Portal Chamar Táxi

Notícias Polícia sueca confirma "cerca de dez mortos" em tiroteio em escola para adultos

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,557
Gostos Recebidos
1,565
Polícia sueca confirma "cerca de dez mortos" em tiroteio em escola para adultos

img_531x354uu2025-02-04-13-23-20-2191666.jpg


Até ao momento, autoridades não avançaram informações sobre suspeito do ataque.

"Cerca de dez pessoas" morreram, segundp confirma a poli´cia sueca, baleadas esta terça-feira numa escola para adultos em Orebro, na Suécia. Segundo avança a agência Reuters, a polícia sueca está a responder a uma ameaça de "violência mortal".

O tiroteio ocorreu numa área escolar onde existem várias instituições de ensino para crianças e adultos. Segundo a polícia, os estudantes foram mantidos não só dentro da escola afetada, como também dentro das restantes.

O ataque terá ocorrido com armas automáticas. Há uma megaoperação em curso. Ao contrário do que foi avançado inicialmente, não há nenhum agente policial entre os feridos, de acordo com as declarações oficiais da polícia.

O suspeito do crime estará entre as vítimas e a polícia continua à procura de possíveis vítimas que ainda estejam na escola, afirmou um porta-voz da polícia. O motivo por detrás do ataque ainda está por apurar.

Ainda não se sabe o estado de saúde das pessoas baleadas. "Recebemos quatro pacientes mas não podemos dizer nada sobre as condições dos feridos. Foram admitidos nas urgências do Hospital Universitário de Orebro", contou um porta-voz da região à Reuters.

Os meios de comunicação locais avançam que há "várias mortes", mas as autoridades recusaram-se a comentar sobre as alegações.

"Neste momento, [a situação] está a ser vista como tentativa de homicídio, incêndio e porte e uso de arma agravado", disse a polícia num comunicado oficial.

Maria Pegado, uma professora na instituição de ensino onde decorreu o ataque, disse que alguém abriu a porta da sala de aula e gritou para toda a gente fugir. "Levei os meus 15 alunos para o corredor e começamos a correr. Depois, ouvimos dois tiros, mas conseguimos fugir. Estávamos perto da entrada da escola", contou a professora.

"A notícia de um ataque em Orebro é muito séria", afirmou o ministro da Justiça sueco Gunnar Strommer, garantindo que o governo está em contacto com a polícia.

A Suécia tem sofrido uma onda de tiroteios e bombardiamentos causados por um problema endémico de crimes em gangue. Contudo, ataques fatais em escolas são raros no país. Entre 2010 e 2022, 10 pessoas foram assassinadas em sete incidentes de violência mortal em escolas, segundo o Conselho Nacional Sueco para a Prevenção Criminal.

Correio da Manhã
 
Topo