• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

peugeot 205 ponteiro gasolina maluco

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
boas pessoal, adquiri um 205 1100 de 4 velocidades, e tive a restaurar o motor que tinha poucos km, mas agora ao andar o ponteiro da gasolina anda maluco baixa desce então quando travo. como posso resolver, será da boiá ou do painel. já agora alguém sabe como instalo um relógio de temperatura, já comprei um, visto que este carro não tem , mas a válvula que trazia é pequena e não a pude colocar a saída da cabeça do motor onde tem um parafuso que da para retirar e colocar lá, ja pensei ir ao torneio fazer um parafuso para entrar a válvula. que me aconselham, obrigado
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas

bem todo indica problema esta na boia retira bomba verifica pormenor

força nisso
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ferreira9ff
Quanto ao sensor de temperatura poderá usar um sensor de temperatura de contacto da FAE ou outra marca.
41twwDx7tJL.jpg
A transmissão do calor é feita por contacto, que deve colocar na cabeça do motor e que evita assim ir ao torneiro.
Quanto ao nível de combustível envio-lhe o esquema elétrico da sua viatura.
A sonda de nível e da lâmpada de reserva é o item 44 (cabo 65 e 65A) e entra no painel de bordo, item 64 nas entradas P e Q.
Boa sorte.
 

Anexos

  • Peugeot 205.pdf
    153.6 KB · Visualizações: 9

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
o bujão de abertura esta debaixo do banco traseiro certo. dp não terei que colocar um novo vedante para fechar, achas que esta algo solto lá. muito obrigado
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
peugeot-205-1.1-08.jpg
estava a pensar colocar onde esta a seta visto que este só tem um parafuso a tapar, e fazendo uma rosca sobreposta para entrar a válvula que vinha com o manómetro de temperatura para poupara dinheiro, porque podia comprar outra válvula com as medidas do buraco ou ir a sucata que outros 205 tem, era mais questão de utilizar esta válvula, já agora quanto ficaria uma peça dessas e onde a poderia adquirir. é so mais para poder controlar a temperatura e saber quando dispara a ventoinha.
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
e os manual do 205 conseguem-me arranjar.obrigado
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
já agora o carro vai fazer 100mil e levou uma revisão buena e mudei tb junta da colaça que o velho que tinha não saia da cidade e so ia a caça com ele e tinha um pouco de humidade no interior do motor, sei que é normal desses carros mas a junta estava ferrugenta e trabalhava a 3 cilindros mas tem pouco desgaste e eu descarbonizei td e rodei as válvulas manualmente e o meu mecânico afinou-as, fiz td eu mas com ajuda de um amigo profissional que me ia orientando e explicando. foi mais para que o motor aguentasse mais uns anos. alguem me sabe dizer se é normal ao desacelerar e dp ao acelerar o carro fazer um impulso brusco como fosse fazer cavalo...LOL, no meu 206 n é assim. é pena não trazer manómetro de temperatura, mas comprei um. outra coisa é que este modelo nem radio traz ia ligar, e por sorte traz os cabos vi a corrente com buscador de energia mas dp ao ligar vi que n traz colunas. sei que tem no painel 2 luzes da temperatura ou estou errado, uma da valvula e outra que vai no radiador onde leva uma ficha com fio, nem funcionava limpei e agora apagou a luz, será da agua mesmo.
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ferreira9ff
O sensor que indiquei é barato (novo) e existe para a maioria dos manómetros de temperatura (extra) e para a maioria dos manómetros de temperatura (originais), especialmente para viaturas europeias.
No entanto veja nos restantes modelos existentes no manual pois penso que existem alguns modelos 205, que têm o manómetro de temperatura de origem
Quanto ao manual aqui fica https://www.adrive.com/public/ZJ9fdf/205-Manual_291p.rar
Fica disponível até 30-10-2015
Abraço
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
obrigado caro Furabilhas, ajudou imenso, tinha aqui uma válvula de temperatura da FAE do meu antigo uno e da na entrada do bujão onde mencionei na foto. agora nem sei onde colocar o manómetro no tablier não tem onde fazer furo de modo onde fique bem, alguma ideia. ainda pensei em ligar a valvula de temperatura da agua de origem que detecta quando o motor esta quente.o uma nova fica melhor o serviço. :6_15_221:
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
obrigado caro Furabilhas, ajudou imenso, tinha aqui uma válvula de temperatura da FAE do meu antigo uno e da na entrada do bujão onde mencionei na foto. agora nem sei onde colocar o manómetro no tablier não tem onde fazer furo de modo onde fique bem, alguma ideia. ainda pensei em ligar a valvula de temperatura da agua de origem que detecta quando o motor esta quente.o uma nova fica melhor o serviço. :6_15_221:

