- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,020
- Gostos Recebidos
- 389
Os partidos políticos que apoiam o Governo grego do conservador Antonis Samaras chegaram hoje a acordo sobre novas medidas de austeridade que permitirão uma poupança de 11,5 mil milhões de euros, montante exigindo pelos credores internacionais. O acordo foi anunciado por Fotis Kuvelis, líder do pequeno partido de centro-esquerda Dimar, no final de uma reunião que demorou cerca de duas horas.
O encontro contou também com a presença de Samaras e do líder dos socialistas gregos (PASOK), Evangelos Venizelos.
Kuvelis, citado pela agência noticiosa espanhola EFE, não quis adiantar pormenores sobre o acordo, afirmando apenas que «não inclui medidas que agravem a situação da sociedade» grega.
O ministro das Finanças grego, o tecnocrata Yannis Sturnaras, que também participou na reunião, explicou que as medidas estarão totalmente definidas até ao final deste mês.
Nesse sentido, o ministro grego anunciou que irão começar na quinta-feira as negociações com os representantes da ‘troika’ – Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) –, que ficarão na Grécia até à apresentação deste novo pacote de medidas.
O titular da pasta das Finanças do executivo grego afirmou ainda que a redução da despesa em 11,5 mil milhões de euros é um «requisito» para a permanência da Grécia na zona euro, ressalvando no entanto que o Governo de Atenas irá procurar medidas que tenham «o menor impacto social possível».
Fonte: Lusa/SOL