• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Piratas causam prejuízo de 20 milhões

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
img_757x426$2015_08_30_21_58_34_480230.jpg
Foto Reuters Sites de partilha ilegal de ficheiros são bloqueados pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais

Fecho do Wareztuga foi uma das grandes vitórias.

Ainda a recolher os frutos do bloqueio em Portugal do Wareztuga e do Pirate Bay – dois dos maiores sites de partilha ilegal de ficheiros –, a FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais diz que a pirataria continua a causar prejuízos de cerca de 20 milhões por ano à indústria do audiovisual.

"A luta continua, mas já somámos duas grandes vitórias.

Fomos um dos primeiros países a bloquear o Pirate Bay através dos ISP [fornecedores de acesso à internet], por meio de uma providência cautelar", explica Paulo Santos, presidente da FEVIP.

Entre janeiro e junho de 2015, foram removidos cerca de 16 mil links – 8500 destes só de filmes – e 13 sites.

Só o Wareztuga tinha mais de 8 mil obras disponíveis (cada obra representa um link).

Atualmente, a FEVIP tem 28 pedidos de providência cautelar a aguardar decisão judicial.

Em julho, o MAPiNET – Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet, juntamente com diversas outras entidades, assinou um acordo para a proteção do direito de autor e direitos conexos, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura.

A medida permite aos autores, artistas, produtores, editores e empresas de media solicitar à Inspeção-Geral das Atividades Culturais que exija aos ISP o bloqueio de sites que partilham conteúdos sem autorização.


In:Cm
 
Topo