• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pior mês desde a queda do Lehman custa um milhão por dia a Portugal

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]Os sinais de alerta são cada vez mais claros. O colapso da China e do petróleo está a afetar todo o mundo e Lisboa não escapa ao ‘tsunami’ de perdas.
[/h]
naom_54feb228cd121.jpg



A sangria dos mercados financeiros no início de 2016 está a confirmar um dos piores inícios de ano de sempre. Os fantasmas da crise mundial de 2008 estão de volta às bolsas e Portugal é um dos países atingidos pela vaga de perdas.



Olhando para os números, os primeiros 20 dias de janeiro significaram uma perda de 14,2% no principal índice nacional face ao valor na última sessão do ano passado, uma tendência preocupante que fica ainda pior se olharmos para a quantidade de dinheiro perdido. No total, voaram 7,13 mil milhões de euros em 13 sessões desde o início deste ano, uma média de 1,142 milhões de euros perdidos por minuto.
Todas as 17 empresas do PSI 20 perdem valor desde o início do ano, com a Mota-Engil a ser o grande destaque pela negativa. A construtora já perde 33,5% em janeiro, segundo contas do Jornal de Negócios, tendo mesmo visto as ações serem suspensas esta semana devido a uma queda que chegou a ultrapassar os 21% na passada segunda-feira.
Lá fora, os empréstimos ‘tóxicos’ da banca italiana, o petróleo e o mais fraco crescimento chinês desde 1990 centram atenções e estão a provocar o pior mês para as bolsas mundiais desde a queda do Lehman Brothers.


nm

 
Topo