- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,652
- Gostos Recebidos
- 1,227
O chá verde é considerado um dos mais poderosos dados os seus inúmeros benefícios para a saúde. Um deles, conforme a nutricionista destacou em declarações ao website Real Simple, é a longevidade.
3 motivos pelos quais o chá verde contribui para a longevidade
1. Reduz o stress oxidativo
Uma das grandes vantagens do chá verde é que este ajuda a combater o stress oxidativo, causado pela acumulação de radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células saudáveis. Isto pode ser desencadeado por diversos fatores, como sono desregulado, consumo de álcool, stress fisiológico e poluição ambiental. Os antioxidantes são compostos benéficos que neutralizam os radicais livres, tornando-os inofensivos e protegendo as células.
O chá verde é rico em antioxidantes, entre eles o epigalocatequina-3-galato (EGCG), também conhecido como polifenol, que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo.
Os antioxidantes do chá verde também reduzem a inflamação, diminuem os danos nos ADN e auxiliam na reparação das células, o que ajuda no combate ao envelhecimento e a proteger das doenças crónicas. Estes efeitos ajudam a preservar a saúde celular e a reduzir a inflamação sistémica, contribuindo para uma vida mais longa e saudável.
2. Combate o envelhecimento das células
Uma vez que os antioxidantes do chá verde combatem o stress oxidativo e a inflamação, também beneficiam a longevidade das células. Isto é crucial para retardar a senescência celular, mecanismo fundamental por trás do envelhecimento.
A senescência celular ocorre quando as células param de se dividir. Como resultado, essas células tornam-se 'senescentes'. Isto representa um problema para a longevidade, pois as células senescentes libertam moléculas inflamatórias, contribuindo para danos nos tecidos e envelhecimento.
Os antioxidantes do chá verde (principalmente o EGCG) ajudam a retardar a senescência celular, reduzindo o stress oxidativo e reduzindo a inflamação crónica, melhorando a função dos tecidos e promovendo a reparação celular.
3. Promove a saúde intestinal
O intestino influencia muitos aspetos da nossa saúde, incluindo a função mental, a imunidade e, claro, a longevidade.
"Os antioxidantes do chá verde melhoram a saúde intestinal, apoiando as bactérias benéficas, reduzindo a inflamação intestinal e fortalecendo a barreira intestinal", notou a nutricionista.
Isto leva a níveis mais baixos de inflamação sistémica, imunidade reforçada e melhoria da saúde metabólica.
IN:NM