Boas amigo ferreira9ff
Pode fazer uma pesquisa no google por suportes para manómetros e vai encontrar imensas possibilidades.
Experimente este link:
https://www.google.pt/search?q=supo...6&bih=576#tbm=isch&q=suporte+para+manometros+
Pode usar um suporte único ou usar um suporte triplo e juntar ao manómetro de temperatura um voltímetro e um conta rotações, por exemplo.
Pode colocá-los por cima do tablier, no suporte do volante, numa consola central ou no braço do tejadilho.
Pode tentar encontrar um quadrante do gti que tem já incluido o que necessita.
Veja os exemplos que deixo em anexo.
Já descarregou o manual que postei no post anterior?
Abraço
 

Anexos

  • suporte-universal-copo-p-3-instrumento-manmetro-tuning-475001-MLB20259510429_032015-O.jpg
    suporte-universal-copo-p-3-instrumento-manmetro-tuning-475001-MLB20259510429_032015-O.jpg
    23.9 KB · Visualizações: 67
  • SUPORTE INSTRUMENTO GOLF 5B.JPG
    SUPORTE INSTRUMENTO GOLF 5B.JPG
    113.3 KB · Visualizações: 71
  • img5126g.jpg
    img5126g.jpg
    48.5 KB · Visualizações: 88
  • Final25.JPG
    Final25.JPG
    116.5 KB · Visualizações: 77
  • Peugeot-205-GTI_504e9368cdc96.jpg
    Peugeot-205-GTI_504e9368cdc96.jpg
    73.7 KB · Visualizações: 91
Última edição:

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
ja descarreguei sim e tem la boa informação, suportes de manómetro achei no eBay uns com as mesmas medidas mas a ideia do quadrante do gti agradam-me, será que os encaixes são iguais, e a ligação as fichas, dp para ligar o cabo do óleo e assim não era complicado.
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo
Penso que os encaixes são iguais - veja pág 239 e seguintes do manual.
Quanto ao óleo,veja com calma o capitulo 12 do manual - parte elétrica
Abraço
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas
O esquema elétrico dos gti, penso que seja o 251 (Typical engine management, warning lamps and gauges (XU5J/JA and XU9JA engine models) e o sensor de temperatura de óleo é o item 81, que vai entrar no item 64 (quadrante) através do cabo 30A no V.
Abraço
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
já vi que percebes do assunto, ontem retirei a boiá do carro para ver porque o ponteiro oscilava e não vi defeito será que tenho de mudar tudo ou só a boiá.
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ferreira9ff

Veja em primeiro lugar o anexo.

Penso que as ligações à bóia e ao sensor da reserva são por ficha!

Se sim (para testar o circuito de temperatura e tirar a limpo o cabo desde a bóia ao meter do tablier e o meter), vai fazer o seguinte:

1- Com o carro desligado, remova o cabo 65 da bóia existente no tanque de combustível (atenção que ela tem de estar montada e apertada ao tanque) e vai encostar bem o cabo à massa.

2- Ligue a chave do carro (só em On) e vai olhar para o manómetro de combustível - Se tudo tiver bem ele vai mostrar que se encontra cheio.

3- Se isto se passar, o cabo e o manómetro de combustível estão OK.

