• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

PJ apreende quase 280 quilos de cocaína no porto de Leixões

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
A PJ apreendeu quase 280 quilos de cocaína no porto marítimo de Leixões, na sequência de uma operação para desmantelar um grupo que traficava "avultadas quantidades de cocaína" proveniente da América do Sul para a Europa.

Em comunicado, a PJ revela que a apreensão foi feita a 30 de Março no porto marítimo de Leixões, onde foram detectadas "490 embalagens contendo 279,2 quilogramas de cocaína, quantidade a que correspondem 1.396.000 doses diárias".

De acordo com esta Polícia, a droga era proveniente do Brasil e estava "engenhosamente dissimulada" dentro de pranchas de madeira.

As pranchas tinham como destino uma empresa de Matosinhos "recentemente criada para o efeito, cujo proprietário é um cidadão estrangeiro, natural de país do centro da Europa".

"A prática criminosa projectava-se do Brasil, Argentina e Bolívia para Portugal, Espanha, França, Dinamarca, Holanda e Alemanha, para além de outros países, logrando-se reconstituir factos penalmente relevantes que remontam ao ano de 2004", lê-se no comunicado.

A PJ adianta que a fase mais recente da investigação arrancou em Fevereiro e daí resultou a "detecção e identificação de diversos indivíduos de diferentes nacionalidades, sul-americanos e europeus, que integravam o grupo em causa, com obtenção de relevantes elementos de prova inerente à prática de criminalidade caracterizada como altamente organizada".

No dia 23 de Fevereiro, a PJ tinha já detido um outro membro do grupo na fronteira franco-espanhola da região dos Pirinéus, que transportava 75 quilos de cocaína escondida dentro de automóvel.

A operação foi resultado de uma acção conjunta entre a polícia portuguesa, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, a Bundeskriminalamt alemã e a Polícia Federal do Brasil.

A PJ acrescenta que a investigação segue os seus trâmites sob a direcção do Departamento Central de Investigação e Acção Penal em articulação com o Eurojust.

Jornal de Notícias
 
Topo