• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Para que serve o lítio? O fármaco que Britney Spears foi obrigada a tomar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
naom_60d9a4865cc1c.jpg





A revelação foi feita por Spears numa audiência no Tribunal Superior de Los Angeles, entre outras provas apresentadas, com o intuito de requisitar o fim da tutela a que está sujeita há 13 anos.

"Só quero a minha vida de volta", disse Britney à juíza a presidir o caso.

Num comunicado que leu durante mais de 20 minutos perante o tribunal, a artista explicou que está sujeita a uma situação "abusiva" e "estúpida". Pedindo para que deixe finalmente de estar sob a tutela do pai que tem controlado há mais de uma década todos os aspetos da sua vida pessoal - incluindo o 'direito' de Spears ter mais filhos ou casar - e todos os seus bens financeiros.



Confessando ainda que está traumatizada e revoltada com a situação e apelando: "não estou aqui para ser escrava de ninguém".

Adicionalmente, a cantora descreveu como foi obrigada a tomar lítio, um tipo de medicamento usado como estabilizador de humor e destinado a pacientes com transtornos psiquiátricos graves.

Normalmente o fármaco é prescrito para tratar doenças como: mania; hipomania; períodos recorrentes de depressão; transtorno bipolar ou para tratar indivíduos com tendência a comportamentos agressivos ou de automutilação.

O lítio é regra geral administrado na forma de comprimido, ou em alguns casos em forma líquida.

Qualquer indivíduo com mais de 12 anos pode tomar dois tipos distintos de lítio, nomeadamente carbonato de lítio e citrato de lítio. Sendo que as doses variam dependendo da idade e patologia em questão, contudo na maioria dos casos é tomado uma vez por dia à noite.

Entre os possíveis efeitos secundários decorrentes da toma deste fármaco destacam-se: náuseas, diarreia, boca seca e/ou um gosto metálico na boca, sensação de sede em demasia e a necessidade de beber muita água, sensação de sonolência e de cansaço extremo e ganho de peso.

Porquê que foi dado lítio a Britney Spears?

A cantora pop afirma que o seu antigo psiquiatra lhe prescreveu lítio "sem mais nem menos".

Spears afirmou que a decisão foi tomada após esta ter decidido fazer uma pausa das atuações ao vivo.

Britney revelou que seis enfermeiras diferentes foram a sua casa para monitorizá-la e garantir que esta tomava a medicação durante um mês, ao mesmo tempo que foi privada de sair de casa durante esse período de tempo.

A cantora disse durante a audiência: "o lítio é muito muito forte, é uma medicação completamente diferente à qual eu estava habituada".

"É possível ficar mentalmente incapacitado se se tomar demais ou por um período superior a cinco meses".

"Sentia-me bêbeda, não conseguia [cuidar de mim mesma], não conseguia sequer manter uma conversa com a minha mãe e o meu pai sabia".

A presença de Britney no tribunal marcou a primeira vez que esta se pronunciou publicamente contra a tutoria, que foi imposta em 2008 após uma série de colapsos públicos e de uma depressão pós-parto.

Foi nessa altura que o pai, Jamie Spears, se tornou seu tutor e curador, permitindo-lhe desde então controlar a vida da cantora e impedindo-a de aceder à sua fortuna de milhões de dólares - que tem sido gerida pelo mesmo.
 
Topo