Portal Chamar Táxi

Partilhar aquela mensagem dos direitos de autor no Facebook é completamente inútil

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
505
396421.jpg

Partilhar aquela mensagem dos direitos de autor no Facebook é completamente inútil

Em 2015, ainda há quem caia nesta. Voltou a circular nas últimas semanas nos murais de milhões de utilizadores do Facebook uma mensagem que supostamente garantiria a defesa dos direitos de autor sobre imagens e outros conteúdos publicados naquela rede social. Para tal, bastava partilhá-la.
Esta é uma das versões em português que anda a circular:
“Hoje, em resposta às novas diretrizes do Facebook e, em particular em decidir ou não para usar o Facebook após 1 de Janeiro de 2015, nos termos dos artigos L.111, 112 e 113 do código de propriedade intelectual, anuncio que meus direitos estão ligados a todos os meus dados pessoais (desenhos, pinturas, fotos, textos, música, lista não exaustiva) publicados no meu perfil. Eu proíbo a empresa Facebook, bem como os seus funcionários, alunos, agentes e ou outro pessoal sob/em colaboração com a direcção do Facebook, de divulgar, copiar, distribuir, transmitir ou tomar quaisquer providências contra mim com base neste perfil e/ou o seu conteúdo. Para uso comercial ou outro do exposto o meu consentimento por escrito caso a caso é necessário em todos os momentos.
O conteúdo do meu perfil contém informações privadas. A violação da minha privacidade é punida pela lei (UCC 1-1-1-103 308 308 e o estatuto de Roma).
Facebook agora é uma entidade de capital aberta. Todos os membros são convidados a colocar um aviso deste tipo, ou se preferir, pode copiar e colar esta versão. Se não publicou esta declaração pelo menos uma vez, está a permitir tacitamente a utilização de elementos do seu perfil”
Acontece que este texto não tem qualquer valor legal, e a lei que cita não tem nada a ver com a questão em causa.
De resto, a mensagem que tem sido partilhada nas últimas semanas é exactamente a mesma que correu o Facebook em 2012. Já na altura, a companhia de Mark Zuckerberg esclarecia que a mensagem era falsa e inútil, e que toda a informação sobre direitos de autor se encontra na sua declaração de direitos e responsabilidades.
A última versão da declaração oficial, datada de 15 de Novembro de 2013, diz expressamente que os utilizadores “detêm todo o conteúdo e informação” que publicam no Facebook. Sim, mesmo sem partilhar a tal mensagem.

Fonte: SOL

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Gostos Recebidos
33
se os utilizadores nao querem as suas "obras intelectuais" usadas pela rede social não as coloquem lá, tão simples qt isso.

ha inumeras formas de apresentar/mostrar um trabalho sem q o mesmo seja todo exposto, no caso da musica apenas colocar uma pequena parte ou um mix com um pouco de tudo, em imagens e video é colocar com baixa qualidade, apenas algumas partes e marcas de agua dificeis até para o photoshop limpar

exemplo disso sao templates disponiveis na net, normalmente é apenas uma amostra de uma ou duas paginas e sem os respectivos ficheiros fonte.

pois isso está naquelas regras q ninguem lê, seja em sites, clouds, softwares ou jogos, é so carregar em "Sim, aceito" por isso depois n se venham chorar