• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Passos prepara país para mais impostos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,990
Gostos Recebidos
350
ng1273166_435x290.jpg


Primeiro-ministro espera a chegada da troika para quebrar o tabu das novas medidas de austeridade. Mas PSD e CDS estão preparados para que sejam inevitáveis mais impostos.
Vítor Gaspar não deu ainda nenhum sinal aos ministérios sobre como tenciona resolver o ‘desvio’ nas contas de 2012, tão pouco como conseguirá compensar no próximo ano a reposição dos subsídios cortados aos funcionários públicos e pensionistas, no valor de cerca de 2 mil milhões de euros. Mas, como ficou implícito no discurso de Passos Coelho na festa do Pontal, esta semana, será inevitável, pelo menos em 2013, um novo aumento de impostos, para respeitar a «equidade» exigida pelo Tribunal Constitucional. Que passará por uma sobretaxa sobre o 13.º mês de todos os portugueses, tanto do sector público como do privado.Passos Coelho prometeu dar a cara pela solução – que admitiu ser «difícil», devendo fazê-lo ao apresentar o OE para 2013. E falou, no singular, de «uma medida» só, avolumando o receio no interior do Governo de que seja impossível apenas um corte dentro do Estado que ajude a consolidar as contas sem impor novos sacrifícios e sem prejudicar a desejada retoma da economia.
No CDS, as expectativas não são altas. Fontes ouvidas pelo SOL já não repetem a máxima de que «o nível de impostos já atingiu o seu limite», como escreveu Paulo Portas na sua carta aos militantes há três semanas. Sublinham, ao invés, outra expressão, também ela inscrita no mesmo texto, a da «proporcionalidade das soluções» para substituir os cortes dos dois subsídios.

Fonte: SOL
 
Topo