4- Se houver variações no ponteiro de combustível, provavelmente existe um problema no cabo até ao tablier ou no tablier existe um problema de ligação entre a entrada q e o meter de combustível.

5- Desligue a chave do carro.

6- Remova o conjunto 44 e coloque um multímetro de preferência analógico em ohms entre o local onde liga o cabo 65 e a outra extremidade da bóia.

7- O valor indicado deverá ser 0 ohms se a vareta da bóia estiver em cima (depósito cheio) e algumas centenas ou milhares de ohms se ela estiver em baixo (depósito vazio).

8- Faça variar lentamente a vareta da bóia e verifique a mesma variação em ohms no multímetro pela deflexão do seu ponteiro.

9- Observe se essa variação é progressiva com a variação do movimento da vareta e se não tem oscilações bruscas do ponteiro.

10- Se existirem, tem um mau contacto na resistência e a explicação para as oscilações que observa no manómetro de combustível.

Por vezes consegue-se resolver esse mau contacto na bóia, mas normalmente é bastante difícil pois deve-se ao desgaste existente entre a pastilha que desliza na resistência ou a folga no sistema da bóia que afasta a pastilha da resistência.

Nesse caso deverá comprar o item 44 novo (o que eu penso será bastante difícil) ou em 2ª mão.

Não consigo ajudar mais do que isto, pois não estou aí.

Abraço e boa sorte
 

Anexos

  • Imagem1.jpg
    Imagem1.jpg
    39.9 KB · Visualizações: 10

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
AMIGO Furabilhas. Fiz tudo como me disseste e consegui resolver o assunto, o problema estava na resistência, fui testar o carro ao andar e só oscilava ao curvar( Fez-me lembrar um fiesta que conduzi de 92 que fazia isso nem sei se era normal), retirei td de novo fiz ajuste na boiá e ficou tudo ok. huf ainda bem visto que este artigo novo ainda ficava caro, e na sucata poderia depois ficar igual, visto que mexer nestas zona é delicado.
Não sei se és mecânico, mas és o cara=)o, eu eu gosto de aprender e fazer.
Se me puderes ajudar numa outra questão, coloquei aqui no tópico, é que o meu habitual carro é um 206 e queria mudar o radio sem ficar sem os comandos no volante e computador de bordo, já vi na net que existem rádios próprios, conheces alguns e que não sejam caros. obrigado
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ferreira9ff
Ainda bem que resolveu o problema.
Não sou mecânico, mas um simples curioso.
Quanto ao rádio estamos a falar de quanto?
Existe uma enorme oferta a esse nível, "mas o caro e barato (já dizia o meu saudoso pai) tem a ver com quanto dinheiro temos no bolso".
O 206 é de que ano?
Abraço
 

ferreira9ff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2011
Mensagens
92
Gostos Recebidos
0
BOA noite Furabilhas e restantes membros. O Peugeot é do ano de 2002, não queria gastar mais de 100 paus visto que não tenho alarme. Mas que tivesse um boas caracteristicas e Bluetooth,, falaram-me que só a Sony, Kenwood e a alpine e que tinha para estes modelos, Gosto da Pioneer. Nos carros franceses, estas fichas vêm montadas ao contrário do resto dos rádios, e não sei de terei de ligar um conversor. Eu utilizo um transmissor fm mas a qualidade de som nem sempre é a melhor. Outro problema é que não tenho antena, tapei mas estou arrependido porque o sinal de radio ficou fraco mesmo com uma antena interior que tive de tirar que era pior o sinal, sempre apanha melhor com o cabo que ficou,. vou deixar aqui uma fotos..=) 20151014_142003.jpg20151014_142121.jpg
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ferreira9ff
Penso que tem um clarion na viatura, certo?
Bem para ter uma ideia visite este site do Ebay
Ai poderá ver todas as opções e ter uma ideia dos valores envolvidos para o que pretende fazer.
Lá tem tudo o que necessita
Abraço
 
Topo