- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,043
- Gostos Recebidos
- 1,238
Sempre que vai ao médico a pressão arterial é um dos parâmetros avaliado. Através de alguns equipamentos, também a consegue medir em casa. Contudo, deve ter em atenção alguns erros para evitar que tenha um diagnóstico errado e valores que não serão os corretos.
À revista Parade alguns cardiologistas apontam para erros que pode estar a cometer na altura de medir a pressão arterial em casa. O melhor é ter atenção para evitar que os valores observados não sejam incorretos.
Tracy Paeschke começa por dizer que não deve falar quando está a medir a pressão arterial. Alertou também que deve ter a bexiga vazia já que a vontade de ir à casa de banho pode aumentar, erradamente, o valor da pressão arterial.
Erros ao medir a pressão arterial
Deve ainda ter sempre um braço apoiado na mesa quando está a medir. Por outro lado, não deve esperar sempre por sintomas mais graves para consultar um especialista quando está verificar a sua tensão.
“A hipertensão arterial é frequentemente chamada de assassina silenciosa porque geralmente não causa sintomas e pode passar despercebida por muito tempo, o que causa danos silenciosos no sistema cardiovascular”, esclarece o cardiologista Fahmi Farah.
Assim, a falta de sintomas ao medir a tensão, que não sejam valores mais elevados, não devem ser desvalorizados. “Muitas pessoas podem ter pressão alta durante anos sem saber.”
“A pressão arterial deveria ser um daqueles indicadores de saúde que todos deveriam conhecer. Assim como sabemos nosso peso e nosso colesterol, devemos saber nossa pressão arterial”, continua Tracy Paeschke.
Pressão arterial descontrolada: 6 passos simples que combatem hipertensão
Em termos médicos trata-se da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a sua circulação. A hipertensão arterial ocorre quando o coração, ao bombear sangue, exerce uma força excessiva contra a parede das artérias, de acordo com informações divulgadas pele rede de hospitais CUF.
A hipertensão arterial ou pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins.
Em regra, considera-se que o indivíduo está a sofrer da condição, quando a pressão máxima é maior ou igual a 160 mmHge/ou a pressão mínima é maior ou igual a 95 mmHg.
Sintomas:
- dores no peito;
- tonturas;
- dores de cabeça;
- zumbido no ouvido;
- sangramento, principalmente nasal;
- fraqueza;
- visão turva;
O que fazer?
Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão.
Mantenha o peso adequado
Para isso, caso necessário, mude os seus hábitos alimentares: dê preferência a frutas ricas em potássio, coma peixe, pelo menos, duas vezes por semana, opte por carnes brancas ou vermelhas magras e beba leite magro e derivados.
Não abuse do sal
Tanto na escolha dos alimentos industrializados, quanto ao cozinhar, não abuse do sal e tente substituí-lo por outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos como especiarias, salsa, orégãos, alho e pimenta, por exemplo.
Pratique atividade física regularmente
Exercícios como hidroginástica, caminhadas ou bicicleta ergométrica auxiliam na melhoria do condicionamento físico, evitando problemas arteriais. Quem já é hipertenso pode exercitar-se, mas deverá inicialmente consultar um médico.
IN:NM
