• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Perfluorotributilamina: o gás com efeito estufa que é 7.100 vezes pior que o CO2

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Perfluorotributilamina: o gás com efeito estufa que é 7.100 vezes pior que o CO2

thumb.php

Todos os anos os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera aumentam, assim como a lista dos gases com efeito de estufa. A mais recente adição a esta lista é a Perfluorotributilamina (PFTBA), uma substância química usada na indústria que tem um potencial para o aquecimento global 7.100 vezes maior que o CO2, o principal gás responsável pelas alterações climáticas. A conclusão foi publicada na revista Geophysical Research Letters.

Apesar de apenas uma pequena quantidade de PFTBA estar presente na atmosfera terrestre, o período de vida desta substância é de centenas de anos, o que significa que fica igualmente presente na atmosfera durante essas centenas de anos. Este químico, sem odor e incolor, está amplamente disponível em sites de venda online e a sua venda não é regulada. “Não existem políticas para controlar a sua produção, uso ou emissão”, afirma Angela Hong, uma das investigadoras da Universidade de Toronto que participou no estudo, cita o Quartz.

O conglomerado industrial 3M, que vendeu durante mais de 40 anos vários químicos relacionados com a PFTBA, chamados fluorinertos, refere no seu portal online que estes químicos “têm elevados potenciais de aquecimento global e longos períodos de vida atmosférica. Como tal, devem ser cuidadosamente geridos para minimizar as emissões”.

As propriedades químicas da PFTBA – e de outros perfluorocarbonetos (PFC) – torna-a perfeita para lasers de refrigeração e circuitos eléctricos. O Google, por exemplo, registou várias patentes com PFTBA para utilizar o químico nos sistemas de arrefecimento dos seus servidores. Os PFC podem ainda ser utilizados, em teoria, pelos astronautas e pelos mergulhadores, como um líquido de substituição ao oxigénio.

Os PFC podem ainda ser utilizados como sangue artificial (ainda que a sua aplicação ainda esteja a ser estudada). A estrutura molecular e a natureza das ligações químicas intramoleculares destas substâncias permitem a existência de espaços vazios na estrutura do líquido, o que faz com que os PFC dissolvam o oxigénio e o CO2 como nenhuma outra substância. A PFTBA também pode ser utilizada para fritar batatas.

Já foram feitos testes em laboratório, com ratos, e verificou-se que os animais conseguiram sobreviver várias semanas depois de respirarem perfluorocarbonetos, ainda que com alguns danos nos pulmões.

Os investigadores da Universidade de Toronto apenas descobriram 0,18 partes de PFTBA por bilião na atmosfera, comparado com as 400 partes por milhão de CO2. Porém, os investigadores argumentam que o uso desta substância deve ser cuidadosamente monitorizada, assim como outros gases com efeitos de estufa potenciais que ainda não foram estudados.


GreenSavers
 
Topo