celebrou hoje à noite a Vigília Pascal, na basílica de São Pedro, e convidou os católicos a aprenderem com as "mulheres discípulas " de Jesus o conhecimento do mistério da fé.
"Faz bem, nesta noite de vigília, ter tempo para refletir sobre a experiência das mulheres discípulas de Jesus, que também nos interpela", disse Francisco, ao sublinhar que elas foram as primeiras a visitar o túmulo de Cristo, que encontraram vazio, enquanto os homens tinham ficado no Cénaculo.
"As mulheres discípulas de Jesus ensinam-nos" o mistério da ressurreição de Cristo, frisou o papa. A missa da Vigília Pascal, que celebra a ressurreição de Jesus é o momento mais importante do ano cristão para 1,2 mil milhões de católicos.
Para esta cerimónia solene retransmitida para todo o mundo, o papa entrou de vela na mão na basílica, após a bênção do fogo no átrio. A imensa nave, mergulhada na escuridão, iluminou-se para simbolizar a ressurreição de Cristo. Seguindo a tradição dos primeiros anos da Igreja, Francisco batizou e deu a comunhão a dez catecúmenos, adultos que se converteram ao catolicismo. Entre estes, de idades e nacionalidades diversas, estava a pintora portuguesa Helena Lobato, de 45 anos.
Numa homília sem alusões às crises do mundo, Francisco explicou que o mistério da Páscoa "não era um facto intelectual", mas era acessível graças a uma atitude de humildade. "Para entrar neste mistério, é necessária a humildade para se baixar, para descer do pedestal do nosso Eu tão orgulhoso, da nossa presunção; a humildade de se redimensionar, reconhecendo o que somos efetivamente: criaturas com qualidades e defeitos, pecadores que precisam de perdão. É preciso este rebaixamento que é impotência, desapossamento das nossas próprias idolatrias"
dn