• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pesquisa descobre causas genéticas de tumor cerebral agressivo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Pesquisa descobre causas genéticas de tumor cerebral agressivo


WASHINGTON - A Rede de Investigação do Atlas do Genoma do Câncer publicou na revista científica britânica "Nature" uma "exaustiva" análise das causas genéticas do glioblastoma, um dos tumores cerebrais mais agressivos.

Neste estudo, um dos que vão compor o "projecto piloto" deste Atlas, são detalhados dados da informação genética dos indivíduos que sofrem deste tipo de câncer. Entre eles, a sequência dos nucleotídeos, o número de cópias dos genes, sua expressão e a alterações por metilação do DNA (substituição de átomos de hidrogénio por grupos metílicos).

Durante sua pesquisa, o consórcio investigador -formado por dezenas de instituições, sobretudo americanas - descobriu, por exemplo, que três genes - ERBB2, NF1 e TP53- desempenham um papel importante no glioblastoma. Além disso, descobriu mutações desconhecidas na subunidade reguladora da quinase do gene PIK3R1.

Com este trabalho, os cientistas tentaram dar uma visão global dos sinais que o câncer vai emitindo à medida que se desenvolve no organismo.

À parte de sua publicação na "Nature", informação sobre o glioblastoma, um câncer do qual sofre o senador americano Ted Kennedy, também aparecerá na revista científica "Science".


Plantão
EFE
O Globo
 
Topo