• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Plantas para o tratamento de animais

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
Plantas para o tratamento de animais​

ANTES DE USAR UMA PLANTA EM UM TRATAMENTO Esteja bem certo de que você identificou a planta correta. Se você tiver dúvidas, peça orientação de uma pessoa com experiência em tratamentos que fazem uso de ervas. Nunca use uma planta a menos que você esteja certo de que é a planta certa.

PARA FAZER UM CATAPLASMA Triture e amoleça o material da planta fresca. Misture com um pouco de óleo aquecido, aplique a solução sobre a pele e mantenha-a no lugar com um pedaço de pano limpo. Às vezes, é possível usar arroz cozido e triturado ou amido de milho no lugar do óleo.

PARA FERVER FOLHAS Use potes de barro, se possível, e ferva por 15–20 minutos. Deixe esfriar e coe o líquido antes de usá-lo.

1 xícara (chávena) equivale a aproximadamente 200ml


1. Cabaça amarga

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR anemia, parasitas internosanaemia, internal parasites
MÉTODO M charantia também pode ser usada como um medicamento contra vermes. Triture as folhas e extraia o sumo para ser administrado com água, de 1 a 3 vezes por dia. Repita depois de 2 semanas.


2. Goiaba

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR diarréia, ferimentos
MÉTODO Ferva meio quilo de folhas em 3 copos de água e dê o líquido ao animal duas vezes por dia por 3–4 dias. Ferva folhas frescas e use o líquido para limpar arranhões, cortes e feridas. Faça um cataplasma com folhas frescas para parar o sangramento em cortes superficiais.


3. Moringa

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR anemia, sangramento
MÉTODO As folhas frescas são ricas em ferro. Dê aos animais que geralmente não pastam, como os porcos. Triture um punhado de folhas e dê 5 gotas (1cc) do extrato para cada leitão duas vezes por dia por 3–4 dias. Aplique um cataplasma de folhas frescas para interromper o sangramento em cortes superficiais.


4. Tamarindo

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR resfriados, tosse e febre
MÉTODO Ferva um quilo de folhas em 4,5 litros de água. Quando estiver frio, divida o líquido em pequenas doses e dê 1 dose ao animal 2–3 vezes por dia, até que o animal se recupere. Ferva as folhas e esprema o líquido sobre o animal com uma esponja para aliviar a febre.


5. Açafrão-da-Índia

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR feridas
MÉTODO Triture folhas frescas e aplique o sumo ou um cataplasma de folhas frescas para sarar cortes e feridas.


6. Ervatamia

PARTE USADA sumo
PARA TRATAR feridas
MÉTODO Triture folhas frescas e aplique a seiva leitosa ou um cataplasma de folhas frescas para sarar cortes e feridas


7. Alho

PARTE USADA dentes
PARA TRATAR envenenamento
MÉTODO Queime 3 cabeças de alho, triture e misture com 1 copo de água. Dê 1 copo da solução para fazer o animal vomitar. Repita se o animal não vomitar.


8. Tãruma (tapinhão, tarumão, toruma)

PARTE USADA Folhas frescas
PARA TRATAR resfriados, tosse, febre e feridas
MÉTODO Ferva meio quilo de folhas em 2 litros de água. Faça o animal beber o líquido 2–3 vezes ao dia por 3–4 dias. Esprema o líquido sobre o animal com uma esponja para aliviar a febre. Ferva folhas frescas e use o líquido para limpar arranhões, cortes e feridas.


9. Gengibre

PARTE USADA rizomas
PARA TRATAR feridas
MÉTODO Triture os rizomas frescos e aplique o sumo ou cataplasma de folhas frescas para curar cortes e feridas


10. Artemísia (flor-de-diana)

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR feridas
MÉTODO Ferva folhas frescas e use o líquido para limpar arranhões, cortes e feridas.


11. Caimito

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR diarréia
MÉTODO Ferva meio quilo de folhas em 3 copos de água. Faça o animal beber 1–2 xícaras (chávenas) do líquido 3 vezes por dia por 1–3 dias.


12. Coco

PARTE USADA água de cocos frescos
PARA TRATAR desidratação
MÉTODO A água de coco é dada aos animais com diarréia para evitar a desidratação. Misture a água de 3–5 cocos frescos com uma xícara (chávena) de açúcar e um pouco de sal e faça o animal beber 2–3 litros da solução 3 vezes ao dia até o animal se recuperar.

PARTE USADA carvão de casca de coco
PARA TRATAR diarréia
MÉTODO O carvão de casca de coco pode ajudar a interromper a diarréia. Triture o carvão e misture na comida. Também pode ser feito um pó, que é misturado com água e dado ao animal 3 vezes por dia. Uma xícara (chávena) do pó deve ser misturada em 500ml de água


13. Alagaw

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR resfriado, tosse e febre, feridas infestadas
MÉTODO Ferva 8–15 folhas em 2–3 copos de água e faça o animal beber 1/2–1 xícara (chávena) 2–3 vezes por dia por 3 dias. Aplique o sumo de folhas trituradas 2–3 vezes por dia por 3–4 dias para curar feridas com larvas. Ferva as folhas e aplique o líquido no corpo do animal com uma esponja para aliviar a febre.


14. Gliricidia

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR parasitas externos
MÉTODO Triture as folhas frescas e esfregue o sumo na área afetada 2–3 vezes ao dia, até os parasitas desaparecerem.


15. Cânfora

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR resfriado, tosse e febre
MÉTODO Ferva algumas folhas em 1 litro de água, por 15–20 minutos, em potes de barro, se possível. Deixe esfriar (arrefecer) e retire as folhas. Faça o animal beber o líquido dentro de 24 horas. Dê 1/2–1 litro duas vezes por dia por 1–3 dias. Ferva as folhas e aplique o líquido no corpo do animal com uma esponja para aliviar a febre.


16. Banana

PARTE USADA folhas frescas
PARA TRATAR inchaço
MÉTODO Corte 3–5 folhas e dê para o animal comer duas vezes ao dia até que se recupere. No entanto,este remédio só serve para os casos moderados ou durante os estágios iniciais do inchaço..


17. Noz-de-areca

PARTE USADA noz fresca
PARA TRATAR vermes intestinais
MÉTODO Triture as nozes e misture com água suficiente para o animal beber. Repita após 2 semanas. O gado e os búfalos precisam 8–10 nozes; as cabras e porcos, 3; os frangos, 1.
 
Topo