- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,929
- Gostos Recebidos
- 1,207
Acha que sabe tudo sobre o Acidente Vascular Cerebral? Costuma ser confundido com outro tipo de condições e muitas pessoas consideram que só acontecem aos mais velhos. Será que é mesmo assim.
Esta quarta-feira, 29 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do AVC. À Baystate Health, o médico Rajiv Padmanabhan explicou alguns dos mitos que são muitas vezes associados a este problema.
Conheça os mitos e as respectivas explicações.
Mito 1: Apenas pessoas mais velhas sofrem AVC
A explicação: “Condições como hipertensão, diabetes e colesterol alto, que costumavam ocorrer principalmente em adultos mais velhos, agora são comuns em adultos mais jovens. Dado que essas condições estão diretamente ligadas ao risco de AVC, o aumento não é surpreendente."
Mito 2: Não é possível prevenir um AVC
A explicação: “A pressão alta, colesterol alto, consumo excessivo de álcool, diabetes e doenças cardíacas são fatores de risco que pode reduzir. Alguns podem ser tratados com mudanças no estilo de vida, enquanto outros podem exigir medicação. Independentemente dos meios, se abordar os fatores de risco, estará efetivamente a trabalhar para prevenir um AVC."
Mito 3: Tomar vitaminas pode prevenir um AVC
A explicação: "Normalmente, vitaminas como B12, B6 e ácido fólico atuam na quebra da homocisteína noutras substâncias, deixando traços de homocisteína no sangue. Parece lógico que tomar altas doses de vitaminas ajudaria a manter a homocisteína controlada. No entanto, os estudos simplesmente não comprovam essa teoria."
Mito 4: É difícil reconhecer os sinais de AVC
A explicação: “Os três indicadores mais comuns de um AVC são flacidez num dos lados do rosto, fraqueza ou dormência e fala arrastada.”
Mito 5: Não há tratamento para o AVC
A explicação: “Para alguns doentes, a cirurgia pode ser necessária, enquanto outros podem ter sucesso com medicamentos. Independentemente do tipo de AVC ou tratamento, quanto mais cedo procurar ajuda médica, maiores serão as hipóteses de recuperação.”
Mito 6: A aspirina é um tratamento eficaz
A explicação: “A aspirina pode ser prejudicial se a pessoa estiver a ter um AVC causado por sangramento cerebral. Se suspeitar que alguém está a ter um AVC, a melhor atitude é não tomar aspirina e levá-la ao hospital imediatamente.”
Mito 7: Ingerir bebidas energéticas pode levar a um AVC
A explicação: “Beber uma bebida energética de vez em quando não significa necessariamente que terá um AVC.”
IN:NM
