• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Partido pró-curdos turco substitui direção 'decapitada' por Erdogan

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]Tendo no horizonte as cruciais eleições nacionais de 2019, o principal partido pró-curdos da Turquia elege hoje uma nova direção, que deverá substituir o carismático líder Selahattin Demirtas, preso há dois anos por acusações de terrorismo.
[/h]
naom_5a4f6c1c635a3.jpg






O Partido Democrático dos Povos (HDP) é o único partido com representação no Parlamento turco que se opõe à ofensiva militar que o país presidido por Recep Tayyip Erdogan (naimagem) está a levar a cabo no enclave de Afrin, contra as Unidades de Proteção do Povo Curdo Sírio (YPG).





A Turquia desencadeou a operação militar em 20 de janeiro para desalojar o YPG de Afrin, invocando motivos de segurança nacional.

Ancara considera o grupo uma organização terrorista e um prolongamento da rebelião no interior das suas fronteiras, que tem combatido há mais de três décadas pela autonomia das regiões do Curdistão.




Num apelo dirigido à comunidade internacional, o HDP classifica a ofensiva militar turca como "uma invasão" e um ataque ao povo curdo.



Em resposta, Recep Tayyip Erdogan pediu unidade nacional em torno da ofensiva, que tem o apoio dos Estados Unidos, deixando no ar a possibilidade de exercer represálias sobre quem se opuser.




Na véspera de realizar o seu congresso, o HDP denunciou que 350 militantes pró-curdos terão sido detidos pelas autoridades de Ancara desde o início da ofensiva, denominada Ramo de Oliveira.


Nos últimos anos, o HDP tem sido afetado pela detenção dos seus principais dirigentes, entre os quais se destacam Selahattin Demirtas e Serpil Kemalbay, um ex-parlamentar preso também ele por acusações de terrorismo feitas pelo regime de Erdogan.



O governo turco diz que o HDP é uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que mantém um conflito no sudeste da Turquia, de maioria curda, há mais de três décadas.




O HDP nega ligações diretas com o PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.




nm

 
Topo